dimanche 6 mai 2012

Começando a defender nosso peixe...rs

Coompartilho com vocês, que minha idéia inicial será a de, voltar ao passado, com alguns escritos, a qual vejo como relevantes no início da carreira acadêmica. Primeiro foi o texto retratando um pouco da minha história, agora, a Carta a Secretaria de Edcuação.

O esforço da escrita nessa carta, constitui-se como os primeiros passos, para que pudessemos hoje, encarar a Educação Física de uma forma diferenciada, ou melhor, mais fundamentada, norteada de conhecimentos e conceitos que fomos adquirindo com o passar do curso.

Essa carta, dizia o seguinte:


A Ilma. Senhora
Secretária Municipal de Educação de Santa Teresa

Assunto: Legitimidade da Disciplina Educação Física como componente no currículo Escolar.

Senhora Secretária Municipal de Educação, venho por meio desta carta, esclarecer como um profissional da área de Educação Física, fatores importantes que levam essa disciplina, a está inserida no componente de currículo escolar das instituições educacionais de nosso município. Diante do fato de que, está previsto para que esta disciplina, não faça mais parte do currículo escolar, esclareço a real importância de tal para com o público escolar.
A Educação Física diante de seu contexto histórico está inter-relacionada com alguns eixos importantes. Citando os mesmos, sua legitimidade passa pela relação entre:

  • Trabalho/Lazer;
  • Corpo/Saúde;
  • Esporte/Educação.

Cada um destes eixos representa e respalda a importância que a educação física proporciona aos cidadãos, passando por diferentes momentos históricos das políticas educacionais nacionais.
Numa escala progressiva, em primeira instância, via-se a Educação Física como um componente de fortalecimento do corpo para o trabalho, tendo o lazer como recompensa do trabalhador. Nesse primeiro eixo, viu-se a importância desta disciplina, para atender objetivos políticos do Estado Nacional, para o progresso do sistema econômico, na qual o bom desempenho do cidadão em seu trabalho traria uma melhora na produção. A relação trabalho/lazer ficou em evidência por algum tempo, mas com o tempo, foi se observando que não poderia seguir apenas com esta linha de utilidade pública. Faltava algo, um respaldo científico para que a mesma pudesse se legitimar, então a Educação Física teve uma importante intervenção da Medicina, ramo este de grande respaldo nos estudos dos corpos, sendo assim, Educação Física entra como um componente que também influenciado pelos métodos higienistas da época uma dimensão importante. A Medicina vem comprovar o quanto à prática da atividade física é benéfico para o ser humano, proporcionando a ele principalmente a promoção da saúde. Com o decorrer dos estudos e do tempo, o esporte vem como um componente que disciplina os corpos, o que hoje, é extremamente para importante para o bom rendimento no desenvolvimento escolar, pois educando e disciplinando os corpos, tornam-se cidadãos para a vida em sociedade, fortalecendo o caráter, enaltecendo valores socialmente desejáveis, ensinando ao cidadão, viver e compartilhar em com experiências em grupo.  
Diante disso, observa-se a dimensão da importância da Educação Física no ambiente escolar, os benefícios que ela traz para o indivíduo são se restringem apenas a moldar o corpo para que os mesmo se tornem fortes em suas aptidões, e sim, educar os mesmos, enaltecendo valores sociais.
Sabemos que hoje, os sistemas educacionais nacionais de ensino, são instituídos por normas legais, e no caso brasileiro temos a Lei Geral de Educação, que é a chamada Lei de Diretrizes e Bases (LBD), que atualmente é a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabeleceu as diretrizes e bases da educação nacional, trazendo a Educação Física como componente escolar de forma “facultativa”.
A disciplina Educação Física passa a fazer parte do currículo escolar, sendo assim, podemos analisar que, para ser inserida nas Bases de Ensino Nacional, o congresso viu sua importância. Sendo assim, para respaldar ainda mais esta disciplina, essa lei foi revogada, conforme o trecho retirado da fonte do site da Casa Civil da Presidência da República (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10328.htm).  


Introduz a palavra "obrigatório" após a expressão "curricular", constante do § 3o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o O § 3o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:
§ 3o A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 12 de dezembro de 2001; 180o da Independência e 113o da República.
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Portanto, a disciplina de Educação Física, tem não só base legal para sua permanência no currículo escolar, ela também é legítima, pois de forma democrática tem aceitação e desejo popular. Para a mesma estar presente na escola, necessita-se da força da lei, e isso ela tem, mas não basta apenas isso, nosso país é democrático, e sua adesão é de interesse popular. A inserção e permanência do currículo escolar trazem dentre seus inúmeros benefícios, alguns importantes, como:
·         Disciplina do corpo e da mente, para um melhor convívio social;
·         Através de sua dinâmica com jogos, recreação e lazer proporcionam prazer e aumentam auto-estima do indivíduo no ambiente escolar;
·         Por ser também uma atividade lúdica, proporciona o indivíduo, a trabalhar sua mente;
·         Desperta e fortalece aptidões e potencialidades nos mesmos:
·         Sua prática variada permite para que o ensino na instituição não “caia na rotina”;
·         Enaltece e colabora em manter a cultura do povo, através de suas práticas corporais como danças, jogos, brincadeiras;
·         Promove a saúde corporal;
·         Sua assimilação com o esporte, através dos jogos, permite ao indivíduo, desenvolver valores sociais, como a convivência mútua em grupo, sabendo lidar também com derrotas e vitórias, diferenças socias e econômica através das atividades e dinâmicas em grupo.
Na intenção de ser atendido em minha solicitação para a necessidade da disciplina Educação Física está inserida e não sair do componente escolar despeço-me com votos de elevada estima e distinta consideração.  

Atenciosamente,
Raynner Martinho Barcelos / Aluno EAD Pólo de Santa Teresa


11 de outubro de 2009

O exercício de reflexão nesses primeiros passos do curso, foram base de nossos pensados e discutidos conceitos que temos da nossa Educação Física. 

Pensar primeiro em sua importância, é a fonte, a essência para que possamos continuar em nossa missão de educar. 

6 commentaires:

  1. Não acredito que vc colocou esse monte de coisa pra gente ler!!! brincadeira...mas só vou ler quando tiver bastante tempo!
    Manda ver!

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  2. Defendeu bem o seu peixe hein...
    Agora precisamos saber se com este peixe você conseguirá fazer uma moqueca capixaba ou apenas irá frita-lo?

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  3. BRAVO JORGE , foi muito facil para o RAYNNER, efetuar o famigerado COPIAR E COLAR!!!!!
    eu nao aceito!

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  4. Calma Teresa...

    Muita calma nessa hora ok?? rsrs correira grande, mas vamos buscando desenrolar...

    abração

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  5. Acho que eu to ficando maluco e trocando as "bolas"...

    Hora escrevo pouco e me pedem pra "desabrochar"...

    Outra hora, eu escrevo "um livro" e a senhora pede pra eu enxugar....kkkkkk

    O mundo científico ta me deixando maluco...abração...rsrsrs

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  6. Boa essa Raynner!
    Acredito que você seja capaz além de fazer uma boa moqueca, ser um ótimo pescador!

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