mardi 7 février 2012

O ensino em área diferente do trabalho - parte 1

Toda vez que concluímos um módulo no curso ead de Educação Física, vamos a UFES participar de um seminário (SAC) onde apresentamos textos e mídias sobre a experiencia vivenciada e participamos de oficinas que nos orientam a dar aulas em determinadas modalidades no ambiente escolar.
Minha primeira experiência foi com Atletismo, que por sinal se tornou minha escolha devido a uma experiência passada nos tempos de escola, associando experiência à facilidade do ensino. Optei por ensinar as modalidades ligadas aos saltos (Triplo, em Distância e em Altura) que se tornaram uma das minhas melhores experiências com o ensino, pois até então, só havia ensinado futebol a um grupo de alunos.
Foi incrível ver a motivação dos alunos que são meus atletas no futebol aprendendo uma nova modalidade esportiva que ainda não haviam experimentado.
Esta experiência foi um "divisor de águas" em meus conceitos que se prendiam somente ao ensino do futebol atribuído à experiência como atleta, me mostrando que podia me dedicar a outras modalidades desde que tenhamos recursos suficientes para o ensino alcançando o mesmo êxito. Ainda bem que a Prefeitura de Santa Maria através da Secretaria de Esportes tinha espaços e material disponível para que eu pudesse ensinar os saltos, principalmente o salto em altura que dependia do colchão para amortecer a queda que estava disponível para uso. Esta modalidade de salto foi ensinada por último e foi sem dúvida nenhuma a melhor e mais descontraída entre os alunos.
Na próxima publicação vou contar minha outra experiência, desta vez com a "Capoeira". Abaixo o endereço do slideshare que contém o PowerPoint das aulas de atletismo.



Abraço e até a próxima

1 commentaire:

  1. E pergunto eu, o atletismo como esporte base, deu ajuda no setor físico, aos seus alunos, em se falando de treinamento?

    RépondreSupprimer