mardi 14 août 2012

o saber fazer

Finalmente encontro um tempo para enviar este feedback .
As suas experiencias apresentam-se mais consistentes, parabéns!
Seguem, apos o nosso encontro de ontem, duas dicas que devem ser observadas tanto nos futuros planejamentos como também nas atividades durante o estagio.

- Apesar de sonharmos com grandes atividades devemos estabelecer o inicio com atividades básicas e depois de acordo com esta faixa etária, seguirmos para algo mais complexo.
As primeiras atividades devem envolver as habilidades rudimentares e depois gradualmente devem ser anexadas ás atividades, as habilidades fundamentais, em busca de uma complexidade gradual. Isto sempre sera dependente da sua observação, principalmente das crianças que se mostram mais tímidas, mais receosas, mais inibidas em sua fase motora.
Desta inibição é que surgem no ensino fundamental os problemas de escrita, de analise e síntese, de classificação e de sequencia.

Estas atividades devem ser a base da Pre-escola.
Explico e exemplifico:
-dificuldades motoras em correr, rolar, saltar, equilibrar, que envolvem os grandes músculos!! o corpo presente tem muito a ensinar!!!!

-dificuldades com manuseamentos de objetos onde devemos facilitar os pequenos músculos dos dedinhos preparando-os para a escrita. Separar pequenos objetos e grandes objetos, por cores, por tamanho, por formas..Cantar e dançar expressando o que cantam em musicas....

Sei que são as atividades que você utiliza, a dificuldade sempre sera de colocar como objetivos nos termos adequados a uma boa professora.

Quanto ao que conclui sobre a influencia mediática, ao observar o comportamento de uma aluno questione, converse, a criança deve ser estimulada a dar a sua opinião. Que tal ouvir?

A mídia acelera a inteligencia da criança por meio de imagens que se encontram em casa a toda a hora, não se pode fugir deste confronto.
Observe o quanto você aprendeu com o curso EaD, com a tecnologia, com o uso das imagens!!











2 commentaires:

  1. Partir de movimentos simples aos mais complexos de acordo com a faixa etária, este é o caminho que devemos seguir quando fomos realizar nossos planos de aula.
    Por isso que é de extrema importância definir bem os objetivos a serem alcançados pelos alunos no decorrer das aulas, pois assim, teremos informações suficientes para avaliá-los no final de trimestre ou período, de acordo com a avaliação escolhida pelo professor, é claro.

    RépondreSupprimer