samedi 14 septembre 2013
Epistemologia
Sempre me atraiu um curriculo de curso integrado. Desde o inicio procurei demonstrar para meus alunos este modo de integraçao do conhecimento, dizendo melhor dos diversos conhecimentos que envolvem a Ed Fisica.
Sempre procurei nestas idas e vindas lançar os fasciculos das disciplinas em complementacao uns com os outros; tanto para fortalecer referencias bibliograficas como tambem fortalecer a base de uma formaçao, daquele que esta sendo formado.
Como se em um entrelaçamento os conhecimentos seguissem a reflexao de que cada um deles se integram a um outro.
Eis por exemplo a foto de hoje, ja que estou com a disciplina de Epistemologia.
Estes fasciculos ofereceram uma base solida e aqora com a Epistemologia poderemos debater sobre as origens e a validade do nosso conhecimento acumulado em nossa formação.
Desta vez irei participar bastante do Forum de Epistemologia. Por diversas razoes, na verdade como tutora, fui me afastando aos poucos dos foruns, no intuito de facilitar o surgir da autonomia de vocês. E sem duvida isso aconteceu, todos deviam participar, e nao porque a tutora participava e cobrava, mas sim porque o forum é a Sala de aula.
Sei que estamos atarefados com muitas coisas, gente correndo atras disso e daquilo, mas o caminho continua. LER, ESCREVER E REFLETIR sempre fizeram parte da missao do curso de Licenciatura.
Sem duvida que a disciplina EPISTEMOLOGIA ficou para o final por ja terem sido oferecidos subsídios filosoficos e de conhecimentos acumulados que devem facilitar a compreensao principalmente da palavra, e do que surge no texto indicado, como suporte didatico, que se chama "subjetividade"e a compreensao do que ela seja!
Li o texto indicado e deixo a minha reflexao.
O autor fala das controversias.. saberemos entender o que significa controversias? Didaticamente o texto aborda a partir dos anos 80-90 a nossa crise de identidade. De Politico ideologica á Epistemologica , visualizando-se para a atual critica estetica relativa ao corpo.
Do materialismo historico para o que chamamos de critico superadora (lembram desse nome?no fascículo de Metodologia)
O autor, em seu texto, ajuda-nos para a compreensão das vertentes : vontade de verdade (cientificidade)
/ vontade de Poder (esta palavra como força ou opressão) a a vertente Pedagogica .
E sem duvida que considerei muito boa a frase daquilo que intitula como "ARTE DA MEDIAÇÃO" quanto à Educacao Fisica.
E a síntese deste embate se faz: onde ficaríamos nós, na contribuiçãoi social ou na comprovacao da cientificidade.
Realmente, se ha crise, ha debate..
Quais as duas correntes, autores e seus argumentos?
E deveremos nos posicionar perante a vertente cientifica, no momento atual do Forum, e escrever as nossas percepções desta vertente.
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