mardi 25 septembre 2012

Considerações sobre os textos- Estágio

Cultura do Mo(vi)mento



Os textos indicados para este período são muito interessantes! deixo aqui algumas considerações para todos. Todos os textos, Inseridos no item material didático e que li na íntegra, ultrapassam a técnica , por exemplo da Dança ou da Capoeira, pois abordam sempre algo além do currículo com o foco na inserção da cultura que envolve todos estes conhecimentos.
O texto do Circo e Jogos e Brincadeiras tem como foco principal a Cultura popular facilitando assim as intervenções do professor e mobilizando o aluno.

I – O CIRCO QUE INCLUI A TODOS
Gostei muito do texto, principalmente porque nos analisamos os colegas do Pólo de Linhares, quando em Reflexões filosóficas!
O texto nos fala de uma professora que vivencia a experiência por intermédio de cambalhotas, malabarismo com bolinhas, pequenas latas que propiciam o equilíbrio, cordas e tonéis!
III – CAPOEIRA
Um texto muito bom sobre a Capoeira, e considerações didáticas que envolvem a encenação, a reconstrução histórica coletiva  envolvendo “o jogo- a luta – a dança”  com problematizações sensacionais!
IV- DANÇA  NA ESCOLA
O texto é envolvente e detalha a metodologia,  através de um processo criativo, onde se desatrela os estereótipos masculinos e femininos, onde a espontaneidade dos gestos é um fator de maior importância, acima de qualquer técnica.
Aborda movimentos da cultura afro-brasileira, danças folclóricas gauchas, o frevo e o tango.
V- JOGOS E BRINCADEIRAS  é o foco deste texto tecendo considerações sobre as brincadeiras e jogos populares .
Por exemplo-
pé de lata,  bilboquê,  bolinha de meia, entre outras.
E carniça, cadeirinha e  balança caixão; e, na categoria  brincadeiras com materiais: cabo de guerra. Cordas e petecas!



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire