samedi 20 octobre 2012

momentos de leitura

Observe a minha surpresa.... e você a olhar para mim.... histórica foto!


Estou a dever feedbacks quanto às  suas postagens, e te respondo que é um momento tão inesperado a sua oportunidade de se mostrar que fico aqui quieta a ler..!

O encontro semanal não pode ser considerado o curso EaD em si.
A presença do tutor presencial não pode servir de andaime sempre para a construção do professor que você deve se tornar.
Você tomou a Claudia Murta e citou que "[...]  não se restringe a um receptor passivo [...]"
Afinal, ao não se expor você não se coloca como receptor passivo, questiono?



jeudi 18 octobre 2012

Futsal

"Estou curtinho muito participar do blog  e estou pensando em fazer um aqui sobre os esportes na minha cidade."
Eu sempre fiz os textos exigidos para os Seminários ,  mas a minha dificuldade sempre foi falar em publico, me expressar, por isso faltava em muitas atividades,ou seja, minha dificuldade nunca foi a de fazer os trabalhos e sim apresenta-los; mas percebo que estou melhorando sobre isso.



Futsal from thbeth

dimanche 14 octobre 2012

Considerações como aluno EaD

Saber conciliar estudo/escola/trabalho/vida social e uma das maiores dificuldades para um aluno universitário na modalidade EAD.
Creio que todo aluno ,quando ingressa, em alguma instituição de ensino na modalidade EAD , sente dificuldades em se adaptar ao novo modelo, questões como a falta do professor diariamente, horários fixos de estudo são problemas a serem superados nessa nova forma de ensino.
Tive e tenho muitas dificuldades no modelo EAD, com a substituição do professor pelo orientador (Tutor) como fator primordial na adaptação.
Mas acredito que as minhas experiências como aluno universitário na modalidade EAD, estào sendo muito positivas:
Aprender a me policiar com relação a horários, criar meus próprios métodos de estudo para melhor absorção do material proposto durante a semana pelo tutor.
"[...] sendo o dispositivo próprio para o trabalho da base escolar, tem como objetivo principal manter viva [...] através da execução de um trabalho que deve ter como seu produto um “produto próprio de cada um” (Claudia Murta 2008)
As amizades feitas no curso EAD são mais marcantes, pois nos encontros presencias trocamos conhecimentos, frustrações, conquistas, dificuldades, acontecimentos que ocorreram na semana que passou e nos fortalecemos para a semana que acontecerá.
A pratica do estagio no curso EAD se torna primordial para um bom crescimento e entendimento do conteúdo a ser aplicado.
É o momento no qual estamos em contato com os alunos, aplicando aquilo que foi construído por nós mesmos, alunos EAD.
Pois “ o trabalho do aluno com o conteúdo não se restringe a posição de um receptor passivo, diferentemente , em EAD  o aluno é um transformador e autor daquele conteúdo. Ele não é, pois, um mero executor de tarefas , determinadas por equipes de trabalho, mais , sim, um importante participante de um projeto de formação. (Claudia Murta 2008).

Referencias-
Metodologia EAD(Claudia Murta 2008)

mercredi 10 octobre 2012

A volta aos estudos!


Voltar à sala de aula pode ser impossível para alguns, ou um desafio a ser conquistado por outros.
Estava a onze anos fora das salas de aula até ter a possibilidade de ingressar em uma universidade, pois “se o individuo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente” (J. Piaget).
Estar inserido no mundo dos esportes já a algum tempo me ajudou em minha readaptação no meu processo acadêmico no curso de Educação Física.
Um momento marcante foi a aplicação do meu primeiro plano de aula nas aulas de Educação Física onde pude enfim estar aplicando meus conhecimentos na escola  e estar no ambiente escolar, com o professor, com os alunos, diferente do que havia  vivido nas aulas da escolinha de futebol.
Acredito que quanto mais tempo uma pessoa estiver fora da sala de aula às dificuldades serão cada vez maiores no seu retorno acadêmico.
Para mim tem sido um grande prazer, pensei que seria mais difícil me readaptar, que seria estafante estudar e abrir os horizontes e esta vivência está superando todas as dificuldades.
“Sem a curiosidade que se move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino” (Paulo freire).
Saber conciliar estudo/escola/trabalhos/vida social é uma das maiores dificuldades encontradas. Ou seja a distribuição do tempo.
Mas acredito que um dos momentos mais importante do curso ocorre nos encontros presenciais, onde trocamos experiências, informações, frustrações, conquistas. E o aluno pode dividir suas vivências decorrentes da semana que se passou.
Referências:
Piaget, J. Educar para o futuro. 1994, p.79)
finalmente na escola.

mardi 9 octobre 2012

AVISO a todos

A grande lógica da net, da web, é o compartilhar, principalmente as coisas boas!
Iniciei ontem o blog dos alunos de Vitória, em duplas, mas com a mesma dinâmica do nosso blog.
Apreciem. favor clicar.

Polo de Vitória 


Desta forma, alem de vocês terem implantado durante o CONESEF o blog que surgiu na parte pratica do Seminário  motivam a mim, como tutora, a implementação da experiência em outro Polo.


Parabéns.



lundi 8 octobre 2012

O fazer por fazer!


Muito interessante esta expressão utilizada, em seu texto, quando em direção ao seu posicionamento de quase um descompromisso, quase um descrédito, quase uma falta de confiança em suas ações! e que surpreenderam por ter conseguido uma vaga como aluno universitário?
E vou explicar, acrescentando conhecimentos novos:

LAISSEZ -FAIRE - em francês significa "deixai fazer", uma forma de doutrina do mercado econômico que significa , "não intervenção nos atos dos outros".Ë o neo-liberalismo econômico! Já ouviu falar isso?

Uma outra palavra interessante em francês é SAVOIR-FAIRE muito utilizada no meio acadêmico e que significa "saber agir" , se sair bem em uma situação.

E agora? há algo que se repete neste fazer por fazer que te impede de agir diferente, onde, através do percurso acadêmico, você possa ser cada vez mais mobilizado em um Fazer pessoal, e que seja diferenciado de inúmeros professores que adotam o "fazer por fazer" perante um descrédito na Educação ou em uma falta de compromisso para com as crianças e adolescentes!

Que disciplinas em seu percurso acadêmico, e pertencentes ao currículo,  podem auxiliar a este entendimento de mudança?

dimanche 7 octobre 2012

Primeiros escritos - A memória




Sempre gostei de esportes, algumas das minhas maiores lembranças estão voltadas para o mundo esportivo, sejam elas jogando futebol com meu pai no campinho em frente da minha casa,  ou com meus irmãos e amigos de infância, ou assistindo o time do coração todos juntos.
Essa paixão se torna cada vez maior com o passar dos anos.
Em 2002 aconteceu uma grande mudança em minha vida com a  possibilidade de poder trabalhar com esporte e com a modalidade de futsal (que é o meu esporte preferido).
Acredito que todo jovem deseja um dia trabalhar naquilo que gosta, não e verdade?
A minha vivencia no mundo dos esportes seja praticando esportes,  assistindo programas esportivos ou em leituras sobre esportes me ajudaram muito no inicio da minha experiência nesta área profissional , apesar das dificuldades decorrentes da minha falta de experiência como treinador.
Com o passar dos anos percebi que não estava mais progredindo nos treinamentos de futsal, acredito , ou  me dei conta de que seria  por  falta de conhecimento sobre a modalidade.
Em 2008 surgiu o comentário de que a UFES iria abrir vestibular para professores que já estavam na área mas que  não tinham graduação em uma Universidade.
No inicio surgiram as duvidas, e de que a “nossa” UFES ofereceria um curso de Educação Física,  ou comentários de que iriam surgir  muitos candidatos,  a quantidade de  vagas,  o problema de aparecerem pessoas que fazem cursinhos preparatórios para o vestibular , todas estas dúvidas surgiam já que havia muito  tempo que eu não estudava; o meu pensamento era de enfrentar o vestibular ou seja “ vou fazer por fazer”, e acredito que alguns colegas de curso pensaram assim também.
Fiz o vestibular e felizmente estava errado, e eu passei no exame do  vestibular.
Um dos pontos importantes do curso é que eu já contava com a pratica e agora estou aprendendo  a teoria:
Saber lidar com os alunos e suas diferenças, com  as situações de conflitos que existem e assim poder transmitir tudo que aprendo no curso visando os alunos.
Acredito que está dando certo, pois já estou a 10 anos como professor de futsal da escolinha municipal de Santa Leopoldina.
Abraços
LEO REALI

Apresentação aluno 10


O Leonardo é o meu aluno mais difícil de lidar e a principal causa é o seu afastamento do grupo.
Ele bordeja o curso e as aulas, ele segue sem muito envolvimento...O Leonardo faz parte do nosso Pólo mas sempre um pouco distante e consequentemente sem muita escrita e participação e presença efetiva nas atividades. Espero muito este contato e esta sua autoria em nosso blog pois desta forma estaremos aprofundando o nosso conhecimento.

mardi 2 octobre 2012

Tablets -



Gostaria de deixar aqui algumas impressões sobre o uso do Tablet em nossa área profissional.

A mobilidade entre os alunos em ambiente aberto, com acesso ou não, facilita e incrementa as nossas aulas.

Mobilizam as crianças em uma aprendizagem prática , acessível por podermos alcançar os alunos em nosso espaço de trabalho, que é muito maior do que ema sala de aula tradicional.