mercredi 23 mai 2012

a intervenção filosófica do professor de Lutas - O caminho de mãos vazias!

Mosteiro ZEN
"Se o adversário é inferior a ti,
então por que brigar?
Se o adversário é superior a ti,
então por que brigar?
Se o adversário é igual a ti,
compreenderá,
o que tu compreendes...
então não haverá luta.
Honra não é orgulho,
é consciência real do que se possui."


reflexões filosoficas Um dos nossos trabalhos de que mais gostei foi a nossa intervenção com o Polo de Linhares sobre Reflexões Filosóficas.
Trabalho sensacional dos grupos e Polos, principalmente do envolvimento da Filosofia nas modalidades de lutas perante  o pensamento comum a todos sobre as lutas, sem o respeito ao adversário, pensamento este que não pode ser esquecido.
Sei que ocorreu algum transtorno entre o grupo e a minha intervenção quanto a " enxugar" o texto! e que nunca ficou bem aceita da sua parte!

Na verdade os escritos estavam altamente técnicos e daquela forma a produção do grupo seria meramente TÉCNICA, uma apostila!!!.
E o objetivo era totalmente outro, na verdade poucos professores de lutas escrevem sobre a Filosofia e,  retirando a Capoeira, o Judo, o Karatê envolvem a civilização oriental, são modalidades que chegaram ao Brasil através dos imigrantes e nos transportam a outra cultura, e seus rituais.Existem gastos na mudança de faixas, com o kimono e federações.O peso envolve a mudança de categoria também.
Existe um simbolismo, nas cores das faixas, no ato de saudar o adversário antes e durante, bem diferente da capoeira como algo mais antigo e que remete as rebeliões negras em tentativas de resgatar do rigor, de leis existentes, os negros e a sua cultura.
Qual a sua opinião sobre o tema e os ocorridos em nosso trabalho em grupo!

6 commentaires:

  1. Aquele trabalho foi muito legal mesmo!!! bem lembrado!

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    1. sim, aconteceu em 2010, o tempo passa rápido!!!
      E muitas coisas mudaram, vocês se transformaram.

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  2. Ei Teresa, é basicamente nesse sentido, que não só os conteúdos como a metodologia de ensino, que adequo em minhas aulas atualmente. De vez em quando, deixamos a prática de lado, e proponho aos alunos, conheicmentos científicos da arte. A cerca de 1 mês, eles fizeram um trabalho a respeito do BUDÔ.
    Sucintamnete, Budo é o ensinamento das artes marciais, difundido da filosofia budista, onze preza o respeito mútuo entre os praticantes. O Budo preconiza o respeito, em palavras diretas,se diz respeito a ETIQUETA DO KARATE.
    Foi muito proveitoso, discutios de forma aberta, aquilo que realemente eles levariam de conhecimento pra suas vidas. De forma proposital, o trabalho de se constituiu de 7 questões, sendo que a 7ª era em questão da, opinião do aluno quanto a tudo que foi pesquisada. Assim pude diagnosticar, como estava o intuito reflexivo e crítico dos alunos.

    Abordar a parte filosofica da arte, possibilita aos alunos uma maior reflexão a cerca do mundo que os cerca.

    Realmente esse trabalho na época, estava muito científico, percebo o quanto evoluímos....rsrs..

    abração

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    1. Não, discordo, não estava cientifico, estava baseado no tecnicismo!
      Para aplicarmos o termo cientifico faltam muitas coisas , principalmente hipóteses a serem provadas ou nao e pesquisa com dados!
      E você estudou pesquisa qualitativa e quantitativa, e que devemos aplicar em nosso cotidiano em sala de aula sempre que possível, para sermos realmente autores da nossa pratica!

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  3. Realmente muitas coisas mudaram, principalmente o crescimento de todos em relação a escrita.
    Todos estão mais críticos e reflexivos na hora de escrever, e este crescimento devemos principalmente as nossas tutoras (Tereza Penedo, Rosileia Perini e Mariana Pozzatti), que sempre nos icentivaram e orientaram no decorrer do curso.

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  4. Nao podemos esquecer outros, bj

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