dimanche 15 avril 2012

propostas curriculares - sul e sudeste


Ontem li as propostas curriculares oferecidas no material didático da disciplina Esportes coletivos.
Li efetivamente a do RG Sul, SP, PR, SC mas a de MG o site não abriu.

As que realmente são mais atuais, sem ordem de preferencia:
SP, PR e RS

Deixo aqui os pontos interessantes, sem focar p item Esporte, que sera teor de uma outra postagem. Em relação ao escrito por todos vocês, na entrega do planejamento, estamos sem grandes mudancas, estamos presos aos hábitos. Muita repetição enfim!

Seguem os pontos que me chamaram mais a atenção:

RGS: Praticas corporais de Natureza, Expressividade e cultura popular, Memoria cultural, Sociedade e a estética dos corpos, a violência no esporte, a influencia da mídia.
Os saberes conceituais (muito bem organizados) se dividem em aprendizagem da técnica e a critica.
Os saberes corporais falam da pratica!
Exemplos de competências e conteúdos: Deve ser considerado uma competência do aluno saber aquecer, alongar antes dos exercícios, e perante esta competência encontramos o Conteúdo sobre Flexibilidade, alongamentos, compreensão do sistema cardiorrespiratório.

PR: O conhecimento do corpo, a ludicidade, a saúde envolvendo conhecimentos nutricionais, lesões esportivas, e o dopping. Quanto ao Trabalho oferecer subsídios aos alunos para distinguir o que sera considerado Profissional e amador perante o esporte.
A Desportivizacao com os Eventos que se programam, A técnica e a tática em esportes, o Lazer e a Diversidade, a influencia da mídia e a Filosofia das Lutas para o conhecimento dos alunos.

SP: Conhecimentos sobre o Corpo, envolvendo a saúde e as exigências de beleza nos dias de hoje. as informações contemporâneas sobre Games e a virtualização do corpo, a Mídia, também encontro sobre o trabalho e o lazer.

Achei a do RJ muito simples e voltada  para as habilidades motoras, jogos populares e fundamentos do esporte, o que significa ser uma proposta comum.
E pergunto, vocês leram o material antes de planejar ou nao.

4 commentaires:

  1. li não Tereza, meu plano foi baseado no plano da professora com que faço estágio, adaptado para as minhas intervenções. Não quis intervir no planejamento dela uma vez que não farei algumas intervenções por causa dos treinamentos que ela realizará com suas equipes para a etapa regional dos jogos escolares.

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. oi, entendi, todos devem se adequar ao planejamento, mas podemos acrescentar algumas coisas ne! . mas de qualquer forma serve para o FUTURO, quando vc nao mais necessitar de se adaptar aos outros. ao ler me lembrei de sua ultima postagem... sobre as informacoes sobre a Midia e quanto ao trabalho ( profissional e amador) .. neste ponto esta bem atualizado, entende o que eu desejo mostrar!

      Supprimer
  2. Compreendi Teresa, como estou construindo o plano de ensino resolvi planejar as minhas aulas sobre jogos populares e ginástica.
    No estágio procurrei focar a importância da conciência corporal da ginástica e jogos populares espero alcançar minha meta.

    RépondreSupprimer