Coompartilho com vocês, que minha idéia inicial será a de, voltar ao passado, com alguns escritos, a qual vejo como relevantes no início da carreira acadêmica. Primeiro foi o texto retratando um pouco da minha história, agora, a Carta a Secretaria de Edcuação.
O esforço da escrita nessa carta, constitui-se como os primeiros passos, para que pudessemos hoje, encarar a Educação Física de uma forma diferenciada, ou melhor, mais fundamentada, norteada de conhecimentos e conceitos que fomos adquirindo com o passar do curso.
Essa carta, dizia o seguinte:
A Ilma. Senhora
Secretária Municipal de Educação de Santa Teresa
Assunto: Legitimidade da Disciplina Educação Física
como componente no currículo Escolar.
Senhora
Secretária Municipal de Educação, venho por meio desta carta, esclarecer como
um profissional da área de Educação Física, fatores importantes que levam essa
disciplina, a está inserida no componente de currículo escolar das instituições
educacionais de nosso município. Diante do fato de que, está previsto para que
esta disciplina, não faça mais parte do currículo escolar, esclareço a real
importância de tal para com o público escolar.
A Educação Física
diante de seu contexto histórico está inter-relacionada com alguns eixos
importantes. Citando os mesmos, sua legitimidade passa pela relação entre:
- Trabalho/Lazer;
- Corpo/Saúde;
- Esporte/Educação.
Cada um destes
eixos representa e respalda a importância que a educação física proporciona aos
cidadãos, passando por diferentes momentos históricos das políticas
educacionais nacionais.
Numa escala progressiva,
em primeira instância, via-se a Educação Física como um componente de
fortalecimento do corpo para o trabalho, tendo o lazer como recompensa do
trabalhador. Nesse primeiro eixo, viu-se a importância desta disciplina, para
atender objetivos políticos do Estado Nacional, para o progresso do sistema
econômico, na qual o bom desempenho do cidadão em seu trabalho traria uma
melhora na produção. A relação trabalho/lazer ficou em evidência por algum
tempo, mas com o tempo, foi se observando que não poderia seguir apenas com
esta linha de utilidade pública. Faltava algo, um respaldo científico para que
a mesma pudesse se legitimar, então a Educação Física teve uma importante
intervenção da Medicina, ramo este de grande respaldo nos estudos dos corpos, sendo
assim, Educação Física entra como um componente que também influenciado pelos
métodos higienistas da época uma dimensão importante. A Medicina vem comprovar
o quanto à prática da atividade física é benéfico para o ser humano,
proporcionando a ele principalmente a promoção da saúde. Com o decorrer dos
estudos e do tempo, o esporte vem como um componente que disciplina os corpos,
o que hoje, é extremamente para importante para o bom rendimento no
desenvolvimento escolar, pois educando e disciplinando os corpos, tornam-se cidadãos
para a vida em sociedade, fortalecendo o caráter, enaltecendo valores
socialmente desejáveis, ensinando ao cidadão, viver e compartilhar em com
experiências em grupo.
Diante disso,
observa-se a dimensão da importância da Educação Física no ambiente escolar, os
benefícios que ela traz para o indivíduo são se restringem apenas a moldar o
corpo para que os mesmo se tornem fortes em suas aptidões, e sim, educar os
mesmos, enaltecendo valores sociais.
Sabemos que
hoje, os sistemas educacionais nacionais de ensino, são instituídos por normas
legais, e no caso brasileiro temos a Lei Geral de Educação, que é a chamada Lei
de Diretrizes e Bases (LBD), que atualmente é a Lei nº. 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, que estabeleceu as diretrizes e bases da educação nacional,
trazendo a Educação Física como componente escolar de forma “facultativa”.
A disciplina
Educação Física passa a fazer parte do currículo escolar, sendo assim, podemos
analisar que, para ser inserida nas Bases de Ensino Nacional, o congresso viu
sua importância. Sendo assim, para respaldar ainda mais esta disciplina, essa
lei foi revogada, conforme o trecho retirado da fonte do site da Casa Civil da
Presidência da República (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10328.htm).
Introduz a palavra "obrigatório" após a
expressão "curricular", constante do § 3o do art.
26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece
as diretrizes e bases da educação nacional.
O
PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu
sanciono a seguinte Lei:
Art.
1o O § 3o do art. 26 da Lei no
9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:
§
3o A educação física, integrada à proposta pedagógica da
escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, ajustando-se às
faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos
cursos noturnos.
Art. 2o
Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 12 de dezembro de 2001; 180o
da Independência e 113o da República.
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Portanto, a disciplina de
Educação Física, tem não só base legal para sua permanência no currículo
escolar, ela também é legítima, pois de forma democrática tem aceitação e
desejo popular. Para a mesma estar presente na escola, necessita-se da força da
lei, e isso ela tem, mas não basta apenas isso, nosso país é democrático, e sua
adesão é de interesse popular. A inserção e permanência do currículo escolar
trazem dentre seus inúmeros benefícios, alguns importantes, como:
·
Disciplina do corpo e da mente, para um melhor
convívio social;
·
Através de sua dinâmica com jogos, recreação e
lazer proporcionam prazer e aumentam auto-estima do indivíduo no ambiente
escolar;
·
Por ser também uma atividade lúdica, proporciona
o indivíduo, a trabalhar sua mente;
·
Desperta e fortalece aptidões e potencialidades
nos mesmos:
·
Sua prática variada permite para que o ensino na
instituição não “caia na rotina”;
·
Enaltece e colabora em manter a cultura do povo,
através de suas práticas corporais como danças, jogos, brincadeiras;
·
Promove a saúde corporal;
·
Sua assimilação com o esporte, através dos
jogos, permite ao indivíduo, desenvolver valores sociais, como a convivência
mútua em grupo, sabendo lidar também com derrotas e vitórias, diferenças socias
e econômica através das atividades e dinâmicas em grupo.
Na intenção
de ser atendido em minha solicitação para a necessidade da disciplina Educação
Física está inserida e não sair do componente escolar despeço-me com votos de
elevada estima e distinta consideração.
Atenciosamente,
Raynner Martinho
Barcelos / Aluno EAD Pólo de Santa Teresa
11 de outubro de 2009
O exercício de reflexão nesses primeiros passos do curso, foram base de nossos pensados e discutidos conceitos que temos da nossa Educação Física.
Pensar primeiro em sua importância, é a fonte, a essência para que possamos continuar em nossa missão de educar.
Não acredito que vc colocou esse monte de coisa pra gente ler!!! brincadeira...mas só vou ler quando tiver bastante tempo!
RépondreSupprimerManda ver!
Defendeu bem o seu peixe hein...
RépondreSupprimerAgora precisamos saber se com este peixe você conseguirá fazer uma moqueca capixaba ou apenas irá frita-lo?
BRAVO JORGE , foi muito facil para o RAYNNER, efetuar o famigerado COPIAR E COLAR!!!!!
RépondreSupprimereu nao aceito!
Calma Teresa...
RépondreSupprimerMuita calma nessa hora ok?? rsrs correira grande, mas vamos buscando desenrolar...
abração
Acho que eu to ficando maluco e trocando as "bolas"...
RépondreSupprimerHora escrevo pouco e me pedem pra "desabrochar"...
Outra hora, eu escrevo "um livro" e a senhora pede pra eu enxugar....kkkkkk
O mundo científico ta me deixando maluco...abração...rsrsrs
Boa essa Raynner!
RépondreSupprimerAcredito que você seja capaz além de fazer uma boa moqueca, ser um ótimo pescador!