samedi 29 septembre 2012

Experiencia com o Blog

Parte pratica do Seminário, que contou com 10 tablets como inovação tecnológica  para todos.


mardi 25 septembre 2012

Considerações sobre os textos- Estágio

Cultura do Mo(vi)mento



Os textos indicados para este período são muito interessantes! deixo aqui algumas considerações para todos. Todos os textos, Inseridos no item material didático e que li na íntegra, ultrapassam a técnica , por exemplo da Dança ou da Capoeira, pois abordam sempre algo além do currículo com o foco na inserção da cultura que envolve todos estes conhecimentos.
O texto do Circo e Jogos e Brincadeiras tem como foco principal a Cultura popular facilitando assim as intervenções do professor e mobilizando o aluno.

I – O CIRCO QUE INCLUI A TODOS
Gostei muito do texto, principalmente porque nos analisamos os colegas do Pólo de Linhares, quando em Reflexões filosóficas!
O texto nos fala de uma professora que vivencia a experiência por intermédio de cambalhotas, malabarismo com bolinhas, pequenas latas que propiciam o equilíbrio, cordas e tonéis!
III – CAPOEIRA
Um texto muito bom sobre a Capoeira, e considerações didáticas que envolvem a encenação, a reconstrução histórica coletiva  envolvendo “o jogo- a luta – a dança”  com problematizações sensacionais!
IV- DANÇA  NA ESCOLA
O texto é envolvente e detalha a metodologia,  através de um processo criativo, onde se desatrela os estereótipos masculinos e femininos, onde a espontaneidade dos gestos é um fator de maior importância, acima de qualquer técnica.
Aborda movimentos da cultura afro-brasileira, danças folclóricas gauchas, o frevo e o tango.
V- JOGOS E BRINCADEIRAS  é o foco deste texto tecendo considerações sobre as brincadeiras e jogos populares .
Por exemplo-
pé de lata,  bilboquê,  bolinha de meia, entre outras.
E carniça, cadeirinha e  balança caixão; e, na categoria  brincadeiras com materiais: cabo de guerra. Cordas e petecas!



lundi 24 septembre 2012

Congresso

Uma experiência diferente, com entrevistas, fotos e filmagens, fiquei me sentindo o verdadeiro Wolf Maya kkkkkkkkkkkkk. 
Fila basica do almoço.

Hora do descanço.


Noite de autografos.Tutora Mariana Pozzatti e turma de Santa Teresa. 

Palestra do Prfº. Dr. Mauro Betti

Montagem do cordel de fotos.

Só assim para o Bernardo tirar uma foto.

Eu, Profº Dr. Mauro Betti e Dagma somos pessoas de sorte. Não é todos os dias que encontramos pessoas como o Mauro, Obrigado professor.

Tutora Mariana e a turma do Polo de Vitória.

Inicio da apresentação cultural Teatro da Universidade.

Trabalho com pessoas com deficiência.

Apresentação do grupo Andora.

Pagode, grupo Andora.
A Coordenadora geral do Prolicen, nada mais, nada menos do que: FERNANDA PAIVA.

mercredi 19 septembre 2012

um exercício pratico para atividades com a roda do currículo!!

Resolvi por conta própria, simulando ser um aluno do ensino médio, explorar de maneira simples as atividades que envolvem os sapatos esportivos.
Vamos la!
Ao deixar aqui este link sobre SNEAKERS abordo diversos modelos ( a estética) e as questões econômicas revelando valores sobre o objeto estudado.

A moda mobiliza as garotas e os sneakers são considerados a febre do momento. Com mais este link abordo a questão da cultura, da sociedade e da mídia como influenciadores de comportamentos que vão desde a BARBIE, tanto quanto aos silicones!

Ou seja as transformações corporais externas e internas.
Mas a roda do curriculo aborda a Literatura, então poderemos encontrar um classico infantil intitulado Os sapatinhos vermelhos!  Aqui abaixo anexo um filme que conta a historia dos sapatinhos vermelhos e o duro mundo do bale! onde  a delicadeza dos gestos se encontra na disciplina do corpo!
O design deve ser abordado para as crianças pois a contemplação estética é uma forma de educar o olhar!
A nossa coluna vertebral pode sofrer danos com o uso frequente de sapatos desconfortáveis e muito altos!

As consequências podem ser variadas!

poderemos criar atividades que envolvem o áudio visual, o coreografico!
.................... variações sobre um tema... um mundo enfim!

lundi 17 septembre 2012

A vida em " Painel"

A linha do tempo é muito utilizada na atualidade digital, como um meio de datar fatos interessantes , de maior importância em nosso percurso. Decerto que em 20 anos muita coisa mudou e tenho a impressão de encontra-lo como alguem saindo da Id. Media e observando um mundo totalmente novo e pleno de novidades e maquinas, como um notebook, diferentes de uma lousa e de um professor presencial que constam em suas lembranças.

Quando leio a sua postagem sobre o seu retorno, revejo como em uma especie de painel a sua experiência de vida, ou pelo menos acontece, da minha parte, a tentativa de imaginar os fatos que causaram o seu afastamento dos estudo e de uma melhor qualificação.
Eis uma foto muito interessante que aqui deixo, não somente para você, como também para todos os colegas.
Apesar de estar em inglês, a imagem nos trás uma nova percepção(com um exemplo trivial) daquilo que engloba uma informação e de como é abrangente o conhecimento.
Explico: Quando você pensar em uma informação, em algo, amplie os seus conhecimentos em torno dos 05 pontos indicados, ou seja, o que este conhecimento agrega com a literatura? ou o que este conhecimento pode ser ampliado através da Ciência, ou o que esta informação pode ter embutida sobre a cultura? e o que poderemos aprender sobre Arte, e sobre a economia, com esta informação.
Desta forma, você estará em um novo modo, um novo meio de ampliar o conhecimento dos alunos, como também, e principalmente,  dar continuidade ao processo de ampliação do seu conhecimento , em uma especie de formação continua.
Observe os meios- radio, tv, na internet, museus (virtuais) com livros, .....

imagem de Juan Domingos no FB


vendredi 14 septembre 2012

o retorno



Imaginem, por favor, uma pessoa com mais de vinte anos sem pisar em uma sala de aula?

Quando entrei no EAD, pensei será tudo mais facil por se tratar de uma curso a Distancia, mero engano. 

Começamos com trabalhos, textos, onde em muitos me perdi. Contudo tenho ótimas lembranças do primeiro trabalho em apresentação no Seminário de Articulação do Conhecimento na UFES, diga-se de passagem, o primeiro SAC.

Foi um trabalho voltado a nós mesmos, para que as pessoas nos conhecessem, o conhecimento de si.

Lá conhecemos novos tutores, novos companheiros, muitos deles desistiram, a maior parte ainda luta para continuar e finalizar o curso EaD.

Nesta tragetória conheci escritores fantásticos  que encontrei nos fasciculos, afinal já se passaram  8 períodos.

Fascículos  como: Corpo, Movimento e Conhecimentos Biólogicos, que nos mostraram a organização, funções e importancia das células. 
Conhecimentos Fisiológicos que abordavam o matabolismo, o sistema Neuromuscular, o Sistema cardiovascular, o sitema respiratório; um dos fasciculos mais completos no meu ponto de vista, todos impecáveis. 

 Em todo esses períodos venho descobrindo coisas novas abordagens sobre o corpo humano, sobre a dança, sobre a luta, sobre futebol e sobre tudo que envolve a Educação Física. 

mardi 11 septembre 2012

o inicio de tudo..


Em 2007 surgiu um comentário de que o CREAAD em Santa Teresa iria oferecer um vestibular e com vagas para Educação Física pela UFES- Universidade Federal do Espírito Santo. Era a oportunidade de anos atrás se realizando; eu sempre  trabalhei no esporte, não importando o que era e como era, só que teria que provar que trabalhava com crianças e arbitragem esportiva em escolas da cidade. 
Eu corri para me matricular pois estava há mais de vinte anos sem ao menos pegar em um caderno. Procurei saber o que seria o nome EAD e o que significaria estudar em um curso da  renomada  Universidade Federal.
Na realidade fiquei sabendo as respostas através de Edgar Miertschink, que na época fazia Administração também nesta universidade no Polo de Santa Teresa, entrando em contato com todos que de alguma maneira trabalhavam ou mantinham contato com crianças ligadas ao esporte.
Diante de tantas novidades aconteceu a surpresa de fazer a prova no vestibular passando em 10º lugar e depois iniciando as aulas em novembro de 2008, com a tutoria presencial de José Frade. São muitas coisas que no momento não vem a minha memoria.
Foi dai que surgiram na minha vida pessoas como:
Piaget, Vygotsky, Wallon e Paulo Freire.

mais coisas a contar em próxima postagem....

sem palavras............

A comunicação entre tutor e aluno deve ser efetuada por diversas formas:
Chat, e-mail, celular, e presencial...

E mesmo assim, acontecem interrupções que não podem ser justificadas..

Realmente o ritmo de cada aluno é diferente e devemos estar atentos na medida em que acontece um afastamento do aluno para com as atividades.

Algo aconteceu, uma pequena falha, o esquecer de apertar a tecla "salvar" ou "publicar" demonstra que o atendimento quase que individualizado é uma constante no ensino EaD.
Este pensar no individuo e suas particularidades faz do ensino a distância um vetor de qualidade e um tutor deve estar atento a este pormenor.

lundi 3 septembre 2012

Apresentação - aluno 9

Ao encerramos o mês de Agosto, com a participação da Rose que, brilhantemente, tomou por conta própria as iniciativas necessárias à continuidade do nosso blog coletivo, apresentamos um novo aluno para o mês de Setembro que é o José Ivanilton.