jeudi 16 février 2012

As transformações que o conhecimento proporciona via EaD - bimodal

Amigos,
Encerrado mais um seminário na UFES, depois de longas maratonas de palestras, instruções acadêmicas e apresentações de oficinas, todas avaliadas no propósito de aperfeiçoar o nosso percurso acadêmico, me deparo com uma enorme sensação de satisfação diante do privilégio que estamos obtendo pelo fato de sermos alunos desta Universidade, que tem um corpo de professores e tutores de primeira qualidade valorizando a nossa formação.
Tive a imensa alegria de presenciar um momento honroso oferecido aos meus colegas de Polo, Ronildo Stieg, Jean Fabian e Raynner Barcelos por terem seus textos sendo publicados no próximo fascículo de Estágio Supervisionado, o que comprova a competência que nós alunos temos à nossa disposição através das orientações presenciais de Mariana Pozzatti que nos instruiu tanto na construção de nossos textos, quanto nas orientações dos conteúdos ensinados, premiando-a com essas publicações, tendo a certeza  da valorização do seu esforço. Assim, também quero atribuir méritos à nossa tutora à distância, Mestra Tereza Penedo que tem nos direcionados a uma vida acadêmica diferenciada, nos estimulando a experimentar recursos tecnológicos que tem mudado nossa formação, além de sua competência na transmissão dos conhecimentos e direcionamentos na construção de nossos textos, que em especial, terei em breve uma publicação no site da Universidade do Futebol e atribuo todos os créditos às suas orientações que me mostraram um novo formato no relato de minhas experiências e na linguagem transmitida nos conteúdos apresentados que resultaram nesta publicação, não me restando outra ação a não ser de parabenizar a toda equipe de professores que nos tem orientado nestes 3 anos de percurso acadêmico.
Não poderia terminar este relato sem citar a minha passagem neste seminário que me proporcionou uma experiência que muitos professores já formados não tiveram e jamais terão, a de ser aluno e de participar de uma oficina de docência com uma das lendas da Educação Física de nosso país, Mestre Valter Bracht
Quando escolhi a oficina de Basquete jamais imaginava que teria este privilégio, e participar dela foi algo incomparável, pois já havia tido contato com o mestre em alguns fascículos das matérias que já estudamos  percebendo um conteúdo teórico inimaginável, não sendo em vão suas graduações e reconhecimento, mas ficava uma curiosidade quanto a parte prática, que me deixou admirado por suas convicções no ensino do basquete e na autoridade que nos transmitia o conteúdo da modalidade atendendo a todas as expectativas mesmo sabendo que o conteúdo transmitido foi resumido devido ao pouco tempo disponível mas com subsídios suficientes para uma intervenção da modalidade em Santa Maria de Jetibá. 
Fui pra casa com uma convicção interior, a de me esforçar ao máximo para adquirir o maior volume de conhecimento que puder. Comentava com minha esposa o quanto me encontrava admirado com o retorno dos seminários e o tanto que me motiva terminar este curso tão qualificado. Agora estou começando a entender o porque de tanta valorização em cima dos alunos formados nas Universidades Federais diante do mercado de trabalho, realmente o ensino é diferenciado, o que me deixa muito feliz e orgulhoso por fazer parte deste corpo docente.
Como não vamos mais mobilizar uma oficina de basquete com meus alunos, deixo pra todos o vídeo que finalizaria a minha apresentação caso ela ocorresse, pois já estou vivenciando a minha prática como professor em casa com o meu melhor aluno, que por sinal aprende rapidinho...
Abraço a todos

6 commentaires:

  1. Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.

    RépondreSupprimer
  2. Oi Jorge e Teresa;
    Oi demais alunos e colegas de equipe do Prolicen;
    Oi demais todo mundo que passar por aqui para ler essas linhas... Do Jorge, da Tereza e minhas...

    Jorge, fico feliz com a emoção que te toma, com o senso crítico que se constrói em relação a sua formação e com o seu relato que te expõe e nos expõem a todos nessa construção de muitas mãos que é o Prolicen/EF.

    Tereza, eu discordo de você... Onde você vê "tapa de pelica", eu vejo reconhecimento, felicidade, conquista e partilha. Seu relato me causa profunda estranheza: acho que você ouviu o que quis e, o que é pior, publicou aqui o que quis... Suas projeções no texto do Jorge não correspondem ao que vi e ouvi dos professores de Estágio Supervisionado em reconhecimento público ao esforço de todos.

    O engraçado é que você faz parecer apenas suas convicções e ações que de toda a equipe de trabalho (que envolve alunos, tutoes e professores), na qual você está engajada. Do fundo do meu coração, não entendo o seu amargor e me disponho a conversar pessoalmente sobre ele.

    Ao grupo de Santa Tereza e a todos que sairam renovados e dispostos do SAC VII, meu grande e já saudoso abraço.

    Fernanda Paiva
    Coordenadora do Prolicen/EF

    RépondreSupprimer
  3. Removi,porque escrevi no lugar competente, mas bem sei que a sua leitura seria esta, que bom. Poderemos conversar a qualquer hora. abraços.

    RépondreSupprimer
  4. Amarga, eu, NUNCA!
    sou consciente do grupo! e do meu trabalho neste grupo!

    RépondreSupprimer
  5. Oi Tereza,

    Passei aqui para pegar o link e socializa-lo com pessoas que podem ajudar na conversa da transição do Prolicen para a UAB. A iniciativa deste blog é importantíssima pois dá visibilidade ao que fazemos para aqueles que não podem ter acesso ao nosso AVA.

    Fico feliz de podermos migrar a nossa avaliação interna sobre o processo de construção coletiva para um ambiente restrito. Não tenho problema nenhum de conversar sobre ela, mas me sinto mais a vontade num ambiente em que possamos dialogar sem exposição excessiva e desnecessária dos nossos desencontros. Passo a socializar a nossa discussão pelo box email do Polo.

    Esclareço que não lhe chamei de amarga. Nem de longe penso isso de você, que é dinâmica, tem iniciativa, é curiosíssima e tem trazido muitas colaborações para o nosso grupo. O amargor - senti eu - estava nas palavras duras dirigida a uma ação-homenagem (dos professores de estágio) cuja leitura tem outros entendimentos diferentes do seu. Pode ter até havido uma deselegância, mas isso não desautoriza nem o seu trabalho (e de todos os tutores do Prolicen CEFD UFES) e nem a competencia da equipe de professores de Estágio.

    Dessa história toda, o que eu quero MESMO ressaltar é o mérito desse espaço de divulgação e a minha esperança e expectativa que todas as nossas turmas, de todos os Polos, possam estar registrando e compartilhando as suas experiências formativas por meio de espaços como esse. Esse é o desafio que o Polo de Santa Tereza está a liderar e só me resta parabenizar e incentivar a todos envolvidos nessa empreitada.

    Gde abraço

    RépondreSupprimer