mardi 17 juillet 2012

Aluna 7 - Experiência Universitária 2

A oficina seguinte foi a de Mídias e para tanto aprendeu-se a utilizar a filmadora e noções de edição com a indicação, sugerida pelo professor especialista, de edição de um vídeo a partir do trabalho realizado em expressão corporal, com depoimentos dos alunos.
Mas não para a minha experiencia por ai, ja no sétimo período, com a disciplina Estágio Supervisionado II, finalmente havendo contato com os alunos houve a oportunidade de realizar o projeto de intervenção na escola, com a oficina  de dança.
No primeiro momento deste estágio foram realizadas observações, então foi notório que algumas alunas entendiam algo de expressão corporal, pois em meio a conversas, pode-se observar que um grupo que discutia algo ocorrido do tipo, "quando se pregunta a P.T. as horas, esta então, apresenta o celular, que fica na cintura da calça com o intuito de mostrar a barriga,..." então ao tematizar o assunto de como o corpo fala, foi citado este exemplo pelo fato daquele gesto poder ser carregado de intenções... Desta forma, a dança pode ser carregada de tematizações na qual se tem a necessidade de expor, pois se utiliza do corpo para falar, e então foram discutidos, movimentos do corpo relacionados a dança,  podendo  também trabalhar a linguagem do corpo, através da interpretação facial, corporal, postural, dentro do rítmo escolhido,  que pode enriquecer a dança, sendo os temas trabalhados a fluência no qual os alunos criam os movimentos à partir de um toque.


 Ocorrendo da seguinte forma, um aluno inicia a dinâmica a partir de um toque no ombro, este cria o seu movimento e da sequência com um toque em alguma parte do corpo no aluno do seu lado e assim sucessivamente.
Após a fluência, na sequência foi trabalhada a energia do movimento com passos leves, pesados, corpo leve, pesado e outros.

“O detalhe sobre a dança como conteúdo da Educação Física na escola se diferencia de sua condição de simples arte quando as reflexões, os questionamentos, as vivências e os desafios corporais são colocados em foco...O movimento produzido intencionalmente pelo corpo pode produzir arte se isto for sugerido. Pode-se correr, saltar e girar com ritmo, suavidade, elegância, beleza, charme, dinâmica, expressividade etc.”(MORAES, 2010, p.14).


Para dar vida aos movimentos trabalhados em fluência, articulou-se a energia do movimento. No entanto, foram utilizados balões, cada aluna encheu o seu balão com ar e a seguir foi explicada a dinâmica, pois faríamos passos leves e pesados, também a partir da energia do movimento. Após os balões enchidos com ar foi colocada uma música de fundo, para tanto, o balão de cada uma poderia ser leve ou pesado, então foram conduzidas ao leve e ao pesado, pois cada uma com sua bola a carregava como se fosse muito leve, cada vez mais leve de tal forma que as fazia flutuar ou muito pesada, a ponto, de quase não conseguir carrega-la, todas realizaram os movimentos e pelas características expressadas por elas pareciam interessadas, então ao finalizar esta dinâmica, concluiu-se com a explicação de que existem passos leves e pesados na dança, ou seja, existem passos mais firmes como é o caso do Axé e passos mais leves como é o caso de musicas clássicas, acredito que compreenderam a explicação, pois uma das alunas se empolgou em realizar passinhos nas pontas dos dedos, com os braços elevados, como uma bailarina de balé clássico, eu não hesitei em elogiar "  é isto aí, muito bom!" 

3 commentaires:

  1. Muito legal sua dinâmica, pois através dela você conseguiu atrair a atenção dos alunos com um conteúdo que no meu ponto de vista é pouco utilizado pelos professores na atualidade.
    Sua vivência durante a oficina de dança foi de extrema importância para que você pudesse realizar um bom trabalho.
    Parabéns.

    RépondreSupprimer
  2. Sim realmente a dinâmica, que aparenta ser confusa para muitos, nao o sera nunca para um bom professor. Explico, um bom
    Rodeados parte do aluno, e aceita as idéias deles. Bj

    RépondreSupprimer
  3. Desculpem meu sumiço, esse é o pior mês do ano pra mim, sem tempo pra nada! mas comentando esta portagem, já tive que dar uma aula neste espaço que é horrível...lamentável as condições do piso mas vc se deu bem na sua atividade! parabéns pela criatividade com a dinâmica. Abraço a todos!!!

    RépondreSupprimer