mardi 22 octobre 2013

Epistemologia - uma história


Considere um adolescente lentamente descendo as escadas da arquibancada do estádio de futebol em direção à rua. Vamos dizer que ele,  António, tem uma pequena manca devido a um ferimento de futebol que ele sofreu quando jovem, logo depois que ele chegou em St Teresa- ele brincava com outros amigos em um campo de várzea no bairro.
Agora, ele está descendo as escadas  em vez de ir jogar com seus amigos.

Essa é uma  particularidade da vida real: António é uma pessoa especial em uma situação única e irrepetível, e não há teorias, não importa o quão complexo, que pode se dizer exatamente onde cada um dos pés de Antonio cairá com ele na escada, o que pode explicar a origem de cada um dos seus pensamentos e ansiedades quando ele segue o seu caminho .
Ele se movimenta,  não há teorias ou modelos que abordem estas questões?. Há. Neurociência pode olhar para os padrões de disparo neural em seu córtex frontal, córtex parietal e cerebelo para obter uma boa idéia de como ele está negociando a tarefa física de caminhar.
A ciência cognitiva e psicologia pode mapear seus padrões de pensamento e chegar a um modelo para seus hábitos cognitivos, permitindo que um pesquisador improvavelmente bem informado para fazer previsões sobre o que Antonio pode estar pensando.
Mas ele não faz a aula de Educação Física....!
A vida real é tão estupendamente complexa , as cadeias causais que conduzem a qualquer ocorrência específica, pensamento ou movimento são, funcionalmente, tão vastas e complexas que finalmente, este acontecimento está invulnerável à captura teórica. Teórica científica.

Isso se aplica ao comportamento humano e sistemas físicos parecidos. Você não pode reunir suficientes teorias e modelos para predizer a realidade completa do mundo.



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire