jeudi 22 décembre 2011

A experiencia pedagógica por intermédio de blogs em um curso ead

Ando sempre em tentativas de dar sentido ao que faço e principalmente oferecer sentido, ao que aplico, para meus alunos. Afinal o nosso objetivo estará sempre ligado a uma área profissional que tem por meta e aplicabilidade da teoria e pratica no presencial, ou seja, o ato de formar-a-ação de professores (formar,  sem formatar, É dar subsídios) pressupõe um novo professor e uma ampliação do conhecimento via cultura corporal do movimento na escola para as crianças e adolescentes.
A área de atuação profissional conta com os seguintes pilares e não pode existir privilégio de nenhum, que são: o lazer, o esporte, a saúde e a cultura do movimento corporal.
Ao enfrentarmos o desafio de um curso bimodal, em EaD, apresentam-se instancias que não devem excluir, a estes futuros professores, um conhecimento atualizado e que faz referencia à web2.0.
Desta forma a Pedagogia aplicada poderá ampliar o conhecimento dos futuros professores como aprendizes do sec.XXI.
Devemos considerar a Pedagogia como processo ou arte de transmitir conhecimento e habilidades , ou simplesmente a arte de ensinar quando se refere às competencias que os professores utilizam para transmitir o conhecimento.
Concordo que a Aprendizagem está no coração da mudança e transformação pessoal e o aluno precisa assumir riscos e lidar com situações de mudança em seu ambiente.

Concordo que o aluno em EaD ao assumir os riscos e lidar com situações de mudança em seu ambiente, como o proposto para com o blog, dá início a uma utilização diferenciada da web 2.0, uma abertura na concepção de uso da net e da pesquisa.

A dificuldade inicial é que um ensino a distância diferencia-se do ensino presencial porque não há uma centralização na figura do professor, ou seja, ocorre uma mudança de um “poder”, promovendo uma sensível desorientação inicial. Os conteúdos não são mais apenas “duplicados” (retransmissão sem a menor diferença) pelos alunos, mas sim, remixados, transformados e onde se projeta a nova experiência de um aluno orientar aos colegas.

Importante frisar que não é o domínio da ferramenta digital que vai levar o aluno a ser independente, mas sim a sua curiosidade e desejo de construir uma ligação entre o que faz profissionalmente com o que atualmente é ofertado com a Tecnologia digital e os seus pensamentos que serão expostos através da escrita ou outra linguagem.

O Blog provoca a utilização conjunta de imagens, textos, vídeos, áudio, entrevistas e performances ao vivo. Desta forma os artefatos criados promovem o sentido da aprendizagem, refletem a experiência e ampliam o entendimento dos conceitos aprendidos.
Como também estes artefatos criados possibilitam o ato de “prosseguir” (levar em frente) devido ao compartilhamento do conhecimento para outras pessoas.
O caminho que o aluno deve percorrer para orientar a si próprio sem a presença constante do professor delineia o desafio de uma formação (licenciatura) contemporânea de professores em tempos de fragmentação de informações, onde buscamos alguma coerência.

A liberdade do aluno busca apoio em Teorias da Aprendizagem (Construtivismo, Conectivismo, Cognitivismo ...)

Enfim, deve-se fazer senso, construir um sentido em um Blog  será fazer conexões daquilo que se aprende e a sua aplicação através de debates em fóruns, analogias, exemplos, games e linguagens diferenciadas.
O conteúdo curricular oferece subsídios sólidos para experiência a ser vivenciada em praticas ou em escritos acadêmicos. O método colaborativo do blog, em conjunto, mobiliza as idéias escritas, motiva o grupo e oferece acesso às opiniões publicas. A opção pelo blog é inicial devendo levar o aluno até uma experiência de wiki.
Mas será no blog que haverá possibilidade de expor seus interesses pessoais e individuais, em conjunto com o curso EaD. Desta forma haverá um aperfeiçoamento no ato de aprender sozinho, em suas próprias reflexões (na postagem, na escolha do tema, na adequação do conteúdo que tem origem curricular, em sua  autonomia, independente de alguém - sujeito suposto saber) e aprende em grupo (comentários e na plataforma original em debates no Fórum e que estes debates não sejam superficiais.)
Que venha o novo, em um novo ano!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire