Eis aqui um bom texto e onde traduzo os pontos que creio principais para com o nosso debate.
O autor reflete sobre as diferenças existentes entre o ludismo (jogos e games) e as praticas profissionais, no caso o Futebol.Na pratica profissional do Futebol amplia-se o conhecimento tático e técnico em detrimento de acoes sociais, como se essas acoes não fizessem parte das características iniciais do jogo lúdico. Relata que na medida em que ha o aumento das regras os jogadores mantem o espirito brincalhão entre eles mesmos. Aponta que esta característica, para muitos, somente deve ocorrer no amadorismo. Pode ser considerada como válvula de escape ou resistência às pressões. "Il s’agit de jeunes issus de milieux défavorisés ou « difficiles » en rupture de scolarité et de socialisation, porteurs d’une « culture de rue » telle que décrite, par exemple, par David Lepoutre34". O Esporte faz parte do mundo das convenções organizadas, e que este ambiente ascético produz uma alienação. As representações espontâneas e criativas (técnicas ou táticas) surgem nas ruas e que os programas de treinamento traçam a rota da concorrência.
DEBATE-
Se ha prazer em jogar, como fica o prazer em estudar, grande questão!....as escolas fazem parte do mundo das convenções organizadas e desta forma necessitam rever as causas de aversão ao conhecimento ou afastamento dos alunos, como da mesma forma os professores necessitam trabalhar com o lado criativo e lúdico que mobilizam os alunos em direção ao conhecimento e a aprendizagem.
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