dimanche 7 octobre 2012

Primeiros escritos - A memória




Sempre gostei de esportes, algumas das minhas maiores lembranças estão voltadas para o mundo esportivo, sejam elas jogando futebol com meu pai no campinho em frente da minha casa,  ou com meus irmãos e amigos de infância, ou assistindo o time do coração todos juntos.
Essa paixão se torna cada vez maior com o passar dos anos.
Em 2002 aconteceu uma grande mudança em minha vida com a  possibilidade de poder trabalhar com esporte e com a modalidade de futsal (que é o meu esporte preferido).
Acredito que todo jovem deseja um dia trabalhar naquilo que gosta, não e verdade?
A minha vivencia no mundo dos esportes seja praticando esportes,  assistindo programas esportivos ou em leituras sobre esportes me ajudaram muito no inicio da minha experiência nesta área profissional , apesar das dificuldades decorrentes da minha falta de experiência como treinador.
Com o passar dos anos percebi que não estava mais progredindo nos treinamentos de futsal, acredito , ou  me dei conta de que seria  por  falta de conhecimento sobre a modalidade.
Em 2008 surgiu o comentário de que a UFES iria abrir vestibular para professores que já estavam na área mas que  não tinham graduação em uma Universidade.
No inicio surgiram as duvidas, e de que a “nossa” UFES ofereceria um curso de Educação Física,  ou comentários de que iriam surgir  muitos candidatos,  a quantidade de  vagas,  o problema de aparecerem pessoas que fazem cursinhos preparatórios para o vestibular , todas estas dúvidas surgiam já que havia muito  tempo que eu não estudava; o meu pensamento era de enfrentar o vestibular ou seja “ vou fazer por fazer”, e acredito que alguns colegas de curso pensaram assim também.
Fiz o vestibular e felizmente estava errado, e eu passei no exame do  vestibular.
Um dos pontos importantes do curso é que eu já contava com a pratica e agora estou aprendendo  a teoria:
Saber lidar com os alunos e suas diferenças, com  as situações de conflitos que existem e assim poder transmitir tudo que aprendo no curso visando os alunos.
Acredito que está dando certo, pois já estou a 10 anos como professor de futsal da escolinha municipal de Santa Leopoldina.
Abraços
LEO REALI

6 commentaires:

  1. Olá Léo rsrs, seja bem vindo ao Blog!
    Pode-se notar de que você é um menino muito inteligente. Mas acredito que aos poucos você vá superar as suas maiores dificuldades, que muitas vezes para quem olha parece tão simples e só quem sabe, conhece o tamanho do gigante (desafio) que às vezes temos dentro de nós mesmos.

    RépondreSupprimer
  2. Meu querido Lèo seja bem vindo!
    São grandes os desafios que muitos temos que superar para continuar trilhando este caminho. E se tem alguém que eu quero abraçar no final desta graduação é você.
    Portanto garra vamos seguindo, aproveite este momento no blog, pois é único.
    Abraços.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. ola dagma boa noite,,,
      acredito que todas as nossas dificuldades do curso serão superadas.
      Fiz varias amizades no curso assim como você. Essas amizades ajudam e muito nas dificuldades encontradas no dia dia do curso.
      abraços...

      Supprimer
  3. Parabéns pela sua iniciativa de buscar novos conhecimentos, pois quando chegamos ao ponto de não saber mais o que fazer com nossos alunos devido à falta de conhecimento e experiência, este então é o momento onde temos que repensar nossas práticas e, a partir daí, buscar novas estratégias e formas de se trabalhar com nossos alunos.
    Aproveite ao máximo a oportunidade que estamos tendo em realizar um curso pela UFES, pois conheço muitas pessoas que gostariam de estar conosco e não podem devido ao fato de não terem nenhuma ligação com projetos sociais ou escolas.
    Quando eu tinha 14 anos de idade escutei de um tio meu a seguinte frase: Se tem algo nesta vida que ninguém pode tirar da gente é o conhecimento, então nunca deixe de estudar por causa do futebol.
    Até hoje me lembro desta frase...

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Caro amigo Jean
      legal essa frase.
      o estudo esta me ajudando e muito na minha profissão no mundo do futebol.
      Curso esta sendo realização de um sonho para mim e eu acredito que para mim e para muito de meus amigos de curso

      Supprimer