mardi 17 avril 2012

Oficina de docência e seus resultados. Parte I

 Quero compartilhar com todos alguns momentos vivenciados a partir do projeto de intervenção.  Este projeto partiu da experiência com a oficina de docência de Expressão Corporal no SAC IV, onde foi possível realizar uma experiência maravilhosa com a professora Fernanda Simone Lopes de Paiva e demais colegas. Sem dúvidas a oficina nos proporcionou maior criatividade e reflexão, principalmente sobre cada um individualmente.  
O projeto foi desenvolvido em um grupo não formal, conhecido por muitos em nossa cidade, trata-se do Clube de Desbravadores Pioneiro dos Alpes.
 O objetivo geral do projeto era de confrontar os alunos com a cultura corporal, possibilitando perspectivas que permitam a vivência de novas experiências sobre o "cuidar de si e cuidar do outro".
Portanto foram analisados os seguintes temas: Exploração de si pelo próprio corpo, o cuidado com o outro através da higiene pessoal e coletiva, alimentação saudável e questões ambientais como a reciclagem do lixo.


Refletindo sobre está vivência, posso dizer que foi positiva, foi maravilhosa a experiência de estar com as crianças todas as semanas e poder observar nossas relações com o mundo, onde se configura o que chamamos de criatividade, expressividade e ludicidade.
Todavia vale ressaltar pontos que se fizeram negativos, neste caso a avaliação, logo constato que os dados coletados foram registrados de forma insuficiente, fato este que me deixou um tanto frustrada, talvez pela minha pouca experiência.
De acordo com Sant’Anna (1998, p.29, 30) uma avaliação é:

[...] Um processo pelo qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificações do comportamento e rendimento do aluno, do educador, do sistema, confirmando se a construção do conhecimento se processou, seja este teórico (mental) ou prático.  (SANT’ANNA, 1998, p.29-30).

Está reflexão/ critica, sobre o processo das nossas intervenções, principalmente agora no estágio, é primordial para a construção das nossas praticas pedagógicas, além de abrir novas possibilidades de aprendizagem e de desenvolvimento.


Amigos!  Até breve.....


Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire