dimanche 18 mars 2012

Como um barro que se modela! - FEEDBACK

Brueghel - Jogos infantis



O esporte como fenômeno de massa muitas vezes se torna uma substancia passivel de ser modelada.
A utilização de atitudes em meio esportivo e que envolvem liderança, solidariedade ou inclusão oferecem duas vertentes de reflexão.

1 -a de espanto ou surpresa de que estas metaforas de convivência se encontrem ligadas a questões, como, " estes exemplos , nao são sempre seguidos?" Ou " nao deveria ocorrer sempre assim?"

2- a de que muitas vezes a ação didática do professor busca amenizar, atenuar as dificuldades reais e inevitáveis a serem encontradas na realidade, cabem neste momento propostas diferenciadas para estas situações?

Diversas vezes questiono , se alem de aprender novidades tecnológicas necessárias a  um professor antenado com o séc XXI,  e a escrita com normas acadêmicas, nao nos falta um nova abordagem didática perante o mundo atual e o enfrentamento  das dificuldades reais? Por outro lado encontramos escolas que imprimem a dureza do mundo demasiadamente. Como equilibrar.

Encontro no fascículo EF e escola ( 2009, p.56) Assis de Oliveira (2005) citado por Bracht onde "as criticas endereçadas ao esporte podem ser resumidas em duas vias[...] e que uma delas faz referencia a que a escola assume  pelo menos em tese, os códigos, sentidos e valores da instituição esportiva". 

Ou seja repete a questão disciplinadora.... Mas nao poderá espelhar a outra via também!?

8 commentaires:

  1. Ei Ronildo. Suas postagens demonstram sempre uma sensibilidade e uma preocupação com o outro.
    Ao ler esta última fiquei tentando entender o que vc quis dizer com esse trecho: "A utilização de atitudes em meio esportivo e que envolvem liderança, solidariedade ou inclusão oferecem duas vertentes de reflexão".
    Você me ajuda???? rs

    RépondreSupprimer
  2. Oi Mariana, todas as postagens que aparecem como Feedback, sao minhas, como tutora rs, em resposta ao aluno.
    Somente na ultima postagem , em video eh que o Ronildo efetuara o feedback dele! , sacou agora!

    Bom, mas te digo o meu pensamento, O esporte tem seu lado critico e bajulado, digamos assim. Todos o utilizam, alguns para criticar acoes e em outros momentos para exaltar acoes!! . incrivel ne! bj

    RépondreSupprimer
  3. olá Ronildo.são muito pertinentes seus relatos sobre a inclusão pois as crianças se mostram disposta a enfrentar os desafios que encontram em seu caminho quanto ao esporte a solidariedade e a interação uns com os outros.

    RépondreSupprimer
  4. ola Rosicleia, bom te ver por aqui!

    RépondreSupprimer
  5. Só para informar, Ivanilton, Dagma e Léo cadastraram e-mail do gmail hj e aprenderam a postar aqui.
    Bjusss

    RépondreSupprimer
  6. Nossa! Tudo está muito lindo e organizado. Parabéns ao Jean, o Jorge e o Ronildo que foram os primeiros editores deste espaço que aliás está muito construtivo.
    Em especial gostaria de parabenizar a Tereza pela dedicação com que criou e coordena este ambiente.
    Tudo lindooooooooo.
    Bjuss.

    RépondreSupprimer