dimanche 14 octobre 2012

Considerações como aluno EaD

Saber conciliar estudo/escola/trabalho/vida social e uma das maiores dificuldades para um aluno universitário na modalidade EAD.
Creio que todo aluno ,quando ingressa, em alguma instituição de ensino na modalidade EAD , sente dificuldades em se adaptar ao novo modelo, questões como a falta do professor diariamente, horários fixos de estudo são problemas a serem superados nessa nova forma de ensino.
Tive e tenho muitas dificuldades no modelo EAD, com a substituição do professor pelo orientador (Tutor) como fator primordial na adaptação.
Mas acredito que as minhas experiências como aluno universitário na modalidade EAD, estào sendo muito positivas:
Aprender a me policiar com relação a horários, criar meus próprios métodos de estudo para melhor absorção do material proposto durante a semana pelo tutor.
"[...] sendo o dispositivo próprio para o trabalho da base escolar, tem como objetivo principal manter viva [...] através da execução de um trabalho que deve ter como seu produto um “produto próprio de cada um” (Claudia Murta 2008)
As amizades feitas no curso EAD são mais marcantes, pois nos encontros presencias trocamos conhecimentos, frustrações, conquistas, dificuldades, acontecimentos que ocorreram na semana que passou e nos fortalecemos para a semana que acontecerá.
A pratica do estagio no curso EAD se torna primordial para um bom crescimento e entendimento do conteúdo a ser aplicado.
É o momento no qual estamos em contato com os alunos, aplicando aquilo que foi construído por nós mesmos, alunos EAD.
Pois “ o trabalho do aluno com o conteúdo não se restringe a posição de um receptor passivo, diferentemente , em EAD  o aluno é um transformador e autor daquele conteúdo. Ele não é, pois, um mero executor de tarefas , determinadas por equipes de trabalho, mais , sim, um importante participante de um projeto de formação. (Claudia Murta 2008).

Referencias-
Metodologia EAD(Claudia Murta 2008)

2 commentaires:

  1. Leonardo, quando você escreve que as amizades que fizemos no curso são importantes, quanto a isso concordo com você, pois ao fato do curso ser a distância, acaba não sendo tão distante assim rsrs... Principalmente dos ótimos tutores que tivemos

    RépondreSupprimer
  2. Ser aluno na EaD não é tarefa fácil, mas para que possamos obter bons resultados, temos que nos organizar em relação aos horários de estudos, leitura do material didático, participação nos fóruns, frequência nos encontros presenciais, postagens de tarefas na plataforma, enfim, uma série de questões que fazem parte ou pelo menos deveriam fazer na vida de um aluno na EaD.

    RépondreSupprimer