jeudi 5 juillet 2012

ALUNA 7: TRAJETÓRIA DE VIDA

Sou filha de lavradores, pomeranos, criada no interior, fator que acredito que pode favorecer em persistência e resistência, pois crescer em meio a este ambiente da cultura pomerana, implica em disciplina, desde cedo, como levantar na hora certa, auxiliar em algumas tarefas na lavoura, além de que as meninas são preparadas para cuidar da casa, então com 11 anos de idade eu sabia cuidar da casa, inclusive limpar frango, só não tenho coragem de cortar o pescoço rsrsrsrs!
Logo, os estudos não são favorecidos por esta cultura, esta é a minha foto da formatura da oitava série, acreditei que seria a única formatura, apesar de querer muito estudar...  fiquei um ano na agricultura e no ano seguinte voltei a fazer o segundo grau...

 
Pelo fato de querer independência, assim que terminei o segundo grau, no ano seguinte, o primeiro emprego foi como ACS (Agente Comunitária de Saúde),  ainda como Agente Comunitária realizei o curso de preparação para Técnica de Enfermagem, que viria a ser a minha próxima profissão.


Durante seis anos atuei no CME (Centro de Material Esterilizado) e no PS(Pronto Socorro), e hoje no CC (Centro cirúrgico).

 Mas ainda pesistia a vontade de voltar a estudar, então em 2008, apesar de que havia me casado naquele ano, e isto aumentava as tarefas não resisti e voltei a estudar.

 

A UFES, concomitantemente ao UMEC, atrAvés do E.A.D, definiu, que poderiam prestar o vestibular, somente as pessoas com parpicipaçao em projeto social. 
Foto do projeto social ACURB(Associação cultural e recreativa de Belém)

 Acredito que entar na univervidade, significa sair da zona de conforto, pois estamos sempre lidando com o novo e por ser  um curso à distância, para mim o começo, foi aterrorizador, pelo fato de saber que o curso seria todo na via Plataforma (internet), sendo que  não havia contato com o computador!!! Mas de acordo, com disciplina Educação Física, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, para Chicon(2009): "O organismo, como sistema vivo, é "aberto", nunca se acha completamente estático."(pág.17).




5 commentaires:

  1. As mulheres hoje em dia traçam caminhos diferenciados! Bem vinda ao blog, adorei!

    RépondreSupprimer
  2. Seja bem vinda!
    Rosana. Você assim como outras mulheres fazem parte de uma geração que está inovando. Como disse a Tereza, seguimos caminhos diferenciados, o que é muito bom para a sociedade.
    Conhecemos a cultura do nosso município e particularmente está fase promove uma libertação que precisava acontecer.
    Parabéns pela sua estréia no Blog.
    Abraços!

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. ola Dagma, que saudades suas! bom te ver por aqui! bjokas

      Supprimer
    2. ola Dagma, que saudades suas! bom te ver por aqui! bjokas

      Supprimer
  3. Muito legal sua história de vida, pois apesar das dificuldades encontradas na infância você não desistiu dos seus sonhos.
    Realmente as mulheres de antigamente e principalmente da roça casavam-se muito cedo e com isso não se preocupavam com os estudos, mas hoje em dia este cenário mudou.
    Percebo que as mulheres de hoje estão muito mais independentes do que antigamente, pois a cada dia que passa as mulheres estão ganhando mais espaço no mercado de trabalho.
    Deixo aqui minha admiração e respeito por estas mulheres que além de ter que cuidar da família e dos serviços domésticos, ainda arruma forças para se dedicar aos estudos.

    RépondreSupprimer