mercredi 1 août 2012

Professores criativos

Querida Rose, foi uma linda postagem a sua! Sei poderia ter sido maior, compreendo, mas depois explico os pequenos cortes via chat!,ok

Mas vamos falar sobre as suas vivencias criativas de infância!
A Escola sempre foi, para as crianças, um local de descobertas culturais e convívio social. As nossas crianças ainda necessitam deste local, deste encontro!
Um professor que não leve as suas crianças para descobrir o novo deve ficar frustrado, creio eu!

Mas muitas vezes a rotina e  outras causas levam um professor a se tornar desiludido ou desestimulado com esta árdua área profissional.
Mas deve-se ter o cuidado de não repetir o habitual, vivenciar somente o já conhecido, pois na verdade o mundo lá fora da velha escola tornou-se mais interessante, mais estimulante, mais motivador.
Efetue uma analise comigo, se uma criança ou adolescente assiste na televisão jogos esportivos ele terá a capacidade de conhecer o minimo de regras (que são estabelecidas institucionalmente)  para inicio, o final, as pontuações de um jogo. Mas ele sera somente um espectador! Quando uma criança vivencia o jogo esportivo ele desempenha papeis onde se vê no lugar de seus ídolos ...Muitos professores repetem, já que as crianças exigem OU só conhecem o que assistem na TV.
Mas a escola como você falou deve ser lugar de descobrimento, de saber criar, saber modificar o já posto, principalmente.
E nem os professores conhecem tudo, mas envolver os alunos na descoberta sera a grande tarefa deste educador.
Pensando em você escolhi algumas fotos:


Uma ludoteca envolve jogos de mesa, o saber pensar, o saber analisar situações, atitudes que serão necessárias na vida adulta. 
Veja abaixo como o globo deve ser considerado pelas crianças, como a descoberta do que envolve o esporte, em terras tao distantes!

Gosto muito da foto abaixo, poderemos utilizar no Handebol , Futebol, um painel vermelho de tecido pode ser deslocado com facilidade na escola e o custo deve ser muito baixo.
Esta atividade envolve coordenação viso-motora, como também poderemos dividir os alunos em grupos sem ter em conta quem sera o melhor pois todos devem ter a mesma oportunidade.



Decerto que um professor afetivo no processo de ensino de uma criança é fundamental, mas também este professor deve envolver seus alunos em conhecimentos visando o futuro destas crianças, pois um dia o sonho de sempre brincar termina e todos caem na realidade e não devemos deixar somente "boas recordações" mas sim algo que os ajude  a viver o futuro, com as exigências cada vez maiores que, do lado de fora da escola, estas crianças irão enfrentar.
Concorda comigo ? Você ficou ligada à sua escola, envolvida com boas recordações, mas ainda bem que esta mesma escola, quando já adulta lhe oportunizou a entrada no mundo acadêmico, um mundo muito mais amplo para aquela criança que você foi um dia! beijo.
(por isso somos sempre tao exigentes com você!)

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire