vendredi 6 janvier 2012

A experiência pedagógica por intermédio de blogs em um curso ead - II





Esta serie de reflexões escritas que apresento, acompanhando o desenrolar das postagens, tem como objetivo primordial  ampliar o conhecimento digital dos alunos, de Licenciatura, com vistas a uma atualização necessária a um professor do sec. XXI, perante a web2.0.

A experiência pedagógica, a partir de um blog, envolve um letramento digital, ou seja, um aperfeiçoamento, que significa levar o aluno a mobilizar habilidades diferenciadas, ou seja, ir além das competências que adquire perante o currículo apresentado em uma Universidade. Estas novas habilidades também incluem um pensamento crítico e resolução de problemas
Um curso EaD facilita esta aprendizagem e apresenta novos modos de agir ou atuar, de um futuro professor,  perante crianças ou adolescentes, que nasceram sob o signo das tecnologias de informação e comunicação e que  se torna obrigatório no contexto atual da sociedade em rede.
Mas já que iniciamos com alguns pensamentos sobre a Pedagogia, em termos práticos, está incluso aí repensar a Didática; uma Didática que é diferenciada, onde nada é linear e onde principalmente deveremos como tutores provocar e aceitar um processo de aprendizagem intuitiva.
Os critérios estabelecidos no blog, para início do trabalho, não podem ser considerados como OBJETIVOS (geral ou específico) já que o blog é uma ferramenta a mais, na estratégia pedagógica. Ao oferecer um mínimo de 04 postagens ao aluno, ao lado de critérios que possam motivar a escrita, como por exemplo, refletir o passado, repensar o presente e imaginar o futuro, os  objetivos didáticos são descobertos pelo próprio aluno e nunca estabelecidos com anterioridade.
A EaD favorece um desenvolvimento pessoal, generalizado, já que não há limites visíveis e o aluno deve organizar-se a partir da atividade favorecendo a criatividade e desta forma o Blog, como estratégia, apresenta-se mais aberto, já que por vezes uma plataforma pode ser útil em início de processo, mas tornando-se limitadora em meio ao curso para muitos alunos.

A proposta de continuidade mensal, com a mudança de autoria e editoração da postagem, apóia-se em três idéias iniciais:
1-      Evitar a desmotivação devido a existência de impossibilidades pessoais, já que a maioria dos alunos trabalha e estuda.
2-      Proporcionar uma aprendizagem colaborativa e troca de informações, já que o primeiro aluno poderá auxiliar e diluir as possíveis dúvidas dos próximos autores das postagens. Desta forma exercendo um ensino paralelo à sua aprendizagem e à do próprio colega e possibilitando a continuidade do blog.
3-      Estimular a reciprocidade ao ler, escrever  e comentar online ou nos encontros presenciais.

Enfim a nossa pretensão é de uma espécie de costura, de tessitura do antigo e o novo, ou melhor, o que vai ser vivenciado no real acoplado com o conhecimento digital.
Não houve planejamento para estas ações, mas à medida que vivencio a minha experiência pessoal com blogs surgem novas idéias para facilitar as experiências dos meus alunos principalmente quanto à aprendizagem das ferramentas oferecidas na net e livres de custos adicionais.
Ao ter conhecimento de que nem todos os alunos que optaram pelo curso EaD conheciam e faziam uso  regular de computadores e seus componentes até mesmo em simples ações (ligar, desligar, criar arquivos e repassar para pendrive e CD, dowload etc) reconsideramos e entendemos a necessidade da plataforma,  como um caminho inicialmente seguro, sendo necessário esperar algum tempo para que o hábito se instaurasse favorecendo a compreensão da lógica da máquina.

A aprendizagem do uso destas ferramentas no blog deve partir do simples  em direção ao complexo e sem sombra de dúvida será dependente do interesse e possibilidades de cada um destes alunos. Isso tudo ainda me assusta quando fico em duvida se os meus alunos sabem de fato e/ou se será mais importante, para eles, diferenciar um Resumo de uma Resenha, pelas normas acadêmicas.

Como aprendizagens simples consideramos:
1-      a edição da postagem,  o “download” de imagens, links para hipertexto que direcionam a uma pesquisa a partir de fontes verídicas.
2-      Reconhecer a linguagem “HTML” para embutir os códigos com o ctrl C e ctrl V


Como aprendizagens complexas consideramos:


1-   A escolha de uma ferramenta de vídeo, slides, áudio e a sua utilização
2- O entendimento da possibilidade de unir vivencias pessoais e que acontecem no presencial e o virtual (redes sociais) para uma ampliação do seu próprio conhecimento de forma contínua

A aprendizagem inicial para edição da postagem se deu via “chat” da plataforma e por motivos econômicos devem evoluir ainda por esta via. Mas não posso negar a facilidade do contato via celular, mas que devemos evitar devido a custos adicionais para o aluno, e que também poderiam ser motivo de afastamento da atividade.
E finalmente considerar o blog como uma atividade de “Extensão”, ao lado do Ensino (a Pesquisa poderá  ocorrer envolvendo os dois itens), em direção a um e-Portfólio poderá ser gratificante.

Sempre que escrevo, penso nas referências, e não desejo simular proficiência e eficácia, mas na verdade não me reporto a nenhum livro em especial, a nenhum autor em especial; o que ocorre e que fica na memória são as palavras das pessoas que leio, na maioria das vezes em tradução do Chrome e insights que acontecem, desta forma poderia me reportar a uma aprendizagem por intermédio do coletivo, do que aparenta ser interessante e que surge ao acaso, como também por intermédio de fontes que considero verídicas e conceituadas, entre outras.

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