vendredi 27 septembre 2013

Epistemologia da Educação Física



Revejo o fascículo de Epistemologia  e deixo aqui alguns parágrafos que se fazem importantes:

"[...]quando pensamos e almejamos a formação de profissionais autônomos e críticos, capazes de criar e fazer avançar uma área do conhecimento, capazes de elaboração própria e não apenas de aplicar as ideias
dos outros, as perguntas colocadas até aqui passam a fazer sentido."(p.5) ISSO AO  NOS QUESTIONARMOS SOBRE EPISTEMOLOGIA.

"[...] refletir sobre esses conhecimentos e saberes nos permite entender sobre quais saberes nossa prática está construída e fundamentada e, assim, aumentar as nossas chances de buscar novas bases ou fundamentar melhor nossa prática; renovar a nossa prática (e não, simplesmente, copiar práticas de outros)."(p.5) ( atenção, marcação em negrito é minhau)

DESTA FORMA ENCONTRAMOS FOCOS: fundamentação e transmissão!
"[...] temos já dois focos: qual caráter do conhecimento fundamenta nossa prática e qual caráter do conhecimento transmitimos em nossa prática pedagógica."(p.6)

MAS, E O OBJETO CIENTÏFICO e/ou o Objeto de ENSINO?

"O nosso objeto parece ter pelo menos um duplo caráter: é um conhecimento ou saber que se configura como um “saber fazer” e, por outro lado, como um conhecimento ou saber “sobre esse fazer”(p.6)

"[...] o campo acadêmico da Educação Física incorpora cada vez mais intensamente as práticas científicas, não só o conhecimento científico[...] (p.9)

 "Em função dessa cultura de especialistas, cada ramo construiu seus mecanismos próprios de divulgação e debate científico, de tal maneira que não há quase diálogo entre os “cientistas” ligados às diferentes disciplinas ou “subáreas”. "(p.10)

"[...]  a Educação Física não é capaz de oferecer/fornecer uma identidade epistemológica própria a essas pesquisas. A pesquisa em fisiologia do exercício não é ciência da Educação Física e, sim, ciência fisiológica, assim como a história do esporte não é Ciência do Esporte (no sentido epistemológico) e, sim, ciência histórica."(p.11)

"[...] Defendemos aqui a ideia de que a Educação Física não é uma ciência. No entanto, está interessada na ciência ou nas explicações científicas. A Educação Física é uma prática de intervenção e o que a caracteriza é a intenção pedagógica[...]" (p.11 )

"Ou seja, nós, da Educação Física, interrogamos o movimentar-se humano sob a ótica do pedagógico: sua problemática é a participação e a contribuição do movimentar-se humano e suas objetivações culturais na/para a educação do homem."(p.12)

"O movimento humano por si só não é um objeto científico; são, antes, os problemas que lhe são
colocados sob uma nova perspectiva que podem configurar um novo campo do conhecimento. Objeto científico é algo construído a partir de determinada abordagem."(p.11)

"[...] o objeto de uma prática pedagógica não tem as mesmas características fundantes de um objeto
de uma ciência. O objeto da Educação Física como prática pedagógica é retirado do mundo da cultura corporal de movimento, quer dizer, é selecionado a partir de critérios variáveis, ou seja, dependentes
de uma teoria pedagógica, desse universo. Podemos chegar ao ponto de configurar nosso objeto de forma mais abstrata e aí diríamos ser a cultura corporal de movimento."(p. 12)








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