samedi 23 juin 2012

Aluna 6 - Primeira experiência como universitaria


                                       
Minha primeira experiência em realizar práticas de Educação Física, como aluna universitária, foi a da Oficina de Ludicidade e Arte, mas não tinha um grupo para realizar estas práticas, com isso tive a ideia de convidar crianças e jovens da minha comunidade, pedindo a autorização dos pais, e marquei com as crianças um horário aos domingos e como ainda não tinha nenhuma experiência de trabalhar com crianças e ja que ainda não atuo na área da educação, estava bastante ansiosa. 
Mas independente do espaço, o sujeito pode aprender tanto em ambiente formal, quanto no informal, na escola, em casa, na sociedade, dentre outros.
Quando chegou o dia marcado, o fato de ser em ambiente informal achei que as crianças poderiam não levar a sério e não comparecer , mas quando vi a primeira criança chegando foi contagiante, com isso chegavam cada vez mais crianças e a minha alegria ia aumentado pois constatei que as praticas iriam acontecer e no final, compartilhava o momento com pipoca e suco e com as crianças bastante animadas eu estava convicta de que elas estavam gostando.
Segundo os autores do fascículo de jogo. Na área da Educação Física não há consenso em relação às semelhanças e as diferenças entre o jogo e a brincadeira, pois os limites entre essas duas manifestações culturais são bastante tênues. Piccolo (2009) afirma que somente os “jogos protagonizados” podem ser considerados como sinônimo de brincadeira.
Para Caillois (1990) o jogo é associado a uma desconcentração, diversão, não seriedade, improdutividade, liberdade, criação, sorte ou destreza. Esse autor ressalta o valor pedagógico do jogo, ao afirmar que “[...] cada jogo reforça e estimula qualquer capacidade física ou intelectual. Através do prazer e da obstinação, torna fácil o que era difícil ou extenuante. 
 
 
Fiquei muito feliz em apresentar esse slide no Seminário de atividades complementares- SAC, cada evento para mim era um desafio, pois por meio destes eventos eu teria que falar da experiência da oficina; além de gostar muito dos SACS, eles foram muito marcantes para a minha história no EAD, ou melhor, de suma importância para  minha formação, pois eu tinha aquela barreira de falar em público, principalmente no ambiente formal, mas ao mesmo tempo eu sabia que passar por isso seria importante para vencer essas barreiras.
 Na minha apresentação nos eventos os tutores ficaram surpresos pelo fato de ter conseguido envolver esses meninos a participarem das práticas por ser num espaço informal. Vale ressaltar que foi na garagem e no pátio da casa de meu primo/vizinho e a hora do lanche foi na minha casa que preparei com muito carinho, pois os meus alunos mereceram rsrs...
 

3 commentaires:

  1. Todos nós estávamos ansiosos no primeiro SAC, pois não tínhamos a noção de como o mesmo iria acontecer.
    Mas com muito empenho e dedicação, conseguimos realizar bons trabalhos.
    Realmente você conseguiu superar a dificuldade de falar em público, pois no início do curso era difícil escutar sua voz durante os encontros, e agora estamos tendo que pedir pra você parar de falar, quantas mudanças hein...
    Grande abraço.

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  2. Olá Jean, melhor ainda te ler (como diz a Tereza) por aqui!

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