mercredi 30 novembre 2011

lundi 28 novembre 2011

A Experiência inicial com ferramentas web2.0

Um professor-tutor possibilita exemplos para a ampliação das perspectivas de utilização da tecnologia na área de interesse do aluno.

Em um Seminário (2010), com temática predefinida e autonomia do aluno em criar uma apresentação, foi interessante ouvir  pequenos relatos.


Make your own photo slideshow at Animoto.

R.(aluno EaD). apareceu de repente, com os seguintes dizeres:
"Observei o seu e construi um igual, deu muito trabalho mas aprendi, e já ensinei a outros colegas e ate a um  professor".



J. relata (por celular) que sua criação efetuou-se por  tentativa e erro e descoberta dos efeitos disponibilizados e escolhidos.
 Autonomia e curiosidade, questiono. Sim!

samedi 26 novembre 2011

Nossa historia

Um blog transforma-se em Laboratório de experiências pedagógicas vivenciadas no grupo ou individualmente.
Sabemos que o ensino superior deve abranger o ensino, a pesquisa e a extensão. Questiono a mim mesma como tutora destes alunos se o blog não se efetivaria como uma atividade de extensão na EaD.
Desde finais de 2008, com o módulo especial, alongam-se em uma timeline os acontecimentos,os seminários, as atividades, as oficinas, os textos e as apresentações com mídias e a pesquisa com os inúmeros relatórios.

A proposta do portfólio engloba a memória profissional e a partilha da construção do uso da tecnologia por alunos de uma licenciatura em EaD.

E-portfólio, web-folio, memória profissional e estagio supervisionado!

Eis o inicio. Um inicio devido a diversas circunstâncias.
- circum-instâncias, ou seja soluções necessárias (divertidas ou nao) na medida em que surgem situações que exigem resposta e praticas a sofrerem experiências e com o objetivo de esclarecer, partilhar avanços e possibilidades de atuação.

Faz tempo que esta proposta se delineia para com meus alunos, portanto nao nasceu neste momento de reunião EaD, mas estava em estado de gestação esperando o momento oportuno.

O período de latencia, o embrião do pensamento, contou com sementes lançadas na plataforma, mas ela se mostrava insípida, sem graça.
Encontro na data de 16 de dezembro de 2008 o primeiro contato com o blog da plataforma que utilizamos por um dos nossos alunos, que por acaso ainda hoje o utiliza depositando neste espaço trabalhos seus. Mas sem fotos e demais ferramentas da web2.0.
Desta forma esperei 03 anos para a tomada de decisão relativo ao blog como ferramenta pedagógica.
O motivo pode ser simples, mas importante- o não afastamento do alunos da plataforma. Agora o entendimento quanto a EaD esta transformado e sera possível uma abertura.


Outro problema que exigia e exige a atenção aponta para a mobilização dos alunos e dados a serem postados!

Um blog de alunos deve mobilizar a todos, pois verificou-se que individualmente os alunos nao estavam prontos para suporte de blogs individuais.
Necessário esclarecer os termos, como interacao, interatividade, e-portfolios e wikis.
E praticas de estagio com utilizaçao de tecnologia web2.0.

Finalmente contamos com dados, com uma boa escrita e entendimento de pesquisa qualitativa e quantitativa, necessários a um bom professor na atualidade em conjunto com a tecnologia! Tudo em prol da nossa valorização como Professores!

Seguem as imagens, do momento em que ocorreu este Inicio- criação do blog como experiência didática relatada através dos meus alunos EaD, em uma reunião de Tutoria e professores de estagio e coordenação.
Esperamos o melhor!