Cultura do Mo(vi)mento |
Os textos indicados para este período são muito interessantes! deixo aqui algumas considerações para todos. Todos os textos, Inseridos no item material didático e que li na íntegra, ultrapassam a técnica , por exemplo da Dança ou da Capoeira, pois abordam sempre algo além do currículo com o foco na inserção da cultura que envolve todos estes conhecimentos.
O texto do Circo e Jogos e Brincadeiras tem como foco principal a Cultura popular facilitando assim as intervenções do professor e mobilizando o aluno.
O texto do Circo e Jogos e Brincadeiras tem como foco principal a Cultura popular facilitando assim as intervenções do professor e mobilizando o aluno.
I – O CIRCO QUE
INCLUI A TODOS
Gostei muito do texto, principalmente porque nos analisamos
os colegas do Pólo de Linhares, quando em Reflexões filosóficas!
O texto nos fala de uma professora que vivencia a
experiência por intermédio de cambalhotas, malabarismo com bolinhas, pequenas
latas que propiciam o equilíbrio, cordas e tonéis!
III – CAPOEIRA
Um texto muito bom sobre a Capoeira, e considerações
didáticas que envolvem a encenação, a reconstrução histórica coletiva envolvendo “o jogo- a luta – a dança” com problematizações sensacionais!
IV- DANÇA NA ESCOLA
O texto é envolvente e detalha a metodologia, através de um processo criativo, onde se
desatrela os estereótipos masculinos e femininos, onde a espontaneidade dos
gestos é um fator de maior importância, acima de qualquer técnica.
Aborda movimentos da cultura afro-brasileira, danças
folclóricas gauchas, o frevo e o tango.
V- JOGOS E BRINCADEIRAS é o foco deste texto tecendo considerações sobre as
brincadeiras e jogos populares .
Por exemplo-
pé de lata,
bilboquê, bolinha de meia, entre
outras.
E carniça, cadeirinha e
balança caixão; e, na categoria
brincadeiras com materiais: cabo de guerra. Cordas e petecas!
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire