mardi 25 juin 2013

ESUP IV


A equipe do curso de Licenciatura, responsável pelo Estagio Supervisionado, empreendeu uma tarefa árdua para a finalização do Estágio em cada Pólo EaD.
Os alunos foram convocados a construírem um texto, segundo as normas da ABNT, e uma mídia , para apresentação em um Seminário intitulado "Experiência compartilhadas do Estagio supervisionado".
Desta forma, mais uma vez , já que estamos em final de curso, possibilitamos a autonomia do aluno em escolher um eixo e as questões envolvidas e que, de acordo com cada experiencia individual de vivencias no estagio, poderiam explicitar a importância daquele estagio em sua formação como professor atuante em escolas nas diversas regiões do estado.
Vale lembrar que cada aluno construiu sua mídia conectando assim conhecimentos atualizados sobre o uso da tecnologia em sua vida acadêmica.
As coordenadas para as apresentações eram: 15 minutos para exposição de cada aluno em grupos de 4 e 20 minutos de questionamentos dos professores visitantes ao polo.
Ainda em fevereiro, foi pedido aos alunos para que postassem um inventario das fontes obtidas no estagio, que ocorreram durante ESUP II e ESUP III. Sendo que ESUP I  todos os alunos pesquisaram as escolas onde previam a sua atuação como estagiário promovendo assim, um conhecimento do campo de atuação como também do espaço físico, professores, direção e o PPP de cada unidade escolar escolhida.
Foram oferecidos 4 eixos :

 Eixo 1: Formação e pesquisa Ex.: - De que modo a pesquisa como eixo de formação e atuação contribuiu para potencializar a sua prática pedagógica? Eixo 2: Formação e prática colaborativa Ex.: - Quais as implicações das relações produzidas com os sujeitos das escolas participantes dos estágios I, II e III para a formação docente? - Como se constituiram os processos de trocas entre os saberes compartilhados no estágio por seus diferentes sujeitos (estagiários, alunos, professores, tutores, coordenadores, familiares)? Eixo 3: Formação e identidade docente Ex.: - Como as experiências vividas no estágio me ajudaram a me tornar professor ou a ressignificar a minha atuação profissional? Eixo 4: Formação e prática pedagógica Ex.: - quais as aproximações e distanciamentos produzidas nas práticas avaliativas vivenciadas como aluno do Prolicem, como pesquisador da prática docente e como estagiário em Esup I, II e III?



video de aluno


professores visitantes

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire