mardi 24 avril 2012

O estagio e seus desafios




O momento que estamos vivenciando neste período do estágio vem cercado de muitas dúvidas, tensões, surpresas, alegrias e angústias. O Fascículo de Estágio Supervisionado II página 81, vem abordando todas essas sensações que ocorrem no momento de inserção do estagiário na escola. 



Portanto neste período uma imensidão de emoções me invade, é sempre difícil defini-los, logo que se modificam a todo o momento.
Cada experiência vivida, cada ação desenvolvida uma emoção diferente, tem momentos de alegria, medo, insegurança, solidão, enfim como vem citando o Fascículo de Estágio, trata-se um turbilhão de emoções.Sinceramente foi assim que me senti, ao chegar à escola escolhida por mim, com  muita reflexão.


Quando me depararei com este corredor extenso e naquele momento vazio, o meu pensamento naquele instante parava nas seguintes questões: dentro destas salas tem dezenas de crianças e o que ensinar a elas?

Existia um plano de ensino a ser desenvolvida, a escolha de conteúdos, os planejamentos, metodologia, objetivos e avaliação, enfim....

Trata-se de uma escola que não possui quadra de esportes, apenas um campo gramado pequeno, e um pátio não muito amplo, fato este que dificulta as aulas de EF, principalmente quando está chovendo.
Portanto é notável que vá ser um desafio o estágio nesta escola, em todas minhas idas e vindas à escola, senti que as portas ainda não estão totalmente abertas para que eu possa entrar e dar vida ao protagonismo que o Fascículo de Estágio enfatiza: " Interessamos-nos por movimentos de formação que confiram a vocês, alunos estagiários, o protagonismo de práticas criativas na escola." 

Sendo assim fico com a citação de Manoel de Barros (2006, p.15), Acreditamos “[...] que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem com barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produz em nós”.
Neste momento de formação profissional existem sim grandes desafios que não podemos mensurar, mas o encantamento nos faz seguir em frente, as experiências compartilhadas, e as perspectivas de construirmos uma Educação Física diferenciada nos guiará ao que foi pensado.









5 commentaires:

  1. Boa Dagma, tomara que sua experiência com estágio seja menos traumática que a minha e que sua escola lhe ofereça meios de desenvolver suas aulas com qualidade. Na minha escola EF é uma ilusão...enquanto não forem reestruturadas as formas de avaliação e uma obrigatoriedade para que os alunos frequentem as aulas, estaremos vivendo a ilusão da EF escolar.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Oi Jorge, bom saber de você! sempre atento! que bom!

      Supprimer
  2. Este momento realmente não é fácil, porem necessário para que nós professores em formação possamos sentir todos os tipos de sentimentos e emoções presentes no ambiente escolar.
    Não fique com medo de errar, pois este é o momento onde temos que aprender com os nossos erros e também de superar os nossos medos.
    Parabéns pela postagem.

    RépondreSupprimer
  3. Olá Jean, esse seu comentário foi importante, pois devemos dar forca ao grupo, os sentimentos compartilhados em nossa área profissional, alias, console-se a Educacao como um todo!

    RépondreSupprimer