mercredi 20 février 2013

Exemplo de mensagem da tutoria para alunos ead- exemplo 3


Queridos alunos,

Bem vindos a 2012!

   Estamos vivenciando uma etapa do que chamamos "metamorfoses", e onde se evidenciam estas mudanças?!

Na plataforma, na forma de posicionamento da tutoria que foi modificada, nos grupos, nas disciplinas com um período maior de assimilação, e na atuação, após pesquisas, de todos vocês, nas escolas durante o estagio supervisionado
.
Esta metamorfose também será vivenciada e aplicada quanto aos Portfólios.
As pastas devem se transformar em e-portfolios finalmente.
Todos sabem do peso real das pastas que, com todo o carinho, vocês mantiveram e Alimentaram durante as disciplinas cursadas em períodos passados.
Por favor mantenham estas pastas em casa, para que sempre que possível possam refletir, reler, recordar.

O peso, como valor de responsabilidade, criatividade e autonomia será transferido para a plataforma moodle e para o blog do Pólo.

  Mas vamos recordar o conceito de Portfólio, relatado no fascículo de Memória Profissional I (2009, p.50), onde encontramos que o Portfólio será o meio pelo qual os alunos operam reflexivamente o processo de formação, ou seja, uma espécie de auto-avaliação.

  Na verdade, o processo de reflexão foi muito pouco produtivo em todos os alunos, e quanto ao processo de organização todos são conhecedores das falhas de alguns colegas.

A proposta de Reflexão, como ação de voltar atrás, ou como ponderação e meditação, não foi das melhores realmente, já que a criatividade foi rara, para todos, a de organização, repito, foi exemplar para alguns!

Portanto estamos a fechar esta etapa e a abrir as portas para outra etapa diferenciada, com ênfase na criatividade, autonomia e auto avaliação. Que iniciamos em Janeiro de 2012.
 
O registro teve a sua dimensão escrita, real e agora passaremos para uma dimensão virtual embora não menos real, já que se encontra em consonância com os propósitos da evolução do curso e trabalhos finais de conclusão.

Ainda folheando o fascículo de Memória profissional (p.36) encontramos que perante a estratégia pedagógica do uso de um blog, a reflexão que não ocorreu no Portfólio presencial devera ocorrer na medida em que, como autores, vocês estabeleçam um dialogo consigo mesmo, buscando analisar conseqüências, e ao responder as suas próprias indagações e relatos das ações e as relações que envolvem o processo formativo na pratica e em continua redescoberta do currículo do curso.
O passado, o presente e o futuro!

  Finalizando ainda este fascículo, encontramos (p.37) que o computador não pensara, não refletira   e não decidira por todos vocês! 

Caberá a vocês o domínio da tecnologia, do letramento digital, que se mostra diferente de ser dominado por ela.

O processo de formação devera ser relacional, numa perspectiva dialógica, para reconstrução da imagem de um professor em sua área de atuação profissional e conectada com o mundo em igualdade com a nova geração do séc. XXI.


"Nunca esqueçam de lançar um olhar inteligente sobre vocês mesmos." (Ferrer Cervero)

Obs:
1- em anexo as observações sobre os trabalhos de conclusão do curso

2- mantenham os fascículos em mãos, principalmente auxiliar no planejamento e planos de aulas

3-mantenham-se em dia com a plataforma e em contato comigo diariamente caso desejem, ja que o dia a dia do estagio devera ser prioritário nos fóruns individuais.

mardi 19 février 2013

Exemplos de mensagens ( video) entre a Tutoria e alunos EaD- postagem 2


Exemplos de mensagens da Tutoria para alunos EaD - 01


Releio alguns contatos meus para com meus alunos EaD , eis a primeira postagem de uma série.

Vitoria 22 de agosto de 2011
Caros alunos
O novo conceito de ensino aprendizagem, em escolas, aponta para um privilégio da Transdisciplinariedade, que é um conceito já conhecido e com muitas dificuldades de absorção. Com o uso desta palavra permite-se ao aluno alem de estar PLUGADO com o que acontece no mundo, estar também em conexão com a sua própria realidade e favorecê-la com mudanças.
A Transdisciplinariedade sempre esteve ligada a uma nova visão do mundo por intermédio de uma experiência vivida e adaptada, e conseqüentemente deve sempre sofrer modificações, ou seja, ser maleável.
Os quatro pilares desta nova forma de ver e principalmente orientar os novos professores deve expressar o conjunto sugerido por J. Dellors - aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver em grupo e aprender a ser.
Não esquecendo assim de uma ampliação intelectual que deve ser baseada no conhecimento cientifico, mas também no sentimento cultural e artístico em conjunto com o nosso corpo, reconciliando assim a eficácia e o afeto.
Desta forma, gostaria que todos respondessem as seguintes questões-(em manuscrito e nesta mesma folha e anexar ao portfólio).
1- Como qualificar a sua experiência de aprender a fazer pesquisa neste inicio de Estagio Supervisionado I e ao mesmo tempo aprender a conhecer as escolas de seu município e as possíveis atividades utilizadas, sem objetivos competitivos, pelo professor  que respondeu ao questionário.
2- Como definir a experiência de aprender a ser um futuro professor de Educação Física e ao mesmo tempo aprender a viver em um grupo ,da sua área profissional, com possibilidades de contradições, entre os já professores desta escola e antigos hábitos e preconceitos.
3- Qual seria o significado para os alunos de conhecimentos diversificados em aulas de Educação Física.
4- Qual seria o sentido para você desta construção em conjunto com os seus futuros alunos.
Estou no aguardo das suas reflexões,
Atenciosamente

mercredi 5 décembre 2012

tempo de despedidas


Queridos,
Como avisei , ontem no Seminário de Narrativas, incorporo todos vocês ao blog da pagina do CFED - UFES!

Gostaria de declarar que foi uma com-vivência maravilhosa.
Este blog ficará aberto para que todos tenham acesso a este e-portfolio coletivo e que irá auxiliar em 2013 na escrita da narrativa final para conclusão do curso.
Completou-se um ano em conjunto, todos estão de parabéns!
Gostaria de agradecer sensibilizada a todos os autores editores mensais do blog. Foi gratificante, enriquecedor, enfim não encontro adjetivos para a nossa experiência.

Despedidas se fazem em algum tempo da nossa vida mas o caminho estará aberto , no novo blog, onde todos novamente irão partilhar experiências com os outros Polos do nosso curso.
O meu agradecimento a todos, vocês são maravilhosos e merecem o melhor de cada etapa da vida profissional que se apresenta a vocês.
BEIJOS