lundi 9 juillet 2012

ALUNA 7: EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA


Durante o percurso do curso  em alguns momentos, nos apropriamos da interpretação, bem como nas oficinas, pois pressupõe-se uma forma de aprendizado para todos os sujeitos envolvidos, tanto ativos(os que realizam a interpretação) como passivamente(os que assistem algo interpretado), ou seja, um fator, que favorece a educação. 
Desta forma, a interpretação, também pode ser analisada como um jogo de faz de conta, onde, se internaliza comportamentos e papéis, contribuindo para a Zona de Desenvolvimento Proximal. Para tanto, vale ressaltar a disciplina "Conhecimento e Metodologia do Ensino do Jogo,'' que ao referir-se a Vygotsky, afirma: ''O conceito de ZDP,  é central na teoria desse autor, sendo muito útil à educação''.(MELLO, DAMASCENO, 2011, p.34).
Sac v rosana
View more PowerPoint from rosystyg
Pois ao se utilizar do jogo de faz de conta (interpretação), o indivíduo sai do nível de desenvolvimento real, para uma zona de desenvolvimento, mais elaborada, conforme Mello e Damasceno(2011): "Essa região, que está logo além da zona de desenvolvimento real, Vygotsky denominou de zona de desenvolvimento proximal. Para esse autor, o jogo de faz de conta cria novas zonas de desenvolvimento proximal...''( p.34).

 Para favorecer à prática docente, durante todo o percurso, foram realizadas oficinas a cada semestre, a primeira oficina da qual participei, foi de expressão corporal, logo, entender a linguagem do corpo também pode favorecer o jogo de faz de conta, então a consonância de ambos, fundamentou o projeto de intervenção que fora realizado com os próprios colegas, como exposto nos slides, através de dinâmicas, com a dramaturgia (interpretação), ou seja, o jogo de faz de conta, e ainda na expressão corporal, os alunos compreenderam a linguagem do corpo, o corpo também fala e como fala!!!!!

http://www.slideshare.net/rosanastieg

Os alunos simulando uma bicicleta, (a aluna no chão), e andando de bicicleta (o aluno em pé).

2 commentaires:

  1. Através do corpo, podemos nos expressar de diversas formas, seja com um olhar,gesto, movimento, enfim, um corpo que fala,sente e reage de várias maneiras.
    Pelo fato da Educação Física trabalhar com a cultura corporal do movimento e de se manifestar através dos conteúdos(Jogos, Esportes, Lutas, Dança, Ginástica, Brincadeiras, Cantigas de roda, entre outros, acredito que a oficina de Expressão Corporal tenha contribuído para sua formação.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Oi, Fabian, sim isso mesmo. Mas o tema que cada um tra para a postagem fica realmente inteessante, veja bem ocaso da Rosana, que nos tras o tema da zona de desenvolvimento, que aqui no blog fica aparente, que significa a ultrapassagem dela em muitas aprendizagens!

      Supprimer