dimanche 26 août 2012

Perspectivas para o futuro


Acredito que minhas expectativas para o futuro, quanto ao curso de Licenciatura ofertado pelo Prolicen são as melhores, pois o conhecimento e o estudo nunca param no tempo e sempre estamos nos aperfeiçoando e o estágio tem me proporcionado a prática com os alunos. Só é possível planejar o ensino quando se conhece bem o desenvolvimento da criança a quem vai ensinar . Eu amo trabalhar na educação infantil.
Uma identidade profissional se constrói pelo significado que cada professor confere á atividade docente no seu cotidiano.
O professor de Educação Física precisa favorecer os alunos para que construam novos conhecimentos a partir das suas próprias experiências sócios corporais.
A Educação Física trabalha o movimento na perspectiva de várias culturas do movimento humano, por isso que ela é de grande valia para a Educação Infantil. As experiências de movimento corporal são para as crianças um ponto de partida para conhecerem a si mesmas, se socializando e interagindo com crianças de sua idade e com crianças de outras idades e até mesmo com os adultos para a construção de suas próprias identidades.

Atividades de recreação e lazer e proporcionam cumplicidade e companheirismo e eu como professora devo contribuir para o crescimento da aprendizagem de meus alunos, pois cada um possui característica diferente e maneiras de pensar, jogar, brincar de falar e escutar e de movimentar o corpo, possibilitando explorar o mundo estabelecendo relações com os outros e como o meio.
O contexto em que a criança está inserida é necessário para sua formação e se dá ao longo de interações com todo tipo de criança, aprendendo a agir em situações cada vez mais complexos e buscando identificar os significados dos objetos e situações e nesse sentido a Educação Física tem muito a contribuir em minha formação com uma melhor aprendizagem , e principalmente com uma auto reflexão e uma formação de uma cidadã crítica. 

Pretendo lecionar na área já que me realizo enquanto profissional .

10 commentaires:

  1. Podemos notar através do seu texto que você se identifica mais com a Educação Infantil do que com as outras séries.
    É de extrema importância para as crianças da Educação Infantil o estímulo motor, pois eles servirão de base para que os mesmos possam ampliar este repertório, partindo dos movimentos simples para os mais complexos, respeitando sempre os limites de cada criança de acordo com a idade, é claro.


    RépondreSupprimer
  2. Pena que aqui em Santa Maria de Jetibá não existem professores de Educação Física atuando na Educação Infantil.

    RépondreSupprimer
  3. Oi Fabian, esse é um dado triste! mas é verdade!
    Mas a Rose realmente se mostra bem integrada com a Ed Fi sica Infantil, é o jeitinho dela, levada, que nem uma criança.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Rsrsrs! Realmente Tereza, a Rose tem uma criança dentro dela!

      Quanto a Educação Física infantil em Santa Maria de Jetiba, essa condição precisa ser revista pelos nossos gestores em Educação.
      Como disse o Jean a EF é de extrema importância para as crianças dessa faixa etária.

      Supprimer
    2. Dagma, saudades tuas! bjs

      Supprimer
  4. OLá Rosi, que bom saber que esta chegando ao final do curso, saiba que és uma vitoriosa!

    RépondreSupprimer
  5. Apesar de não atuar na área como você Rosi, também me identifico com a Educação Física Infantil!

    RépondreSupprimer
  6. Amei a música que você escolheu!
    Abraço.

    RépondreSupprimer
  7. Aqui a educação física infantil está carente de profissionais...que sabe resolveremos este problema no futuro bem próximo!!! Vale Rosi pelas postagens!!!

    RépondreSupprimer