lundi 7 octobre 2013

Frases sensacionais das Narrativas - parte I

A escrita é uma forma de libertação, disse eu, aliás escrevi, a um aluno. Percorro com meus olhos as narrativas de 5 anos de formação, e encontro lá algumas frases que considero como Pérolas no sentido lato e figurado. e que desejo guardar comigo:

- "Até então só havia tido professores e nunca ouvi falar de “tutor” (aluno 6)

-No começo enviar uma tarefa era a coisa mais difícil, pois não dava certo nem ao mesmo entrar na plataforma Moodle,  foi ali que começou a dificuldade, lembro que fiquei horas tentando entrar, pois eu tinha uma senha para com a mesma ter acesso e não dava certo, o que me deixava angustiada." (aluno 6)


- "a perspectiva da ação/reflexão/ação vem sendo condicionada a diversas situações em meu cotidiano, não apenas  ligados ao currículo, mas sim, aos diversos fatos que ultrapassam as “paredes” da universidade, do polo, da plataforma, dos encontros presenciais .." ( aluno 5)

- " Uma das grandes dificuldades enfrentadas com essa metodologia de ensino, foi ao fato de termos que nos organizar quanto ao cronograma de estudos, pois nossa organização nos conduzia ao sucesso, e é ai que estava o problema. Acostumado com o método tradicional, não consegui construir e me adaptar ao ponto de diariamente tirar algumas horas para os estudos, e a plataforma necessitava disso, e de nossa presença diariamente para dar combustível aos fóruns de discussões."
(aluno 5)

- " Atrás dos bastidores muitas coisas acontecem na vida de um aluno EAD, este possui um perfil bem diferenciado do aluno presencial. Muitas vezes esse se transforma em uma “incógnita”, onde tutores, professores e coordenação, buscam compreender sua invisibilidade na plataforma, diante dos fóruns coletivos, e muitas vezes até mesmo no individual." (aluno 4)

 - " Obviamente eu não tinha dúvidas, o “tempo” era meu maior desafio no ensino a distancia.  Sendo que a educação a distância é construída a partir da disponibilidade e da organização do tempo, se isso não acontece fica complicado mediar nosso aprendizado." (aluno 4)

- " Os tutores sem duvida embarcaram em uma das viagens mais desafiadoras das suas vidas, por hora um tanto solitária e silenciosa e por outras, um tanto próxima e turbulenta. Triste devem ter sido os momentos em que nós alunos não aparecíamos na plataforma, ou quando o relógio marcava onze horas e cinquenta e cinco minutos do domingo à  noite em que havia uma atividade para ser postada e o aluno nem sequer havia aparecido no fórum individual para dialogar a mesma atividade" (aluno 3)

-"Bom saber que essa historia não é só minha, mas de muitos que assim como eu, sentiram dificuldades, pensaram em desistir, tiveram que se adaptar aos meios informatizados, mas acima de tudo, tiveram coragem de lutar para alcançar esse objetivo tão bonito de poder se formar professor." (aluno 3)

- " Um ponto importante e que merece ser mencionado é o fato de que desde o início do curso tivemos a felicidade de encontrar tutores que fizeram e ainda fazem a diferença no modo como os mesmos conduzem suas tutorias, pois acredito que um dos grandes segredos para que o aluno possa ir bem durante o curso seja o de ter bons tutores para auxiliá-los quando necessário..." (aluno 1)

- " Passar um email, anexar arquivos e fotos, trocar mensagens instantâneas, participar dos fóruns e de web conferências foram [...]. Uma das atividades que foi imprescindível no decorrer do curso foram minhas participações nos fóruns, pois passei a me expressar melhor e assim fui melhorando na escrita e leitura." (aluno 1)

- " Essa possibilidade de estudar à distância me fazia acreditar que seria mais fácil e menos exigente, sem saber que estava totalmente equivocado."(aluno 2)

- " Lembro-me quando comprei meu primeiro notebook, pois não aguentava mais ficar dependente dos computadores da secretaria, da sala de informatica ou das lanhouses, o que dinamizou minha rotina permitindo que assumisse outras responsabilidades além de somente estudar." (aluno 2) 


Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire