Na sociedade há uma valorização do que é "científico".
A afirmação de base científica ou da "cientificidade"comprovada de algo, é uma forma de atestar a sua Excelência.
Isso porque a Ciência é orientada por um Valor - a Verdade , algo a ser descoberto!
Poderemos ler, no texto indicado como suporte, uma citação de Nietzsche sobre a verdade "como uma construção violenta de um mundo à nossa medida".
Ou com Foucault que nos diz que "A verdade está saturada de Poder".
Mas, fica a questão, só vale a racionalidade científica?
Quais aspectos que não falam nesta cientificidade? aspectos estes que por muitas vezes são calados, ou que não interessam.
Gostaria de lembrar aos meus alunos, que esse debate sobre a "cientificidade", põe em causa, neste estudo sobre Epistemologia, a nossa área profissional.
Há de se separar as coisas.
Não nego que por muitas vezes me questionei sobre a validade de muitos artigos, e suas pesquisas alucinantes, em termos de benefícios repassados para a nossa área.
A aplicação destas pesquisas, sob o cunho científico sim, e que por vezes continham resultados alienados em face do dia a dia de um professor ou mesmo até ao que eles se propunham a efetuar!
Por exemplo, será que o salto denominado "dos Santos" na Ginastica Artística , por seu nível de dificuldade e carga demasiada para as articulações, de um modo geral, contribuiria em algum momento para as minhas aulas na Universidade ou transmissão de conhecimento, para meus alunos serem melhores professores.?
Quero que vocês entendam, sem desmerecer, por exemplo aqueles que praticam tal ou outro esporte, que a parte, neste arsenal de estudos, que possa ser direcionada àqueles que vivem a trabalhar na Escola tem um significado mínimo, ou seja, na maioria das vezes é irrelevante.
Há sem dúvida um numero muito grande de especialidades profissionais ligadas à realidade científica.
Mas existem aspectos que não falam dentro da mesma cientificidade.
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