mardi 26 février 2013

Exemplo de Avaliação informal de aluno EaD - Tutoria


Avaliação do SEMINÁRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – SAC III
 Caro aluno EAD – Pólo XY

Aqui  escrevo as minhas impressões sobre o nosso contato durante o evento:
  a) a qualificação de texto específico-  considero o texto apresentado muito bom, as citações poderiam ser mais exploradas
Nível de escrita.............
  b) a apresentação oral do trabalho- efetivou-se dentro do tempo especificado  e exposto com tranqüilidade.
Nível de intervenção oral..........
Interesse e participação.............
  c) a densidade teórica da discussão apresentada em grupo –  envolveu  aspectos ligados a dois de seus colegas, este debate foi participativo.
  d) a elaboração assistida do webfólio (ppt e/ou recursos audiovisual) – já está posto que não havia necessidade.
  A estrutura do Portfólio
  Critérios p/ os Trabalhos apresentados ( Procedimento, rendimento ou aprendizagem)
  Refez os pontos mencionados anteriormente?
  Necessita reformular? (estética, seleção, organização, redação ou reflexão)


Acompanham esta avaliação :
1-As normas da ABNT para citações 
2- Um esquema sobre disciplinas importantes
3- Parecer  sobre o trabalho de Reflexão Filosófica  e  carta impressa para seu Portfólio
4- Anotações em papel adesivo em diversas disciplinas na pasta (procure anotar suas reflexões).


jeudi 21 février 2013

resposta individualizada da Tutoria para aluno Ead


Caro aluno,
Finalizei a leitura do seu Portfólio e dou seguimento a um parecer individualizado, seguido por algumas orientações e considerações:

-As respostas estão fracas, em relação às atividades necessárias para um Portfólio; deveremos desenvolver mais a sua escrita!
-Que tal escolher outra pasta? Esta forma de colecionar trabalhos não é satisfatória inviabiliza o ato de folhear.
-É interessante adicionar o CD do Congresso.
- Por favor, vamos organizar a sua pasta Portfólio com urgência, pois as atividades relativas a uma disciplina comum devem ficar juntas!
-Quando digitar seus textos procure a “forma justificada” , uma formatação , para que os parágrafos apareçam corretamente.
- Os assuntos dos Fóruns não necessitam ser impressos.
-E sempre que possível, dialogue com as suas experiências.

E a sua terceira tarefa será redigir um texto de 3 - 5 folhas A4, sobre a sua experiência neste primeiro ano de Universidade (com uma apresentação multimídia em ppt.) com um tempo disponível de 10 minutos; esta tarefa está indicada para Dezembro e este texto deverá evidenciar os seguintes itens:

Suas impressões sobre a sua entrada na Universidade, a organização do seu tempo de estudo, sua relação com os tutores e seu envolvimento com o meio “online” oferecido pelo computador em um curso EAD, dialogando sempre com as disciplinas já cursadas, pois sem dúvida algumas são experiências diferenciadas e outras de importante articulação no próprio currículo..

Não se esqueça de acessar a SALA 14 do Seminário de Estudos, onde manteremos contatos efetivos.

Contato com aluno EaD por parte da Tutoria - 2009


Outubro de 2009
Caro aluno,
Estou viabilizando a leitura do seu Portfólio e deixo aqui a minha mensagem esclarecedora sobre alguns pontos:
O Objetivo de um Portfólio é desenvolver a sua competência linguística escrita, como também a capacidade de observação do seu percurso na Universidade, para que possamos juntos refletir e avaliar o seu trabalho elaborando em ordem vários conceitos.
Aconselho os seguintes tópicos:

1-A capa e o índice devem constar mas aos mais esquecidos, que tal recordar os pontos fixados para a elaboração da Memória Profissional?
2-Nos setores concernentes às diversas disciplinas acrescente os documentos que foram pedidos para que constem no Portfólio.
3-Registrar (colecionar) experiências, como a do último Congresso, em CD, em que participou com seus colegas. Como também trabalhos em grupo desenvolvidos em conjunto e trabalhos pessoais.
4-Selecione o que é mais significativo para você no seu processo de aprendizagem, explicitando as razões: Escolhi este texto ... Selecionei esta foto .... Apresentei este trabalho .... (escreva simplesmente, não necessitando digitar, coloque ao lado do documento escolhido)
5-Nesta oportunidade acrescente a sua agenda de horários semanais, sendo esta a primeira tarefa para o Seminário de Estudos no corrente mês.
6-Escreva um texto sobre este seu primeiro ano de curso, em uma Universidade, após um vestibular e que acontece em uma nova forma, ou seja, à distância. Esta será a sua segunda tarefa.

O material selecionado apresentará uma visão enriquecedora e partilhável. Como deve ter visto há um sentido de vivência em cada nova experiência que permite informações, modos de interpretar e viver o mundo; isto quer dizer que é uma análise pessoal sobre o seu desenvolvimento.
O processo de Portfólio é contínuo, progressivo e importante, pois o “dono” do Portfólio saberá seus pontos fortes e fracos, as dificuldades e sucessos; o conteúdo enfoca a sua futura vida profissional sendo que é importante colocar as datas em seus trabalhos.
E eu como sua orientadora, esclarecerei dúvidas e oportunamente viabilizarei apoio para que possamos aprimorar a sua capacidade de aplicação do conhecimento em uma perspectiva de mudança. Mudança de que? De quem? A sua inicialmente,
Porque todos têm algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ...” Galeano, E. 
Um abraço,

mercredi 20 février 2013

Exemplo de mensagem da tutoria para alunos ead- exemplo 3


Queridos alunos,

Bem vindos a 2012!

   Estamos vivenciando uma etapa do que chamamos "metamorfoses", e onde se evidenciam estas mudanças?!

Na plataforma, na forma de posicionamento da tutoria que foi modificada, nos grupos, nas disciplinas com um período maior de assimilação, e na atuação, após pesquisas, de todos vocês, nas escolas durante o estagio supervisionado
.
Esta metamorfose também será vivenciada e aplicada quanto aos Portfólios.
As pastas devem se transformar em e-portfolios finalmente.
Todos sabem do peso real das pastas que, com todo o carinho, vocês mantiveram e Alimentaram durante as disciplinas cursadas em períodos passados.
Por favor mantenham estas pastas em casa, para que sempre que possível possam refletir, reler, recordar.

O peso, como valor de responsabilidade, criatividade e autonomia será transferido para a plataforma moodle e para o blog do Pólo.

  Mas vamos recordar o conceito de Portfólio, relatado no fascículo de Memória Profissional I (2009, p.50), onde encontramos que o Portfólio será o meio pelo qual os alunos operam reflexivamente o processo de formação, ou seja, uma espécie de auto-avaliação.

  Na verdade, o processo de reflexão foi muito pouco produtivo em todos os alunos, e quanto ao processo de organização todos são conhecedores das falhas de alguns colegas.

A proposta de Reflexão, como ação de voltar atrás, ou como ponderação e meditação, não foi das melhores realmente, já que a criatividade foi rara, para todos, a de organização, repito, foi exemplar para alguns!

Portanto estamos a fechar esta etapa e a abrir as portas para outra etapa diferenciada, com ênfase na criatividade, autonomia e auto avaliação. Que iniciamos em Janeiro de 2012.
 
O registro teve a sua dimensão escrita, real e agora passaremos para uma dimensão virtual embora não menos real, já que se encontra em consonância com os propósitos da evolução do curso e trabalhos finais de conclusão.

Ainda folheando o fascículo de Memória profissional (p.36) encontramos que perante a estratégia pedagógica do uso de um blog, a reflexão que não ocorreu no Portfólio presencial devera ocorrer na medida em que, como autores, vocês estabeleçam um dialogo consigo mesmo, buscando analisar conseqüências, e ao responder as suas próprias indagações e relatos das ações e as relações que envolvem o processo formativo na pratica e em continua redescoberta do currículo do curso.
O passado, o presente e o futuro!

  Finalizando ainda este fascículo, encontramos (p.37) que o computador não pensara, não refletira   e não decidira por todos vocês! 

Caberá a vocês o domínio da tecnologia, do letramento digital, que se mostra diferente de ser dominado por ela.

O processo de formação devera ser relacional, numa perspectiva dialógica, para reconstrução da imagem de um professor em sua área de atuação profissional e conectada com o mundo em igualdade com a nova geração do séc. XXI.


"Nunca esqueçam de lançar um olhar inteligente sobre vocês mesmos." (Ferrer Cervero)

Obs:
1- em anexo as observações sobre os trabalhos de conclusão do curso

2- mantenham os fascículos em mãos, principalmente auxiliar no planejamento e planos de aulas

3-mantenham-se em dia com a plataforma e em contato comigo diariamente caso desejem, ja que o dia a dia do estagio devera ser prioritário nos fóruns individuais.

mardi 19 février 2013

Exemplos de mensagens ( video) entre a Tutoria e alunos EaD- postagem 2

video

Exemplos de mensagens da Tutoria para alunos EaD - 01


Releio alguns contatos meus para com meus alunos EaD , eis a primeira postagem de uma série.

Vitoria 22 de agosto de 2011
Caros alunos
O novo conceito de ensino aprendizagem, em escolas, aponta para um privilégio da Transdisciplinariedade, que é um conceito já conhecido e com muitas dificuldades de absorção. Com o uso desta palavra permite-se ao aluno alem de estar PLUGADO com o que acontece no mundo, estar também em conexão com a sua própria realidade e favorecê-la com mudanças.
A Transdisciplinariedade sempre esteve ligada a uma nova visão do mundo por intermédio de uma experiência vivida e adaptada, e conseqüentemente deve sempre sofrer modificações, ou seja, ser maleável.
Os quatro pilares desta nova forma de ver e principalmente orientar os novos professores deve expressar o conjunto sugerido por J. Dellors - aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver em grupo e aprender a ser.
Não esquecendo assim de uma ampliação intelectual que deve ser baseada no conhecimento cientifico, mas também no sentimento cultural e artístico em conjunto com o nosso corpo, reconciliando assim a eficácia e o afeto.
Desta forma, gostaria que todos respondessem as seguintes questões-(em manuscrito e nesta mesma folha e anexar ao portfólio).
1- Como qualificar a sua experiência de aprender a fazer pesquisa neste inicio de Estagio Supervisionado I e ao mesmo tempo aprender a conhecer as escolas de seu município e as possíveis atividades utilizadas, sem objetivos competitivos, pelo professor  que respondeu ao questionário.
2- Como definir a experiência de aprender a ser um futuro professor de Educação Física e ao mesmo tempo aprender a viver em um grupo ,da sua área profissional, com possibilidades de contradições, entre os já professores desta escola e antigos hábitos e preconceitos.
3- Qual seria o significado para os alunos de conhecimentos diversificados em aulas de Educação Física.
4- Qual seria o sentido para você desta construção em conjunto com os seus futuros alunos.
Estou no aguardo das suas reflexões,
Atenciosamente