jeudi 22 mars 2012

Período de aproximação - Estagio Supervisionado


Antes mesmo do estagio iniciar, oficialmente, resolvi me antecipar, e já estou acompanhando as aulas da professora Simone Tietz, na E.E.E.F.M. “Alto Rio Possmoser,” em período noturno; em turmas de 1° ano do e 2° ano do Ensino Médio, que tem apenas 01 aula de Educação Física semanalmente e iniciadas no final de fevereiro  e posso assegurar que tem sido uma vivencia prazerosa.
Embora não conte como estagio propriamente dito, esse primeiro contato, que os próprios professores da disciplina de estagio haviam mencionado durante o Sac VI, não contaria como hora-aula, porém permitiria a aproximação dos estagiários para com o professor, os alunos e o universo da escola escolhida. Desse modo, essa aproximação, permitiu que eu tivesse uma conversa com a professora, sobre os planejamentos, as turmas, os conteúdos lecionados, os materiais que a escola dispõem para realização das aulas, os espaços por ela utilizados.
Além disso, o fato de ir a campo, antes de começar o ano letivo do nosso curso, permitiu conhecer os alunos, no intuito de haver uma aproximação, antes que eu venha a fazer minhas intervenções.
Confesso que essas ultimas quatro semanas, em que acompanhei as aulas, tem aumentado ainda mais a vontade de exercer a profissão. Ir ao estagio tem sido uma motivação, ter esse contato com uma sala de aula, é algo gratificante.
Além disso, tem sido importante saber como a escola se organiza, como os professores se relacionam e preparam seus materiais, e até mesmo sentir as dificuldades que muitas vezes passam por despercebidos.
Portanto, uma coisa eu posso dizer, que é no estagio que se descobre o gosto pelo ensino, do contrario pode ser que muitos nunca queiram exercer essa profissão, e para quem ainda não foi conhecer seus futuros alunos, não perca tempo. No mais só posso desejar que todos desfrutem de um bom estagio em suas escolas e descubram um universo de possibilidades junto com os alunos e os professores.  

Apresento as minhas turmas: 1° ano do esnino médio - 10 alunos.



2° ano do ensino médio - 20 alunos.

4 commentaires:

  1. É isso aí Ronildo!
    Este será o momento onde realmente vamos sentir na pele o que é ser um professor de Educação Física na prática.
    Vamos passar por diversas situações que as vezes não estamos acostumados a lidar, mas com muito empenho e dedicação vamos conseguir superar estas dificuldades.
    Grande abraço e parabéns pela iniciativa.

    RépondreSupprimer
  2. Ei Ronildo!
    Sinto que este vai ser um momento de grandes descobertas, onde muitos serão surpreendidos ao perceberem o que é ser professor. Este vai ser um passo muito importante para nossa formação docente,como cita o fascículo Educação Física, Formação Docente e Currículo. Existe alguns saberes advindos da experiência, saberes advindos do conhecimento acadêmico e saberes pedagógicos, percebo que vai ser agora no campo de estágio teremos oportunidades de vivenciar estes saberes ou quem sabe redescobri-los.
    Abraços.

    RépondreSupprimer
  3. DAGMA, seja bem vinda em Junho vc sera a responsavel. bj

    RépondreSupprimer