mardi 31 juillet 2012

Minha Historia - aluna 8



Sou Rosicléia Pereira Bernardino, mas todos me chamam de Rose. Sou mãe do Davi e namorada do Rodrigo. Eu nasci em Santa Teresa mas sempre morei em Santa Leopoldina.Eu sempre sonhei que poderíamos ser criança para sempre, pois  fui uma criança sapeca que gostava de brincar, dançar, subir em árvores com minhas amigas, desta forma  o dia nos parecia curto demais para todas as brincadeiras que inventávamos.
 Na escola Alice Holzmeister vivenciei muitas das minhas histórias e conclui meus estudos, sendo que o que mais me marcou nesta época foram as aulas de Educação Física na 3°série onde a professora Jussara era muito criativa e lecionava esportes diversificados, dança, ginástica; também fazíamos piquenique e muito mais passeios, recordo que ficava ansiosa pela aula de Educação Física e a Jussara além de ser uma ótima professora era nossa amiga.
 Hoje quando recordo esta professora e reflito sobre sua prática em lecionar, relaciono-a com a citação de Freire (1996, p.94) “me movo como educador porque primeiro me movo como gente”. A sua metodologia em atuar dentro e fora da sala de aula sempre compreensiva e próxima da realidade de cada aluno marcou minha personalidade e a formação do meu caráter, neste sentido a qualidade de suas intervenções como professora em minha vida influenciou-me a desejar ser professora tambem.
Apropriei-me de uma visão humanista e afetiva para com meu próximo durante o ensino fundamental, que seria o meu caminho para vida adulta e que ao cursar Educação Física  proporcionaria a mim mesma momentos únicos com meus futuros alunos.
Em 2005 lecionava na escola Barra de Mangaraí hoje (EMEF Milton Corteletti)  quando ouvi falar do Prolicen através da diretora Luciana e que a Ufes ofertaria um curso a distancia para professores que ja lecionavam mas não tinham graduação. Em 2008 fiz minha inscrição para concorrer a uma vaga no Prolicen e em setembro ocorreu a prova. Eu estava muito ansiosa pois a prova foi difícil, porem no dia 28 de outubro  efetuei a minha matricula que seria o começo da minha trajetória acadêmica.

dimanche 29 juillet 2012

Apresentação Aluna 8

Apresento a a editora do blog durante o mês de Agosto. A Rosi já atua como professora e o que estava a faltar era a certificação universitária.

Como aluna EaD nos encontros presenciais já auxiliou com sua experiencia oficinas no Polo.
Bem vinda!

vendredi 27 juillet 2012

o lúdico sempre: usar para transformar

Ao utilizarmos as oportunidades que o lúdico (presencial ou virtual) nos oferece encontramos duas vias, que explico a seguir:

- no presencial se não delimitamos as fronteiras do que constitui uma atividade, apesar de lúdica,  os professores podem cair em descredito, dos alunos ou de quem assiste a aula.

- no virtual o lúdico se estabelece em novas formas de construção e aprendizagem, e no intuito de criar novas formas de se ver, de se mostrar e comparar com o que na realidade somos!

O mundo virtual oferece  o que se denomina " Avatar"  , que nos lembra o filme AVATAR, onde desenhos em 3 dimensões nos contam uma linda historia de amor e respeito aos semelhantes.

O exercício de criar um avatar pode nos auxiliar a entender a tecnologia e as opções que ela nos oferece.
O mais importante em uma criação de si próprio sempre sera a nossa  RE-criação, que surge nos momentos de transformação.
Na verdade não importa o que APARENTAMOS OU NÃO APARENTAMOS (aparência) mas sim o que somos na realidade em nosso caminho de transformações!
O mundo atual nos oferece opções, escolhas. como a de todos os alunos que cursam a EaD, por exemplo:

alunos EaD APARENTAM não ser alunos de uma UNIVERSIDADE, mas eles SÃO alunos de uma UNIVERSIDADE!

universitários em estagio APARENTAM não ser professores mas eles ja estão  aplicando conhecimentos com crianças!

o mundo virtual pode APARENTAR ser uma brincadeira, mas na verdade a tecnologia é uma realidade!

Devemos APRIMORAR o nosso olhar ( o olhar digital) para que não se confunda o real com as aparências.

Enfim deixo este pequeno e interessante vídeo sobre avatares , ha também um mundo virtual chamado SECOND LIFE , onde todos se apresentam com avatares, falaremos mais sobre isso.


mercredi 25 juillet 2012

grupos e coreografias

Em nosso fascículo sobre DanÇa , Morais (2010, p. 9 - 10) nos indica os seguintes itens para a inserção na escola do mundo cultural desta arte.

- as questões culturais da comunidade escolar
-a abordagem da técnica na formação do professor
-as questões pedagógicas
- indicações sobre um inicio de estudo
 O professor Morais recentemente excursionou em turnê na Europa com o grupo da universidade e deixo aqui para apreciação um pequeno vídeo. Apesar de aluna EaD você faz parte desta universidade!

lundi 23 juillet 2012

EXPECTATIVA PARA O FUTURO!


Contudo é notório que tenho ainda muito a aprender sobre dança. Logo, hà um grande interesse em buscar conhecimentos em relação a conteúdo Dança.
Para tanto me identifico com a citação da disciplina de Estágio supervisionadoII:
"A maior riqueza do homem
é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como sou _ eu não aceito.
Não aguento ser apenas um sujeito que abre portas,
que puxa válvulas, que olha o relógio,
que compra pão às seis horas da tarde,
que vai lá fora, que aponta lápis,
 que vê a uva etc.etc.
Perdoai, mas eu preciso ser outros."
(MANOEL DE BARROS, 1996).

Então concluindo, para o futuro:

Não me basta ser apenas esposa,
Quero também ser mãe.
Não quer ser apenas estudante,
Eu preciso ser outros...






 É esta incompletude do ser humano que traz motivação de buscas e persistências.
Sendo que, houve a necessidade de muita persistência para a participação no vestibular, do curso E.A.D, pois à princípio, após ler um anúncio no jornal, este curso seria apenas para atuantes na prática docente em Educação Física.

Assim a incompletude também poderá favorecer outras buscas.

Vídeo da ALUNA 7 - estagio 1ª coreografia para festa junina no fim do Estágio Supervisionado II

dança

A experiencia relatada de estagio foi muito interessante e aponto  itens importantes e que você deve aprimorar!

Quando você escreve sobre a dinâmica com as palavras " Fluência" e " Energia" você aborda uma das mais conceituadas linhas de dança contemporânea, que foi fundada por LABAN. ( inicio do séc. XX)

Existem varias  instituições que adotam LABAN em sua escrita coreográfica (Labanotation)  e os seus estudos sobre o esforço do movimento ou conceitos de Fluência, deslocamento  ou ação, peso, energia, espaço, tempo.
Leia aqui, maravilhoso estudar LABAN! conte comigo.

mardi 17 juillet 2012

Aluna 7 - Experiência Universitária 2

A oficina seguinte foi a de Mídias e para tanto aprendeu-se a utilizar a filmadora e noções de edição com a indicação, sugerida pelo professor especialista, de edição de um vídeo a partir do trabalho realizado em expressão corporal, com depoimentos dos alunos.
Mas não para a minha experiencia por ai, ja no sétimo período, com a disciplina Estágio Supervisionado II, finalmente havendo contato com os alunos houve a oportunidade de realizar o projeto de intervenção na escola, com a oficina  de dança.
No primeiro momento deste estágio foram realizadas observações, então foi notório que algumas alunas entendiam algo de expressão corporal, pois em meio a conversas, pode-se observar que um grupo que discutia algo ocorrido do tipo, "quando se pregunta a P.T. as horas, esta então, apresenta o celular, que fica na cintura da calça com o intuito de mostrar a barriga,..." então ao tematizar o assunto de como o corpo fala, foi citado este exemplo pelo fato daquele gesto poder ser carregado de intenções... Desta forma, a dança pode ser carregada de tematizações na qual se tem a necessidade de expor, pois se utiliza do corpo para falar, e então foram discutidos, movimentos do corpo relacionados a dança,  podendo  também trabalhar a linguagem do corpo, através da interpretação facial, corporal, postural, dentro do rítmo escolhido,  que pode enriquecer a dança, sendo os temas trabalhados a fluência no qual os alunos criam os movimentos à partir de um toque.


 Ocorrendo da seguinte forma, um aluno inicia a dinâmica a partir de um toque no ombro, este cria o seu movimento e da sequência com um toque em alguma parte do corpo no aluno do seu lado e assim sucessivamente.
Após a fluência, na sequência foi trabalhada a energia do movimento com passos leves, pesados, corpo leve, pesado e outros.

“O detalhe sobre a dança como conteúdo da Educação Física na escola se diferencia de sua condição de simples arte quando as reflexões, os questionamentos, as vivências e os desafios corporais são colocados em foco...O movimento produzido intencionalmente pelo corpo pode produzir arte se isto for sugerido. Pode-se correr, saltar e girar com ritmo, suavidade, elegância, beleza, charme, dinâmica, expressividade etc.”(MORAES, 2010, p.14).


Para dar vida aos movimentos trabalhados em fluência, articulou-se a energia do movimento. No entanto, foram utilizados balões, cada aluna encheu o seu balão com ar e a seguir foi explicada a dinâmica, pois faríamos passos leves e pesados, também a partir da energia do movimento. Após os balões enchidos com ar foi colocada uma música de fundo, para tanto, o balão de cada uma poderia ser leve ou pesado, então foram conduzidas ao leve e ao pesado, pois cada uma com sua bola a carregava como se fosse muito leve, cada vez mais leve de tal forma que as fazia flutuar ou muito pesada, a ponto, de quase não conseguir carrega-la, todas realizaram os movimentos e pelas características expressadas por elas pareciam interessadas, então ao finalizar esta dinâmica, concluiu-se com a explicação de que existem passos leves e pesados na dança, ou seja, existem passos mais firmes como é o caso do Axé e passos mais leves como é o caso de musicas clássicas, acredito que compreenderam a explicação, pois uma das alunas se empolgou em realizar passinhos nas pontas dos dedos, com os braços elevados, como uma bailarina de balé clássico, eu não hesitei em elogiar "  é isto aí, muito bom!" 

ZDP - zona de desenvolvimento proximal

A zona de desenvolvimento proximal nos trás Vygotsky  e como você citou em sua ultima postagem, a possibilidade de alteração no desempenho de uma pessoa pela interferência  de outra  se torna fundamental.Fornece assim indicios do desenvolvimento potencial.
 No fascículo EF Aprendizagem e Desenvolvimento , Prof. Chicon (2009, p.45) citando Oliveira (1993) nos elucida que a ideia de desenvolvimento  potencial capta  um momento do desenvolvimento  em que a inferência de outra pessoa  afeta significativamente o resultado da ação individual.Ou seja, o que o individuo poderá construir.
Ja o nível de desenvolvimento real  refere-se a etapas  ja alcançadas , ja conquistadas pelo individuo.
Devemos sempre considerar estes dois níveis de desenvolvimento.
A zona de desenvolvimento proximal se encontra sempre em transformação , ou seja, aquilo que uma criança consegue  fazer com ajuda de alguém hoje, ela conseguira fazer sozinha amanha, é o processo!
Este conceito se aplica muito bem ao BLOG e ao aprendizado seu e de seus colegas!

Hoje em dia existem estudos apurados sobre outro tema interessante: " ESTILOS de APRENDIZAGEM"  ou seja cada individuo tem o seu modo de aprender: " Estilos de Aprendizagem (ativo, reflexivo, teórico e pragmático) são modos diferenciados que podem ser mesclados ou mudar com o tempo de vivencia da pessoa. "

lundi 9 juillet 2012

ALUNA 7: EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA


Durante o percurso do curso  em alguns momentos, nos apropriamos da interpretação, bem como nas oficinas, pois pressupõe-se uma forma de aprendizado para todos os sujeitos envolvidos, tanto ativos(os que realizam a interpretação) como passivamente(os que assistem algo interpretado), ou seja, um fator, que favorece a educação. 
Desta forma, a interpretação, também pode ser analisada como um jogo de faz de conta, onde, se internaliza comportamentos e papéis, contribuindo para a Zona de Desenvolvimento Proximal. Para tanto, vale ressaltar a disciplina "Conhecimento e Metodologia do Ensino do Jogo,'' que ao referir-se a Vygotsky, afirma: ''O conceito de ZDP,  é central na teoria desse autor, sendo muito útil à educação''.(MELLO, DAMASCENO, 2011, p.34).
Sac v rosana
View more PowerPoint from rosystyg
Pois ao se utilizar do jogo de faz de conta (interpretação), o indivíduo sai do nível de desenvolvimento real, para uma zona de desenvolvimento, mais elaborada, conforme Mello e Damasceno(2011): "Essa região, que está logo além da zona de desenvolvimento real, Vygotsky denominou de zona de desenvolvimento proximal. Para esse autor, o jogo de faz de conta cria novas zonas de desenvolvimento proximal...''( p.34).

 Para favorecer à prática docente, durante todo o percurso, foram realizadas oficinas a cada semestre, a primeira oficina da qual participei, foi de expressão corporal, logo, entender a linguagem do corpo também pode favorecer o jogo de faz de conta, então a consonância de ambos, fundamentou o projeto de intervenção que fora realizado com os próprios colegas, como exposto nos slides, através de dinâmicas, com a dramaturgia (interpretação), ou seja, o jogo de faz de conta, e ainda na expressão corporal, os alunos compreenderam a linguagem do corpo, o corpo também fala e como fala!!!!!

http://www.slideshare.net/rosanastieg

Os alunos simulando uma bicicleta, (a aluna no chão), e andando de bicicleta (o aluno em pé).

vendredi 6 juillet 2012

Uma releitura

Escolhi dois fascículos para enviar este feedback.
O primeiro Educação e Reflexão Filosófica ( 2010) e o segundo Corpo, Movimento e Escolarização (2011).

No primeiro Della Fonte (p.24) comenta sobre ideia da (in)Utilidade da Filosofia  nos trazendo Paiva (2005,p.33) com a seguinte frase, que acho adequada deixar aqui para vocês, " é preferível a angustia da busca à falsa  paz da acomodação".


No segundo Santos (p. 26-27) comenta que desde cedo somos investidos de muitas expectativas  em função do nosso sexo [...] e da nossa condição social![...]  a sociedade constrói um imaginário sobre o que caracteriza uma identidade ligada ä feminilidade.

Mais adiante a autora nos leva a refletir sobre uma pesquisa realizada pela UNESCO que mostra a evasão escolar de meninas entre 15 e 17 anos  em um total de 5% a mais do que os meninos, devido fatores:

-  necessidade de trabalhar
- gravidez precoce (em torno de 25%)
- dificuldades na aprendizagem por vezes devido a mais uma causa que segue abaixo
- a violência domestica


A Educação e o conhecimento que surgem através da Escola ou Universidade,  se torna  ponto fundamental  para a desconstrução de uma sociedade que descrimina , produz desigualdades e outros tipos de preconceitos.

Saber dos percursos de vocês duas me faz muito mais empenhada como professora, esperando que por iniciativa própria vocês deem continuidade a esta desconstrução das diversas questões de gênero que  as mulheres vivenciam em nossa sociedade.












jeudi 5 juillet 2012

ALUNA 7: TRAJETÓRIA DE VIDA

Sou filha de lavradores, pomeranos, criada no interior, fator que acredito que pode favorecer em persistência e resistência, pois crescer em meio a este ambiente da cultura pomerana, implica em disciplina, desde cedo, como levantar na hora certa, auxiliar em algumas tarefas na lavoura, além de que as meninas são preparadas para cuidar da casa, então com 11 anos de idade eu sabia cuidar da casa, inclusive limpar frango, só não tenho coragem de cortar o pescoço rsrsrsrs!
Logo, os estudos não são favorecidos por esta cultura, esta é a minha foto da formatura da oitava série, acreditei que seria a única formatura, apesar de querer muito estudar...  fiquei um ano na agricultura e no ano seguinte voltei a fazer o segundo grau...

 
Pelo fato de querer independência, assim que terminei o segundo grau, no ano seguinte, o primeiro emprego foi como ACS (Agente Comunitária de Saúde),  ainda como Agente Comunitária realizei o curso de preparação para Técnica de Enfermagem, que viria a ser a minha próxima profissão.


Durante seis anos atuei no CME (Centro de Material Esterilizado) e no PS(Pronto Socorro), e hoje no CC (Centro cirúrgico).

 Mas ainda pesistia a vontade de voltar a estudar, então em 2008, apesar de que havia me casado naquele ano, e isto aumentava as tarefas não resisti e voltei a estudar.

 

A UFES, concomitantemente ao UMEC, atrAvés do E.A.D, definiu, que poderiam prestar o vestibular, somente as pessoas com parpicipaçao em projeto social. 
Foto do projeto social ACURB(Associação cultural e recreativa de Belém)

 Acredito que entar na univervidade, significa sair da zona de conforto, pois estamos sempre lidando com o novo e por ser  um curso à distância, para mim o começo, foi aterrorizador, pelo fato de saber que o curso seria todo na via Plataforma (internet), sendo que  não havia contato com o computador!!! Mas de acordo, com disciplina Educação Física, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, para Chicon(2009): "O organismo, como sistema vivo, é "aberto", nunca se acha completamente estático."(pág.17).




Video Aluna 6 - Desfrutando do restinho dessa autonomia (blog)

Apresentação - julho- Rosana


Durante o mês de Julho a editora e responsável pelas postagens sera a Rosana!

Uma ótima aluna, e realmente a Rosana representa para todos nos o exemplo de aluna EaD, já que a sua presença nos encontros semanais acontece muito raramente!


lundi 2 juillet 2012

A tal da simplicidade!

Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado.(Einstein)


Querida aluna , fiquei muito feliz com o seu compromisso de assumir o blog!


Deixo aqui as minhas considerações antes da sua ultima postagem que devera ser em vídeo! o  esperado vídeo por todos os seus colegas!


As suas primeiras postagens foram efetuadas com um menor numero de tentativas, pergunto-me sobre o que aconteceu em seu ambiente de postagem!


Deixo os ensinamentos mais simples para uma atuação em blogs:
1- se houver fotos ou imagens , estas devem ser acompanhadas de texto!
2- Com vídeo utilize frases explicando o seu intuito e basta!
3- Com áudio não se deve acompanhar com vídeo e muito menos textos pois estes retiram a atenção daquele que devera ouvir a mensagem!
4- Você abriu uma conta no Slideshere, parabéns! e creio que devera abrir uma conta no Youtube, adquirindo assim um pequeno Ambiente Pessoal de Aprendizagem!
5- Você resgatou o passado, exemplificou algumas vivencias no presente como aluna EaD e relatou o seu desejo quanto ao futuro! 
6- Agora eu necessito de um feedback seu sobre a experiencia do blog coletivo!
estarei no aguardo,





dimanche 1 juillet 2012

A trajetória e o futuro: saindo da caverna

Nunca imaginei que um dia viria a ter oportunidade de cursar uma faculdade.
Fiquei sabendo do curso de Educação Física, através da  minha irmã, que viu o anuncio no jornal.
Muitas vezes pela falta de conhecimento e de não ter uma visão ampla, não percebemos  as formas como Deus trabalha e hoje posso ver como que o mundo acadêmico fez diferença na minha vida.
 O que me marcou muito no início do curso foi o texto o mito da caverna
 E o sair da caverna é um processo e foi o que aconteceu comigo.
E sair da caverna não foi sozinha, foi com a ajuda  principalmente de minha irmã de todos os professores, tutores, a coordenadora, dentre outros.
 Mas eu mesma tinha que ter consciência de que lá na frente havia uma luz e que eu precisava passar por esse processo para conseguir sair da caverna, onde a minha visão foi abrindo aos poucos, e da importância desse curso para minha vida pessoal, cultural, social como cidadã, e futuramente como educadora. 
E a evolução que o curso esta fazendo em minha vida se baseia totalmente nesse texto.
Todas as disciplinas contribuíram para minha formação até aqui e futuramente como educadora esse conhecimento vai ser necessário, porém estarei lidando com o lado psicológico (Psicologia da Educação), com o desenvolvimento humano (Educação Física, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano),  dentre tantos outros conteúdos que apreciei. 
E o mais importante, eu estarei lidando com seres humanos e como todo esse conteúdo influenciara de forma positiva na vida dos alunos, com o meu intuito de formar cidadãos críticos e reflexivos, que lutarão  pelos seus direitos.
E hoje no sétimo período é difícil escrever algo sem citar um fascículo ou um pensamento/conceito de algum autor, isso já faz parte de mim.
E para o futuro:
Tenho “sede” de fazer a diferença, trabalhando a cultura corporal de movimento.
Gracas a Deus!