samedi 28 avril 2012

Oficina de docência parte II


A proposta das oficinas de docência no inicio, era para que elaborássemos projetos de intervenção a partir das vivencias construídas no contexto das oficinas, e que fossem desenvolvidos em nosso ambiente de trabalho ou em grupo não formal.
Portanto planejei realizar um projeto, da oficina de expressão corporal em meu local de trabalho. Não demorou muito para que eu percebesse o quanto seria complicado colocar em prática o projeto. A partir dessa problematização decidi desenvolve-lo em outro grupo já apresentado neste blog.
Em 2011, na condição de participante da equipe da CIPA, seguindo o calendário anual, a equipe precisava promover a semana SIPAT.
Trata-se de uma semana voltada para prevenção de acidentes, com palestras e outras atividades. Foi nesta ocasião que me apropriei do projeto elaborado, mas tive que realizar algumas adaptações,  que as intervenções não seriam feitas diretamente por mim como professora, porém todo o planejamento das ações foi pensado a promoverem os objetivos esperados.
O objetivo era de desenvolver nos trabalhadores/colaboradores uma consciência critica sobre o “cuidar de si, e o cuidar do outro”. Através de atividades diversificadas, que valorizasse a cultura corporal, relacionando com as nossas experiências e nossas relações com o mundo.
A semana alcançou o objetivo, pois possibilitou momentos de grande alegria, criatividade, ludicidade, expressividade e grandes reflexões.
Cada dia tinha um conteúdo diferenciado: palestras, dinâmicas, oficinas, apresentações culturais, realmente inesquecíveis.
Estou compartilhando este momento com vocês, pois ele mostra como o conhecimento adquirido neste curso pode influenciar em nossas vidas.



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire