samedi 10 mars 2012

A ARTE de lidar com as questões de gênero na escola. Feedback - aluno 3

O balaio cultural de um bom professor deve abranger o conhecimento da comunidade onde esta inserido o aluno, tanto quanto ter o proposito de levar alem este aluno em sua cultura geral.
Enfrentando desta forma diversas dificuldades postas no cotidiano escolar e impostas pelos hábitos parcamente culturais da comunidade e por vezes dos gestores.
O teatro, a pratica da dança, o ballet, o cinema, são praticas culturais que um bom professor deve desenvolver em suas aulas, embora frequentemente apareça  entre as  crianças acöes que demonstram resistência ao novo, ao desconhecido e ou proibições religiosas.

No fasciculo EF, Educação e Reflexões Filosóficas (2010, p. 19) encontramos que necessitamos ter atenção para a relação entre ser e aparecer, entre o senso comum, as crenças e as opiniões!  O texto indicado nos fala sobre o sair da caverna, e do espanto ou surpresa diante de algo novo, ou seja diante da própria ignorância.

Ao propor novas atividades, algumas crianças demonstram esta resistência, não somente por ser novidade, mas também para com alguns colegas, excluindo-os de algumas atividades com base em comentários da comunidade.
O fascículo Corpo, Movimento e Escolarização ( 2011, p. 29-31) nos indica uma outra faceta da cultura contemporânea, que se intitula  "Erotização dos corpos infantis".

Devemos estar atentos para sabermos contornar e enfrentar as tematicas que envolvem a sexualidade  e as questões de gênero entre as próprias crianças  e professores.
Qual a sua opinião.

2 commentaires:

  1. Aproveito a deixa de vcs, e apesar de não tratar especificamente do universo escolar, indico a todos o filme "XXY", mais uma produção fantástica do cinema argentino, que aborda questões sobre gênero mostrando o desafio de ir além do preconceito.
    Se alguém quiser ver e não conseguir, fale comigo.

    RépondreSupprimer
  2. Oi, vou ver se a ho algo na net, obrigado.

    RépondreSupprimer