A zona de desenvolvimento proximal nos trás Vygotsky e como você citou em sua ultima postagem, a possibilidade de alteração no desempenho de uma pessoa pela interferência de outra se torna fundamental.Fornece assim indicios do desenvolvimento potencial.
No fascículo EF Aprendizagem e Desenvolvimento , Prof. Chicon (2009, p.45) citando Oliveira (1993) nos elucida que a ideia de desenvolvimento potencial capta um momento do desenvolvimento em que a inferência de outra pessoa afeta significativamente o resultado da ação individual.Ou seja, o que o individuo poderá construir.
Ja o nível de desenvolvimento real refere-se a etapas ja alcançadas , ja conquistadas pelo individuo.
Devemos sempre considerar estes dois níveis de desenvolvimento.
A zona de desenvolvimento proximal se encontra sempre em transformação , ou seja, aquilo que uma criança consegue fazer com ajuda de alguém hoje, ela conseguira fazer sozinha amanha, é o processo!
Este conceito se aplica muito bem ao BLOG e ao aprendizado seu e de seus colegas!
Hoje em dia existem estudos apurados sobre outro tema interessante: " ESTILOS de APRENDIZAGEM" ou seja cada individuo tem o seu modo de aprender: " Estilos de Aprendizagem (ativo, reflexivo, teórico e pragmático) são modos diferenciados que podem ser mesclados ou mudar com o tempo de vivencia da pessoa. "
Os tutores fazem parte do desenvolvimento potencial dentro do curso em EAD, pois os mesmos provocam grandes transformações em nossas vidas.
RépondreSupprimeragradeco por nos tres, eu, Mari e Rosi, tanto quanto pelos outros que passaram Frade e a outra tutora.
Supprimer