A experiência de construir e desenvolver conhecimentos
baseados no currículo escolar e a realização de atividades no estágio II, com o
auxilio do fascículo de Metodologia de Ginástica, nos leva a vivenciar as diversas modalidades da Ginástica e como professora devo me apropriar
desses conhecimentos da nossa cultura do Movimento corporal e desenvolve-los no
contexto escolar enriquecendo desta forma
a realidade cultural e social de nossos alunos. A interação entre as crianças foi um fator
importante pois no começo do estágio haviam dois alunos que não interagiam e em
se tratando do papel pedagógico nesse processo de intervenção, devemos
encaminhar uma avaliação pedagógica tentando abranger as várias possibilidades e variações
nesta intervenção, pois cada caso é um caso e desta forma a interação com os
outros alunos ocorre pelo meio em que o individuo está inserido. O simples contato com algo novo não significa que esse novo já
esteja internalizado, ele passa por um processo no qual o aluno vai assimilando
esse conhecimento se for do gosto dele ou do interesse de internalizar aquilo,
daí sim algo pode vir a proporcionar o desenvolvimento do individuo.A
criança se reconhece enquanto agente de seu espaço e do seu corpo, e as
atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora
ampla, indicado para crianças de 04 á 05 anos. A aula possibilitou aos alunos conhecer melhor seu corpo através dos jogos,
dança e ginástica com as atividades lúdicas que, para a criança, além de
prazerosa, tem um caráter exploratório possibilitando exercícios corporais
com o ritmo, harmonia e desenvoltura corporal. Mas
de qualquer forma refletindo sobre a criança de ontem como também a criança de
hoje considero que ambas perderam um
pouco, pois se ontem elas sofriam com a o auto-controle dos adultos que
impunham castigos com caráter disciplinar, hoje elas sofrem com a imensa
liberdade e não se impressionam mais e não praticam as mesmas brincadeiras, não
freqüentam os mesmos ambientes que outrora nós freqüentávamos; as crianças na verdade se tornaram alvo do mundo
consumista e vem sofrendo com as influencias midiáticas, onde cada vez mais
cedo adotam hábitos que não condizem com sua idade.
Muito legal você colocar em prática aquilo que aprendeu durante a disciplina de "Metodologia do Ensino da Ginástica", principalmente por ter conseguido envolver todos os alunos neste processo.
RépondreSupprimerOutro ponto interessante durante seu texto foi a questão da influência midiática, que inclusive estudamos na disciplina de "Corpo, Movimento e Escolarização" aonde vimos a influência que a boneca Barbie produz nas crianças até os dias atuais.
Também vale ressaltar o lado positivo da influência midiática, pois pelo fato ser um veículo de comunicação em massa, podemos divulgar várias campanhas, trabalhos acadêmicos e científicos através da internet, televisão, enfim, uma série de opções que a tecnologia nos oferece, basta saber utilizá-las.
Muito bem lembrado!
RépondreSupprimer