mercredi 10 octobre 2012

A volta aos estudos!


Voltar à sala de aula pode ser impossível para alguns, ou um desafio a ser conquistado por outros.
Estava a onze anos fora das salas de aula até ter a possibilidade de ingressar em uma universidade, pois “se o individuo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente” (J. Piaget).
Estar inserido no mundo dos esportes já a algum tempo me ajudou em minha readaptação no meu processo acadêmico no curso de Educação Física.
Um momento marcante foi a aplicação do meu primeiro plano de aula nas aulas de Educação Física onde pude enfim estar aplicando meus conhecimentos na escola  e estar no ambiente escolar, com o professor, com os alunos, diferente do que havia  vivido nas aulas da escolinha de futebol.
Acredito que quanto mais tempo uma pessoa estiver fora da sala de aula às dificuldades serão cada vez maiores no seu retorno acadêmico.
Para mim tem sido um grande prazer, pensei que seria mais difícil me readaptar, que seria estafante estudar e abrir os horizontes e esta vivência está superando todas as dificuldades.
“Sem a curiosidade que se move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino” (Paulo freire).
Saber conciliar estudo/escola/trabalhos/vida social é uma das maiores dificuldades encontradas. Ou seja a distribuição do tempo.
Mas acredito que um dos momentos mais importante do curso ocorre nos encontros presenciais, onde trocamos experiências, informações, frustrações, conquistas. E o aluno pode dividir suas vivências decorrentes da semana que se passou.
Referências:
Piaget, J. Educar para o futuro. 1994, p.79)
finalmente na escola.

2 commentaires:

  1. Fiquei uns 10 anos também sem estudar, mas graças a Deus venho conseguindo alcançar bons resultados.
    Os encontros presenciais realmente são importantes, pois é o momento onde podemos trocar experiências e estudar juntos.
    Também temos a disposição duas tutoras à distância que sempre nos auxiliam quando necessário, ou melhor, até quando não entramos em contato com elas.
    Conciliar trabalho, família, escola e lazer não é fácil, mas temos que nos organizar melhor para que possamos dar conta de nossas obrigações enquanto alunos em processo de formação.
    Grande abraço.

    RépondreSupprimer
  2. Olá Leonardo, também fico feliz por ter voltado a estudar apesar de não ter ficado parado a tempo tempo que você, principalmente por poder me formar, pois como o Jean lembrou que muitos gostariam de ter essa oportunidade, fomos muito abençoados!
    Um abraço!

    RépondreSupprimer