OS BASTIDORES DO ESTÁGIO
SUPERVISIONADO (DÁGMA)
Oi
pessoal! Confesso que já sentia saudades de estar mais uma vez aqui. Narrar
sobre as experiências do estágio supervisionado, pode sim ser muito válido e
proveitoso neste espaço, afinal quase não nos encontramos, e quando isso
acontece temos outras atividades a realizar.
Esse
momento de compartilhar as experiências vivenciadas no estágio nos consola, ou
nos incentiva, a buscar maiores possibilidades dentro do campo de estágio para
seguirmos esse processo que é individual e ao mesmo tempo apresenta pontos
incomuns para todos.
Durante
todo o período do curso, que antecedia o Estágio Supervisionado, grandes eram
minhas expectativas relacionadas ao momento de irmos ao campo de estágio para
finalmente darmos inicio a nossa prática, mas quando chegou o grande momento,
fiquei bastante decepcionada, pois nada
do que foi planejado, aconteceu da forma esperada.
As crianças são o ponto alto desse momento,
pois são elas que me fazem querer voltar novamente ao estágio, são dóceis e
ficam entusiasmadas com a minha chegada à escola, ou mesmo quando me encontram
pelas ruas, elas são muito carismáticas, estão entre a faixa etária de 7 a 8
anos, (1º ano do ensino fundamental), estão cheias de energia e motivação.
Quanto
ao processo de intervenção, ainda não aconteceu, pois não fui oportunizada de
realiza-lo. No começo estava apenas observando as aulas apresentadas pelo
professor, cheguei a observar também outras turmas da escola.
Esse
fato é que me incomoda. Ficar observando também me promove aprendizado, logo
que ao observar, refletimos sobre o que fazer ou não fazer na pratica da
docência, mas estou distante do processo da Disciplina de Estágio
Supervisionado, no qual seria o de realizar as intervenções nesse período.
Afinal realizo um plano de aula semanal, mas em nenhum momento me apropriei
deles e consequentemente do plano de ensino.
Neste
momento estou vivenciando uma experiência que é primordial para construção da
minha docência, embora neste trajeto encontre pontos positivos e negativos,
ambos são mediadores da construção da minha identidade profissional.
Sigo
em frente, acompanhados por sentimentos de frustrações, angustias, medo, revolta
e mesmo tristezas. Porém dentro desse turbilhão de sentimentos existe também
uma enorme vontade de vencer todos esses percalços e futuramente exercer a
docência de forma diferenciada, deixando o senso comum de lado.
Posso dizer que a experiência do estágio cada dia me mostra que isso se faz necessário na educação. Principalmente entre os sujeitos escolares, quero destacar obviamente a imagem do professor, pois ele possui um grande poder que está em suas mãos, basta saber usá-lo com sabedoria e consciência.
Posso dizer que a experiência do estágio cada dia me mostra que isso se faz necessário na educação. Principalmente entre os sujeitos escolares, quero destacar obviamente a imagem do professor, pois ele possui um grande poder que está em suas mãos, basta saber usá-lo com sabedoria e consciência.
Sucesso
para todos no estágio!
ola querida Dagma, sei que espera um apoio de todos os colegas, o meu deixo aqui escrito, ok
RépondreSupprimerNão desanime Dagma, pois sabemos o quanto você se esforça para dar conta de honrar seus compromissos com os estudos.
RépondreSupprimerTalvez o professor esteja com medo de que você venha dar aula melhor do que ele, por isso que ele não lhe dá espaço.
Continue firme na luta, pois dias melhores virão...