lundi 13 février 2012

Quebrando tabus (capoeira)


Como havia prometido, vou relatar minha experiência fora da área de atuação, com a vivencia informal da Capoeira.
Quando havia perdido os prazos de inscrição para as oficinas de Docência, fui aleatoriamente conduzido para a oficina de Capoeira, que a princípio me deixou em pânico, por nunca ter me interessado nem por assistir a uma roda de capoeira, e por outros preconceitos que existiam devido a mitos relacionados à religião. Deixei meus tutores atordoados com tanta insatisfação até que fiquei numa situação que não havia outra alternativa a não ser fazer a oficina.
Chegado o dia,  me deparei com um professor (Mestre Fábio Loureiro) que com sua simplicidade e competência nos passou conhecimentos e tirou todas as minhas dúvidas à respeito da capoeira e seus mitos, o que me deixava mais tranquilo e animado com a oficina.
Chegada a data de início, me deparei com meus alunos super empolgados, pois pensavam que eu iria ensiná-los a dar cambalhotas e outras "macacadas", que eles achavam que ensinaria.
Começamos utilizando as ferramentas tecnológicas para mostrar um pouco mais da cultura e tradições que envolvem o tema, aprendemos noções de ritmo numa cópia fiel ao conteúdo transmitido pelo Mestre Fábio, até me deparar com minha primeira decepção, quando os alunos não compareceram em duas aulas que havia marcado, um total desinteresse que ainda não detectei, desconfio que seja por causa das "macacadas" que não havia ensinado, o que me deixou muito preocupado me obrigando a tomar uma medida extrema para não comprometer o encerramento da oficina, tornando a convocar os alunos para uma última aula onde embuti o conteúdo de duas aulas em uma.
Finalizamos a oficina percebendo um gostinho de "quero mais" devido aos golpes do "Rabo de Arraia" e "Martelo" que se aproximaram das suas expectativas.
Pra mim, foi uma experiência marcante por jamais imaginar que um dia eu daria aulas de capoeira, muito menos de ter a oportunidade de participar de uma roda, sem falar na satisfação que me proporcionou, fiquei muito realizado com esta experiência e tenham certeza de que, se um dia for professor em alguma escola, a Capoeira com certeza fará parte dos conteúdos que ensinarei aos meus alunos.
Fica a dica para todos que estão no curso para também vivenciarem a oficina de capoeira, é muito boa e satisfatória. Recomendo!
Abaixo um PowerPoint na ordem cronológica das aulas.
Abraço a todos

3 commentaires:

  1. SENSACIONAL!!!!! adorei e enviei ao Fabio Loureiro , bj

    RépondreSupprimer
  2. Quem te viu e quem te vê Jorge, meu querido!!! rs
    Nós que acompanhamos a aflição deste menino tentando trocar de oficina é que sabemos bem o quanto ele relutou.
    E que bom que valeu a pena e que não conseguimos ajudá-lo na troca da oficina... rs Muito legal seu registro!!!
    Diante dos argumentos que utilizava ao refutar essa prática corporal e considerando que muitos professores agem da mesma forma em relação a certos conteúdos, já parou para pensar em quanta coisa privamos nossos alunos e a nós mesmos no exercício de nossa docência?
    Precisamos REFLETIR mais sobre isso...

    RépondreSupprimer
  3. Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.

    RépondreSupprimer