O ser “critico-reflexivo” na Educação provoca conceituações diversas. No ensino superior pode ser dependente da área de atuação, onde a ótica daquele que fala é diferenciada, principalmente porque além de posicionamentos pessoais, o foco do professor é a disciplina que está a ensinar.
Há sem dúvida uma união de grupos, em qualquer colegiado de curso que gera um direcionamento comum, mas salpicado de reflexões pessoais. (Direcionamento epistemológico?)
Há sem dúvida uma união de grupos, em qualquer colegiado de curso que gera um direcionamento comum, mas salpicado de reflexões pessoais.
Mas as questões reflexivas no ensino presencial ou na EaD, deveriam ter uma maior ênfase a partir do aluno, tanto quanto a experiência com reflexões filosóficas que, em nosso Polo, aconteceram no curso EaD e todos foram participativos.
Reflito em 3 momentos com ações crítico e reflexivo
A que ocorre durante uma pesquisa em sites ou artigos
o que fazer para evitar lixos!
A que ocorre no ensino quando se aprende durante uma aula, em qualquer nível
A necessidade de criar o hábito de fazer perguntas insistentemente, mesmo obvias, como: Por quê? Por que não? O que você / ele / ela acha? Qual é a evidência? Quão convincente é? Que razões pode haver para os preconceitos?
Também considero essencial: a aprendizagem ao longo da vida sobre como analisar as duvidas, as próprias e a dos outros e como buscar respostas.
A que ocorre para se contar com uma reflexão critica tendo em vista os assuntos que surgem no decorrer da disciplina ou temas transversais e como os novos professores devem prestar atenção a este pormenor, por exemplo, em nosso caso:
Nas postagens do blog em relação ao passado:
As aprendizagens como aconteciam? O que funcionou? o que foi importante? Poderia utilizar novamente? Eu avaliava? Fui eficiente?
Nas postagens em relação ao presente:
O que se encaixa com o currículo? Como se passa a aprendizagem agora? Sou eficaz? Onde posso melhorar?
Nas postagens em relação ao futuro:
Quais meus pontos fortes como professor? Como irei re-utilizar este conhecimento de hoje no futuro?
Com a experiência no blog, exerceremos uma aprendizagem coletiva, como?
Explico:
1- aprender com os colegas (contribuir e consumir)
2- aprender pesquisando (conectar)
3- incorporar as ideias dos outros, melhorando-a sempre e citando as fontes (criar)
Com a experiência no blog, exerceremos uma aprendizagem coletiva, como?
Explico:
1- aprender com os colegas (contribuir e consumir)
2- aprender pesquisando (conectar)
3- incorporar as ideias dos outros, melhorando-a sempre e citando as fontes (criar)
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire