mardi 10 janvier 2012

Projetos Sociais x Clubes Profissionais


Geralmente as crianças treinam no máximo 2 vezes por semana e para participarem dos mesmos não precisam ser os melhores jogadores da cidade, pois o objetivo central dos Projetos é o de oportunizar às crianças do município a prática de diversos esportes em contra turno escolar independente de suas habilidades.
Os professores geralmente se preocupam com seus alunos em relação a sua vida escolar, pessoal e familiar, pois procuramos transmitir valores tais como: respeito ao próximo, saber ganhar e perder, trabalhar em grupo, enfim, uma série de valores que possam vir a fazer diferença na vida dos alunos.

                                                           Clubes Profissionais

Os jogadores treinam de 3 a 5 vezes por semana dependendo da idade, e lá só jogam os meninos que são escolhidos através de testes (peneiras), por indicação do técnico ou de olheiros do clube.
Existe a obsessão e obrigação pela busca de resultado a todo instante, pois o objetivo dos clubes é de formar jogadores para jogarem profissionalmente ($), sem muita atenção a outros pormenores,  mas sim com o seu desempenho dentro de campo. Quando o jogador cai de produção e não está mais sendo útil para o clube ele é dispensado e substituído por outro, ou seja, enquanto o jogador estiver produzindo ele está dentro da equipe, mas quando os resultados não aparecem costumamos dizer que “a barca vai passar” e muitos irão embora.

Quando as duas equipes se encontram numa competição como a que vamos participar é notório a diferença física existente entre os meninos, pois os clubes disponibilizam aos seus atletas salas de musculação, alimentação balanceada, suplementos alimentares, ajuda financeira, ou seja, eles procuram suprir todas as necessidades  que um atleta necessita para desenvolver-se fisicamente e tecnicamente.

Ou seja, de um lado as crianças participam dos projetos sociais independente de suas habilidades, já do outro só participam os jogadores escolhidos devido suas habilidades e condições físicas.

Muitos jogadores que participam de Projetos Sociais sonham em serem jogadores de futebol um dia. O grande problema é quando estes meninos abrem mão dos estudos para se dedicarem exclusivamente a um só objetivo, pois quando eles não se concretizam, ficam sem saber o que fazer devido ao baixo grau de escolaridade, e com isso as coisas tornam-se mais difíceis no mundo globalizado em que vivemos atualmente.


Atividade do Projeto Bom de Bola - Santa Maria de Jetibá


 Vou ficando por aqui, aguardem por mais notícias...


3 commentaires:

  1. Gostei muito, pois a sua escrita apresenta uma reflexão critica! Para te falar a verdade eu fiquei um pouco chocada, com a palavra "vende-los" e procurei amenizar! apesar de ser verdade e de que os pais procuram este caminho e isso dá margem a interesses diversos!Você escreveu com consciência e foi corajoso!

    RépondreSupprimer
  2. The boys are of course interested in being great players and maybe like the money too. Do you think it possible to take this energy for the sport and turn some of it into interest in learning? In Canada, hockey teams scout talent and sometimes misuse that talent by working the players too hard and wear them out too fast.

    I like your comments! You speak as a responsible adult who thinks of the young as valuable for being whole people and not just footballers only good for our entertainment.

    Scott Johnson

    Os meninos são, naturalmente, interessado em ser grandes jogadores e, talvez, como o dinheiro também. Você acha possível levar essa energia para o esporte e transformá-lo em alguns de interesse em aprender? No Canadá, o hóquei caçador de talentos equipes e, por vezes, mau uso que o talento dos jogadores, trabalhando muito duro e usá-los muito rápido.

    Eu gosto de seus comentários! Você fala como um adulto responsável que pensa dos jovens tão valioso por ser povo inteiro e não apenas jogadores de futebol só é bom para nosso entretenimento.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Devemos respeitar os limites físicos e psicológicos destes meninos, pois dependendo da idade eles ainda não estão em condições de suportar a pressão de subir para uma equipe profissional antes do tempo certo.
      Não podemos pular etapas, temos que ir com calma e pensar não somente em revelar talentos para o meio esportivo, mas sim formar cidadãos para a sociedade.

      Supprimer