Durante o percurso do curso em alguns
momentos, nos apropriamos da interpretação, bem como nas oficinas, pois
pressupõe-se uma forma de aprendizado para todos os sujeitos envolvidos, tanto
ativos(os que realizam a interpretação) como passivamente(os que assistem algo
interpretado), ou seja, um fator, que favorece a educação.
Desta forma, a interpretação, também pode ser analisada como um jogo de faz
de conta, onde, se internaliza comportamentos e papéis, contribuindo para a
Zona de Desenvolvimento Proximal. Para tanto, vale ressaltar a disciplina
"Conhecimento e Metodologia do Ensino do Jogo,'' que ao referir-se a
Vygotsky, afirma: ''O conceito de ZDP, é central na teoria desse autor,
sendo muito útil à educação''.(MELLO, DAMASCENO, 2011, p.34).
Pois ao se utilizar do jogo de faz de conta (interpretação), o indivíduo sai
do nível de desenvolvimento real, para uma zona de desenvolvimento, mais
elaborada, conforme Mello e Damasceno(2011): "Essa região, que está logo
além da zona de desenvolvimento real, Vygotsky denominou de zona de
desenvolvimento proximal. Para esse autor, o jogo de faz de conta cria novas
zonas de desenvolvimento proximal...''( p.34).
Para favorecer à prática docente, durante todo o percurso, foram realizadas
oficinas a cada semestre, a primeira oficina da qual participei, foi de
expressão corporal, logo, entender a linguagem do corpo também pode favorecer o
jogo de faz de conta, então a consonância de ambos, fundamentou o projeto de
intervenção que fora realizado com os próprios colegas, como exposto nos
slides, através de dinâmicas, com a dramaturgia (interpretação), ou seja, o jogo de faz
de conta, e ainda na expressão corporal, os alunos compreenderam a linguagem do
corpo, o corpo também fala e como fala!!!!!
http://www.slideshare.net/rosanastieg
Os alunos simulando uma bicicleta, (a aluna no chão), e andando de bicicleta (o aluno em pé).
Através do corpo, podemos nos expressar de diversas formas, seja com um olhar,gesto, movimento, enfim, um corpo que fala,sente e reage de várias maneiras.
RépondreSupprimerPelo fato da Educação Física trabalhar com a cultura corporal do movimento e de se manifestar através dos conteúdos(Jogos, Esportes, Lutas, Dança, Ginástica, Brincadeiras, Cantigas de roda, entre outros, acredito que a oficina de Expressão Corporal tenha contribuído para sua formação.
Oi, Fabian, sim isso mesmo. Mas o tema que cada um tra para a postagem fica realmente inteessante, veja bem ocaso da Rosana, que nos tras o tema da zona de desenvolvimento, que aqui no blog fica aparente, que significa a ultrapassagem dela em muitas aprendizagens!
Supprimer