lundi 25 juin 2012

Aprendizagem baseada aparentemente em erros e acertos

Em uma aprendizagem motivada pelo desejo de seguir adiante, ou de superação, aquele que aprende nao desiste perante as dificuldades ou obstáculos. Em sua primeira postagem eu contei 10 tentativas de postagem, como rascunhos, que existe na pagina de edição do blog! Ontem retornei a verificar e encontrei 08 tentativas o que significa que houve uma evolução no seu papel de editora no blog! Parabéns! 
Mas o que importa neste exercício de aprendizagem é o conflito gerado entre a situação e a sua ação em resolve-los!
 Ao ler a sua postagem da oficina encontrei a sua conclusão sobre aprendizagem em ambientes formais e informais. Aqui no blog poderíamos considerar como um ambiente informal, já que a plataforma seria considerada ambiente formal, onde voce articula o aprendizado com as atividades que são depositadas via arquivo, fóruns coletivos e individuais e as atividades didáticas. Observe a quantidade de aprendizagens diferenciadas que a abertura de um ambiente informal proporciona. As aprendizagens ultrapassam o conteúdo curricular do seu curso EaD, mas nao fogem do seu intuito em se formar professora, elas só acrescentam e lhe oferecem o mais importante, a liberdade de ser autora e editora da sua própria pratica.

6 commentaires:

  1. Aprendemos mais com os erros do que com os acertos, pois eles nos fazem refletir sobre o que está errado e o que precisa ser feito para corrigi-lo.
    Persistir sempre, desistir jamais...

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. sim, isso mesmo, MAS recorde como acontecia o inverso quando vc era pequeno... nos não podíamos errar , era FEIO, um falha, terrível, canetavam de vermelho, eramos marcados.... mas em nossa perspectiva atual, poderíamos considerar ilógico.. não acha..

      Supprimer
  2. É errando que se aprende, bola pra frente!!!

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Jorge esta teoria de erros e acertos pode ser chamada de Behaviorismo, lembra algo sobre, pergunto.. Estamos em novos tempos e o IMPORTANTE eh a tomada de decisão, existe o conflito e a pessoa ou atleta tem de resolver .. ai então acontece o avanço cognitivo.

      Supprimer
  3. Tereza, acredito que você esta se referindo aos estágios da aprendizagem motora da página 36 do fascículo comportamento motor!

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Deixei uma postagem para responder a estas questões!

      Supprimer