mercredi 20 février 2013

Exemplo de mensagem da tutoria para alunos ead- exemplo 3


Queridos alunos,

Bem vindos a 2012!

   Estamos vivenciando uma etapa do que chamamos "metamorfoses", e onde se evidenciam estas mudanças?!

Na plataforma, na forma de posicionamento da tutoria que foi modificada, nos grupos, nas disciplinas com um período maior de assimilação, e na atuação, após pesquisas, de todos vocês, nas escolas durante o estagio supervisionado
.
Esta metamorfose também será vivenciada e aplicada quanto aos Portfólios.
As pastas devem se transformar em e-portfolios finalmente.
Todos sabem do peso real das pastas que, com todo o carinho, vocês mantiveram e Alimentaram durante as disciplinas cursadas em períodos passados.
Por favor mantenham estas pastas em casa, para que sempre que possível possam refletir, reler, recordar.

O peso, como valor de responsabilidade, criatividade e autonomia será transferido para a plataforma moodle e para o blog do Pólo.

  Mas vamos recordar o conceito de Portfólio, relatado no fascículo de Memória Profissional I (2009, p.50), onde encontramos que o Portfólio será o meio pelo qual os alunos operam reflexivamente o processo de formação, ou seja, uma espécie de auto-avaliação.

  Na verdade, o processo de reflexão foi muito pouco produtivo em todos os alunos, e quanto ao processo de organização todos são conhecedores das falhas de alguns colegas.

A proposta de Reflexão, como ação de voltar atrás, ou como ponderação e meditação, não foi das melhores realmente, já que a criatividade foi rara, para todos, a de organização, repito, foi exemplar para alguns!

Portanto estamos a fechar esta etapa e a abrir as portas para outra etapa diferenciada, com ênfase na criatividade, autonomia e auto avaliação. Que iniciamos em Janeiro de 2012.
 
O registro teve a sua dimensão escrita, real e agora passaremos para uma dimensão virtual embora não menos real, já que se encontra em consonância com os propósitos da evolução do curso e trabalhos finais de conclusão.

Ainda folheando o fascículo de Memória profissional (p.36) encontramos que perante a estratégia pedagógica do uso de um blog, a reflexão que não ocorreu no Portfólio presencial devera ocorrer na medida em que, como autores, vocês estabeleçam um dialogo consigo mesmo, buscando analisar conseqüências, e ao responder as suas próprias indagações e relatos das ações e as relações que envolvem o processo formativo na pratica e em continua redescoberta do currículo do curso.
O passado, o presente e o futuro!

  Finalizando ainda este fascículo, encontramos (p.37) que o computador não pensara, não refletira   e não decidira por todos vocês! 

Caberá a vocês o domínio da tecnologia, do letramento digital, que se mostra diferente de ser dominado por ela.

O processo de formação devera ser relacional, numa perspectiva dialógica, para reconstrução da imagem de um professor em sua área de atuação profissional e conectada com o mundo em igualdade com a nova geração do séc. XXI.


"Nunca esqueçam de lançar um olhar inteligente sobre vocês mesmos." (Ferrer Cervero)

Obs:
1- em anexo as observações sobre os trabalhos de conclusão do curso

2- mantenham os fascículos em mãos, principalmente auxiliar no planejamento e planos de aulas

3-mantenham-se em dia com a plataforma e em contato comigo diariamente caso desejem, ja que o dia a dia do estagio devera ser prioritário nos fóruns individuais.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire