lundi 13 août 2012

Estagio II








       
A experiência  de construir e desenvolver conhecimentos baseados no currículo escolar e a realização de atividades no estágio II, com o auxilio do fascículo de Metodologia de Ginástica, nos leva a vivenciar as diversas modalidades da Ginástica e como professora devo me apropriar desses conhecimentos da nossa cultura do Movimento corporal e desenvolve-los no contexto escolar enriquecendo desta forma  a realidade cultural e social de nossos alunos. A  interação entre as crianças foi um fator importante pois no começo do estágio haviam dois alunos que não interagiam e em se tratando do papel pedagógico nesse processo de intervenção, devemos encaminhar uma avaliação pedagógica tentando abranger as várias possibilidades e variações nesta intervenção, pois cada caso é um caso e desta forma a interação com os outros alunos ocorre pelo meio em que o individuo está inserido. O simples contato com algo novo não significa que esse novo já esteja internalizado, ele passa por um processo no qual o aluno vai assimilando esse conhecimento se for do gosto dele ou do interesse de internalizar aquilo, daí sim algo pode vir a proporcionar o desenvolvimento do individuo.A criança se reconhece enquanto agente de seu espaço e do seu corpo, e as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora ampla, indicado para crianças de 04 á 05 anos. A aula possibilitou aos alunos  conhecer melhor seu corpo através dos jogos, dança e ginástica com as atividades lúdicas que, para a criança, além de prazerosa, tem um caráter exploratório possibilitando  exercícios corporais com o ritmo, harmonia e desenvoltura corporal. Mas de qualquer forma refletindo sobre a criança de ontem como também a criança de hoje considero que  ambas perderam um pouco, pois se ontem elas sofriam com a o auto-controle dos adultos que impunham castigos com caráter disciplinar, hoje elas sofrem com a imensa liberdade e não se impressionam mais e não praticam as mesmas brincadeiras, não freqüentam os mesmos ambientes que outrora nós freqüentávamos; as crianças  na verdade se tornaram alvo do mundo consumista e vem sofrendo com as influencias midiáticas, onde cada vez mais cedo adotam hábitos que não condizem com sua idade. 


          

2 commentaires:

  1. Muito legal você colocar em prática aquilo que aprendeu durante a disciplina de "Metodologia do Ensino da Ginástica", principalmente por ter conseguido envolver todos os alunos neste processo.
    Outro ponto interessante durante seu texto foi a questão da influência midiática, que inclusive estudamos na disciplina de "Corpo, Movimento e Escolarização" aonde vimos a influência que a boneca Barbie produz nas crianças até os dias atuais.
    Também vale ressaltar o lado positivo da influência midiática, pois pelo fato ser um veículo de comunicação em massa, podemos divulgar várias campanhas, trabalhos acadêmicos e científicos através da internet, televisão, enfim, uma série de opções que a tecnologia nos oferece, basta saber utilizá-las.

    RépondreSupprimer