Escolhi dois fascículos para enviar este feedback.
O primeiro Educação e Reflexão Filosófica ( 2010) e o segundo Corpo, Movimento e Escolarização (2011).
No primeiro Della Fonte (p.24) comenta sobre ideia da (in)Utilidade da Filosofia nos trazendo Paiva (2005,p.33) com a seguinte frase, que acho adequada deixar aqui para vocês, " é preferível a angustia da busca à falsa paz da acomodação".
No segundo Santos (p. 26-27) comenta que desde cedo somos investidos de muitas expectativas em função do nosso sexo [...] e da nossa condição social![...] a sociedade constrói um imaginário sobre o que caracteriza uma identidade ligada ä feminilidade.
Mais adiante a autora nos leva a refletir sobre uma pesquisa realizada pela UNESCO que mostra a evasão escolar de meninas entre 15 e 17 anos em um total de 5% a mais do que os meninos, devido fatores:
- necessidade de trabalhar
- gravidez precoce (em torno de 25%)
- dificuldades na aprendizagem por vezes devido a mais uma causa que segue abaixo
- a violência domestica
A Educação e o conhecimento que surgem através da Escola ou Universidade, se torna ponto fundamental para a desconstrução de uma sociedade que descrimina , produz desigualdades e outros tipos de preconceitos.
Saber dos percursos de vocês duas me faz muito mais empenhada como professora, esperando que por iniciativa própria vocês deem continuidade a esta desconstrução das diversas questões de gênero que as mulheres vivenciam em nossa sociedade.
É isso aí meninas, continuem buscando seus objetivos, independente das dificuldades encontradas até o momento.
RépondreSupprimerNo meu ponto de vista, o único caminho que pode nos auxiliar em busca de uma vida melhor são os estudos, pois sem ele, nossas chances no mercado de trabalho são quase inexistentes.
Ótimo comentário!
Supprimer