jeudi 21 février 2013

Contato com aluno EaD por parte da Tutoria - 2009


Outubro de 2009
Caro aluno,
Estou viabilizando a leitura do seu Portfólio e deixo aqui a minha mensagem esclarecedora sobre alguns pontos:
O Objetivo de um Portfólio é desenvolver a sua competência linguística escrita, como também a capacidade de observação do seu percurso na Universidade, para que possamos juntos refletir e avaliar o seu trabalho elaborando em ordem vários conceitos.
Aconselho os seguintes tópicos:

1-A capa e o índice devem constar mas aos mais esquecidos, que tal recordar os pontos fixados para a elaboração da Memória Profissional?
2-Nos setores concernentes às diversas disciplinas acrescente os documentos que foram pedidos para que constem no Portfólio.
3-Registrar (colecionar) experiências, como a do último Congresso, em CD, em que participou com seus colegas. Como também trabalhos em grupo desenvolvidos em conjunto e trabalhos pessoais.
4-Selecione o que é mais significativo para você no seu processo de aprendizagem, explicitando as razões: Escolhi este texto ... Selecionei esta foto .... Apresentei este trabalho .... (escreva simplesmente, não necessitando digitar, coloque ao lado do documento escolhido)
5-Nesta oportunidade acrescente a sua agenda de horários semanais, sendo esta a primeira tarefa para o Seminário de Estudos no corrente mês.
6-Escreva um texto sobre este seu primeiro ano de curso, em uma Universidade, após um vestibular e que acontece em uma nova forma, ou seja, à distância. Esta será a sua segunda tarefa.

O material selecionado apresentará uma visão enriquecedora e partilhável. Como deve ter visto há um sentido de vivência em cada nova experiência que permite informações, modos de interpretar e viver o mundo; isto quer dizer que é uma análise pessoal sobre o seu desenvolvimento.
O processo de Portfólio é contínuo, progressivo e importante, pois o “dono” do Portfólio saberá seus pontos fortes e fracos, as dificuldades e sucessos; o conteúdo enfoca a sua futura vida profissional sendo que é importante colocar as datas em seus trabalhos.
E eu como sua orientadora, esclarecerei dúvidas e oportunamente viabilizarei apoio para que possamos aprimorar a sua capacidade de aplicação do conhecimento em uma perspectiva de mudança. Mudança de que? De quem? A sua inicialmente,
Porque todos têm algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ...” Galeano, E. 
Um abraço,

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire