mercredi 5 décembre 2012

tempo de despedidas


Queridos,
Como avisei , ontem no Seminário de Narrativas, incorporo todos vocês ao blog da pagina do CFED - UFES!

Gostaria de declarar que foi uma com-vivência maravilhosa.
Este blog ficará aberto para que todos tenham acesso a este e-portfolio coletivo e que irá auxiliar em 2013 na escrita da narrativa final para conclusão do curso.
Completou-se um ano em conjunto, todos estão de parabéns!
Gostaria de agradecer sensibilizada a todos os autores editores mensais do blog. Foi gratificante, enriquecedor, enfim não encontro adjetivos para a nossa experiência.

Despedidas se fazem em algum tempo da nossa vida mas o caminho estará aberto , no novo blog, onde todos novamente irão partilhar experiências com os outros Polos do nosso curso.
O meu agradecimento a todos, vocês são maravilhosos e merecem o melhor de cada etapa da vida profissional que se apresenta a vocês.
BEIJOS

mardi 6 novembre 2012

Feedback do aluno 10 - Leonardo

Foco no Estagio Supervisionado


Em nosso Pólo, neste início de 2012 até o momento, exploramos a blog como estratégia pedagógica facilitando uma Literacia extra plataforma Moodle. 
Foi uma experiência que pode ser classificada como "ser jogado no mundo"!
 Afinal, a web (a rede) é imensamente mais ampla do que uma plataforma AVA.
 E considerando que a formação de vocês envolve a Tecnologia nada mais adequado do que a utilização do blog coletivo, em que todos foram autores e editores, para ampliar ainda mais a experiência e partilharmos as atividades do estágio através da Tecnologia.
Desta forma enriqueceremos o Portfólio digital de cada um.

 Os tempos atuais podem ser considerados nebulosos, ou melhor dizendo plenos de inovações que envolvem a Educação e Tecnologia. Todos vocês como alunos EaD são integrantes desta inovação já que, como alunos universitários, se apropriam com velocidade das potencialidades oferecidas ao utilizarem as tecnologias direcionadas à Educação. A superação de barreiras sempre foi uma constante no processo de aprendizagem e desta forma os objetivos neste momento deverão ter como foco o Estagio Supervisionado.

 Quando nos apropriamos em fins de 2011, da disciplina curricular < Estagio Supervisionado I > abrangemos leituras importantes sobre: os fundamentos da formação docente e do estagio supervisionado,  a legislação que envolve o direito de Estagio Supervisionado em escolas por alunos em formação em cursos de Licenciatura.

Em 2012 todos efetivaram os papeis e acertos concernentes ao acesso em escolas escolhidas após um amplo estudo dos respectivos municípios ou seja, efetivaram um mapeamento da realidade educacional do município onde cada um atuaria e desta forma aproximaram-se do cotidiano da nossa área profissional e realizaram a leitura dos respectivos projetos Políticos pedagógicos.

Nossa proposta agora é diferenciada: 
Partilhar a intervenção durante o estagio supervisionado II e a etapa que ocorre neste semestre que é o Estágio Supervisionado III.

mãos a obra! A aluna Dagma  (vídeo Estagio II), em conversas no fórum da plataforma, ao enviar um  vídeo das suas atividades proporcionou o surgir desta nossa segunda etapa e as prioridades que envolvem este nosso momento. Obrigado Dagma.

samedi 20 octobre 2012

momentos de leitura

Observe a minha surpresa.... e você a olhar para mim.... histórica foto!


Estou a dever feedbacks quanto às  suas postagens, e te respondo que é um momento tão inesperado a sua oportunidade de se mostrar que fico aqui quieta a ler..!

O encontro semanal não pode ser considerado o curso EaD em si.
A presença do tutor presencial não pode servir de andaime sempre para a construção do professor que você deve se tornar.
Você tomou a Claudia Murta e citou que "[...]  não se restringe a um receptor passivo [...]"
Afinal, ao não se expor você não se coloca como receptor passivo, questiono?



jeudi 18 octobre 2012

Futsal

"Estou curtinho muito participar do blog  e estou pensando em fazer um aqui sobre os esportes na minha cidade."
Eu sempre fiz os textos exigidos para os Seminários ,  mas a minha dificuldade sempre foi falar em publico, me expressar, por isso faltava em muitas atividades,ou seja, minha dificuldade nunca foi a de fazer os trabalhos e sim apresenta-los; mas percebo que estou melhorando sobre isso.



Futsal from thbeth

dimanche 14 octobre 2012

Considerações como aluno EaD

Saber conciliar estudo/escola/trabalho/vida social e uma das maiores dificuldades para um aluno universitário na modalidade EAD.
Creio que todo aluno ,quando ingressa, em alguma instituição de ensino na modalidade EAD , sente dificuldades em se adaptar ao novo modelo, questões como a falta do professor diariamente, horários fixos de estudo são problemas a serem superados nessa nova forma de ensino.
Tive e tenho muitas dificuldades no modelo EAD, com a substituição do professor pelo orientador (Tutor) como fator primordial na adaptação.
Mas acredito que as minhas experiências como aluno universitário na modalidade EAD, estào sendo muito positivas:
Aprender a me policiar com relação a horários, criar meus próprios métodos de estudo para melhor absorção do material proposto durante a semana pelo tutor.
"[...] sendo o dispositivo próprio para o trabalho da base escolar, tem como objetivo principal manter viva [...] através da execução de um trabalho que deve ter como seu produto um “produto próprio de cada um” (Claudia Murta 2008)
As amizades feitas no curso EAD são mais marcantes, pois nos encontros presencias trocamos conhecimentos, frustrações, conquistas, dificuldades, acontecimentos que ocorreram na semana que passou e nos fortalecemos para a semana que acontecerá.
A pratica do estagio no curso EAD se torna primordial para um bom crescimento e entendimento do conteúdo a ser aplicado.
É o momento no qual estamos em contato com os alunos, aplicando aquilo que foi construído por nós mesmos, alunos EAD.
Pois “ o trabalho do aluno com o conteúdo não se restringe a posição de um receptor passivo, diferentemente , em EAD  o aluno é um transformador e autor daquele conteúdo. Ele não é, pois, um mero executor de tarefas , determinadas por equipes de trabalho, mais , sim, um importante participante de um projeto de formação. (Claudia Murta 2008).

Referencias-
Metodologia EAD(Claudia Murta 2008)

mercredi 10 octobre 2012

A volta aos estudos!


Voltar à sala de aula pode ser impossível para alguns, ou um desafio a ser conquistado por outros.
Estava a onze anos fora das salas de aula até ter a possibilidade de ingressar em uma universidade, pois “se o individuo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente” (J. Piaget).
Estar inserido no mundo dos esportes já a algum tempo me ajudou em minha readaptação no meu processo acadêmico no curso de Educação Física.
Um momento marcante foi a aplicação do meu primeiro plano de aula nas aulas de Educação Física onde pude enfim estar aplicando meus conhecimentos na escola  e estar no ambiente escolar, com o professor, com os alunos, diferente do que havia  vivido nas aulas da escolinha de futebol.
Acredito que quanto mais tempo uma pessoa estiver fora da sala de aula às dificuldades serão cada vez maiores no seu retorno acadêmico.
Para mim tem sido um grande prazer, pensei que seria mais difícil me readaptar, que seria estafante estudar e abrir os horizontes e esta vivência está superando todas as dificuldades.
“Sem a curiosidade que se move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino” (Paulo freire).
Saber conciliar estudo/escola/trabalhos/vida social é uma das maiores dificuldades encontradas. Ou seja a distribuição do tempo.
Mas acredito que um dos momentos mais importante do curso ocorre nos encontros presenciais, onde trocamos experiências, informações, frustrações, conquistas. E o aluno pode dividir suas vivências decorrentes da semana que se passou.
Referências:
Piaget, J. Educar para o futuro. 1994, p.79)
finalmente na escola.

mardi 9 octobre 2012

AVISO a todos

A grande lógica da net, da web, é o compartilhar, principalmente as coisas boas!
Iniciei ontem o blog dos alunos de Vitória, em duplas, mas com a mesma dinâmica do nosso blog.
Apreciem. favor clicar.

Polo de Vitória 


Desta forma, alem de vocês terem implantado durante o CONESEF o blog que surgiu na parte pratica do Seminário  motivam a mim, como tutora, a implementação da experiência em outro Polo.


Parabéns.



lundi 8 octobre 2012

O fazer por fazer!


Muito interessante esta expressão utilizada, em seu texto, quando em direção ao seu posicionamento de quase um descompromisso, quase um descrédito, quase uma falta de confiança em suas ações! e que surpreenderam por ter conseguido uma vaga como aluno universitário?
E vou explicar, acrescentando conhecimentos novos:

LAISSEZ -FAIRE - em francês significa "deixai fazer", uma forma de doutrina do mercado econômico que significa , "não intervenção nos atos dos outros".Ë o neo-liberalismo econômico! Já ouviu falar isso?

Uma outra palavra interessante em francês é SAVOIR-FAIRE muito utilizada no meio acadêmico e que significa "saber agir" , se sair bem em uma situação.

E agora? há algo que se repete neste fazer por fazer que te impede de agir diferente, onde, através do percurso acadêmico, você possa ser cada vez mais mobilizado em um Fazer pessoal, e que seja diferenciado de inúmeros professores que adotam o "fazer por fazer" perante um descrédito na Educação ou em uma falta de compromisso para com as crianças e adolescentes!

Que disciplinas em seu percurso acadêmico, e pertencentes ao currículo,  podem auxiliar a este entendimento de mudança?

dimanche 7 octobre 2012

Primeiros escritos - A memória




Sempre gostei de esportes, algumas das minhas maiores lembranças estão voltadas para o mundo esportivo, sejam elas jogando futebol com meu pai no campinho em frente da minha casa,  ou com meus irmãos e amigos de infância, ou assistindo o time do coração todos juntos.
Essa paixão se torna cada vez maior com o passar dos anos.
Em 2002 aconteceu uma grande mudança em minha vida com a  possibilidade de poder trabalhar com esporte e com a modalidade de futsal (que é o meu esporte preferido).
Acredito que todo jovem deseja um dia trabalhar naquilo que gosta, não e verdade?
A minha vivencia no mundo dos esportes seja praticando esportes,  assistindo programas esportivos ou em leituras sobre esportes me ajudaram muito no inicio da minha experiência nesta área profissional , apesar das dificuldades decorrentes da minha falta de experiência como treinador.
Com o passar dos anos percebi que não estava mais progredindo nos treinamentos de futsal, acredito , ou  me dei conta de que seria  por  falta de conhecimento sobre a modalidade.
Em 2008 surgiu o comentário de que a UFES iria abrir vestibular para professores que já estavam na área mas que  não tinham graduação em uma Universidade.
No inicio surgiram as duvidas, e de que a “nossa” UFES ofereceria um curso de Educação Física,  ou comentários de que iriam surgir  muitos candidatos,  a quantidade de  vagas,  o problema de aparecerem pessoas que fazem cursinhos preparatórios para o vestibular , todas estas dúvidas surgiam já que havia muito  tempo que eu não estudava; o meu pensamento era de enfrentar o vestibular ou seja “ vou fazer por fazer”, e acredito que alguns colegas de curso pensaram assim também.
Fiz o vestibular e felizmente estava errado, e eu passei no exame do  vestibular.
Um dos pontos importantes do curso é que eu já contava com a pratica e agora estou aprendendo  a teoria:
Saber lidar com os alunos e suas diferenças, com  as situações de conflitos que existem e assim poder transmitir tudo que aprendo no curso visando os alunos.
Acredito que está dando certo, pois já estou a 10 anos como professor de futsal da escolinha municipal de Santa Leopoldina.
Abraços
LEO REALI

Apresentação aluno 10


O Leonardo é o meu aluno mais difícil de lidar e a principal causa é o seu afastamento do grupo.
Ele bordeja o curso e as aulas, ele segue sem muito envolvimento...O Leonardo faz parte do nosso Pólo mas sempre um pouco distante e consequentemente sem muita escrita e participação e presença efetiva nas atividades. Espero muito este contato e esta sua autoria em nosso blog pois desta forma estaremos aprofundando o nosso conhecimento.

mardi 2 octobre 2012

Tablets -



Gostaria de deixar aqui algumas impressões sobre o uso do Tablet em nossa área profissional.

A mobilidade entre os alunos em ambiente aberto, com acesso ou não, facilita e incrementa as nossas aulas.

Mobilizam as crianças em uma aprendizagem prática , acessível por podermos alcançar os alunos em nosso espaço de trabalho, que é muito maior do que ema sala de aula tradicional.



samedi 29 septembre 2012

Experiencia com o Blog

Parte pratica do Seminário, que contou com 10 tablets como inovação tecnológica  para todos.


mardi 25 septembre 2012

Considerações sobre os textos- Estágio

Cultura do Mo(vi)mento



Os textos indicados para este período são muito interessantes! deixo aqui algumas considerações para todos. Todos os textos, Inseridos no item material didático e que li na íntegra, ultrapassam a técnica , por exemplo da Dança ou da Capoeira, pois abordam sempre algo além do currículo com o foco na inserção da cultura que envolve todos estes conhecimentos.
O texto do Circo e Jogos e Brincadeiras tem como foco principal a Cultura popular facilitando assim as intervenções do professor e mobilizando o aluno.

I – O CIRCO QUE INCLUI A TODOS
Gostei muito do texto, principalmente porque nos analisamos os colegas do Pólo de Linhares, quando em Reflexões filosóficas!
O texto nos fala de uma professora que vivencia a experiência por intermédio de cambalhotas, malabarismo com bolinhas, pequenas latas que propiciam o equilíbrio, cordas e tonéis!
III – CAPOEIRA
Um texto muito bom sobre a Capoeira, e considerações didáticas que envolvem a encenação, a reconstrução histórica coletiva  envolvendo “o jogo- a luta – a dança”  com problematizações sensacionais!
IV- DANÇA  NA ESCOLA
O texto é envolvente e detalha a metodologia,  através de um processo criativo, onde se desatrela os estereótipos masculinos e femininos, onde a espontaneidade dos gestos é um fator de maior importância, acima de qualquer técnica.
Aborda movimentos da cultura afro-brasileira, danças folclóricas gauchas, o frevo e o tango.
V- JOGOS E BRINCADEIRAS  é o foco deste texto tecendo considerações sobre as brincadeiras e jogos populares .
Por exemplo-
pé de lata,  bilboquê,  bolinha de meia, entre outras.
E carniça, cadeirinha e  balança caixão; e, na categoria  brincadeiras com materiais: cabo de guerra. Cordas e petecas!



lundi 24 septembre 2012

Congresso

Uma experiência diferente, com entrevistas, fotos e filmagens, fiquei me sentindo o verdadeiro Wolf Maya kkkkkkkkkkkkk. 
Fila basica do almoço.

Hora do descanço.


Noite de autografos.Tutora Mariana Pozzatti e turma de Santa Teresa. 

Palestra do Prfº. Dr. Mauro Betti

Montagem do cordel de fotos.

Só assim para o Bernardo tirar uma foto.

Eu, Profº Dr. Mauro Betti e Dagma somos pessoas de sorte. Não é todos os dias que encontramos pessoas como o Mauro, Obrigado professor.

Tutora Mariana e a turma do Polo de Vitória.

Inicio da apresentação cultural Teatro da Universidade.

Trabalho com pessoas com deficiência.

Apresentação do grupo Andora.

Pagode, grupo Andora.
A Coordenadora geral do Prolicen, nada mais, nada menos do que: FERNANDA PAIVA.

mercredi 19 septembre 2012

um exercício pratico para atividades com a roda do currículo!!

Resolvi por conta própria, simulando ser um aluno do ensino médio, explorar de maneira simples as atividades que envolvem os sapatos esportivos.
Vamos la!
Ao deixar aqui este link sobre SNEAKERS abordo diversos modelos ( a estética) e as questões econômicas revelando valores sobre o objeto estudado.

A moda mobiliza as garotas e os sneakers são considerados a febre do momento. Com mais este link abordo a questão da cultura, da sociedade e da mídia como influenciadores de comportamentos que vão desde a BARBIE, tanto quanto aos silicones!

Ou seja as transformações corporais externas e internas.
Mas a roda do curriculo aborda a Literatura, então poderemos encontrar um classico infantil intitulado Os sapatinhos vermelhos!  Aqui abaixo anexo um filme que conta a historia dos sapatinhos vermelhos e o duro mundo do bale! onde  a delicadeza dos gestos se encontra na disciplina do corpo!
O design deve ser abordado para as crianças pois a contemplação estética é uma forma de educar o olhar!
A nossa coluna vertebral pode sofrer danos com o uso frequente de sapatos desconfortáveis e muito altos!

As consequências podem ser variadas!

poderemos criar atividades que envolvem o áudio visual, o coreografico!
.................... variações sobre um tema... um mundo enfim!

lundi 17 septembre 2012

A vida em " Painel"

A linha do tempo é muito utilizada na atualidade digital, como um meio de datar fatos interessantes , de maior importância em nosso percurso. Decerto que em 20 anos muita coisa mudou e tenho a impressão de encontra-lo como alguem saindo da Id. Media e observando um mundo totalmente novo e pleno de novidades e maquinas, como um notebook, diferentes de uma lousa e de um professor presencial que constam em suas lembranças.

Quando leio a sua postagem sobre o seu retorno, revejo como em uma especie de painel a sua experiência de vida, ou pelo menos acontece, da minha parte, a tentativa de imaginar os fatos que causaram o seu afastamento dos estudo e de uma melhor qualificação.
Eis uma foto muito interessante que aqui deixo, não somente para você, como também para todos os colegas.
Apesar de estar em inglês, a imagem nos trás uma nova percepção(com um exemplo trivial) daquilo que engloba uma informação e de como é abrangente o conhecimento.
Explico: Quando você pensar em uma informação, em algo, amplie os seus conhecimentos em torno dos 05 pontos indicados, ou seja, o que este conhecimento agrega com a literatura? ou o que este conhecimento pode ser ampliado através da Ciência, ou o que esta informação pode ter embutida sobre a cultura? e o que poderemos aprender sobre Arte, e sobre a economia, com esta informação.
Desta forma, você estará em um novo modo, um novo meio de ampliar o conhecimento dos alunos, como também, e principalmente,  dar continuidade ao processo de ampliação do seu conhecimento , em uma especie de formação continua.
Observe os meios- radio, tv, na internet, museus (virtuais) com livros, .....

imagem de Juan Domingos no FB


vendredi 14 septembre 2012

o retorno



Imaginem, por favor, uma pessoa com mais de vinte anos sem pisar em uma sala de aula?

Quando entrei no EAD, pensei será tudo mais facil por se tratar de uma curso a Distancia, mero engano. 

Começamos com trabalhos, textos, onde em muitos me perdi. Contudo tenho ótimas lembranças do primeiro trabalho em apresentação no Seminário de Articulação do Conhecimento na UFES, diga-se de passagem, o primeiro SAC.

Foi um trabalho voltado a nós mesmos, para que as pessoas nos conhecessem, o conhecimento de si.

Lá conhecemos novos tutores, novos companheiros, muitos deles desistiram, a maior parte ainda luta para continuar e finalizar o curso EaD.

Nesta tragetória conheci escritores fantásticos  que encontrei nos fasciculos, afinal já se passaram  8 períodos.

Fascículos  como: Corpo, Movimento e Conhecimentos Biólogicos, que nos mostraram a organização, funções e importancia das células. 
Conhecimentos Fisiológicos que abordavam o matabolismo, o sistema Neuromuscular, o Sistema cardiovascular, o sitema respiratório; um dos fasciculos mais completos no meu ponto de vista, todos impecáveis. 

 Em todo esses períodos venho descobrindo coisas novas abordagens sobre o corpo humano, sobre a dança, sobre a luta, sobre futebol e sobre tudo que envolve a Educação Física. 

mardi 11 septembre 2012

o inicio de tudo..


Em 2007 surgiu um comentário de que o CREAAD em Santa Teresa iria oferecer um vestibular e com vagas para Educação Física pela UFES- Universidade Federal do Espírito Santo. Era a oportunidade de anos atrás se realizando; eu sempre  trabalhei no esporte, não importando o que era e como era, só que teria que provar que trabalhava com crianças e arbitragem esportiva em escolas da cidade. 
Eu corri para me matricular pois estava há mais de vinte anos sem ao menos pegar em um caderno. Procurei saber o que seria o nome EAD e o que significaria estudar em um curso da  renomada  Universidade Federal.
Na realidade fiquei sabendo as respostas através de Edgar Miertschink, que na época fazia Administração também nesta universidade no Polo de Santa Teresa, entrando em contato com todos que de alguma maneira trabalhavam ou mantinham contato com crianças ligadas ao esporte.
Diante de tantas novidades aconteceu a surpresa de fazer a prova no vestibular passando em 10º lugar e depois iniciando as aulas em novembro de 2008, com a tutoria presencial de José Frade. São muitas coisas que no momento não vem a minha memoria.
Foi dai que surgiram na minha vida pessoas como:
Piaget, Vygotsky, Wallon e Paulo Freire.

mais coisas a contar em próxima postagem....

sem palavras............

A comunicação entre tutor e aluno deve ser efetuada por diversas formas:
Chat, e-mail, celular, e presencial...

E mesmo assim, acontecem interrupções que não podem ser justificadas..

Realmente o ritmo de cada aluno é diferente e devemos estar atentos na medida em que acontece um afastamento do aluno para com as atividades.

Algo aconteceu, uma pequena falha, o esquecer de apertar a tecla "salvar" ou "publicar" demonstra que o atendimento quase que individualizado é uma constante no ensino EaD.
Este pensar no individuo e suas particularidades faz do ensino a distância um vetor de qualidade e um tutor deve estar atento a este pormenor.

lundi 3 septembre 2012

Apresentação - aluno 9

Ao encerramos o mês de Agosto, com a participação da Rose que, brilhantemente, tomou por conta própria as iniciativas necessárias à continuidade do nosso blog coletivo, apresentamos um novo aluno para o mês de Setembro que é o José Ivanilton.

dimanche 26 août 2012

Perspectivas para o futuro


Acredito que minhas expectativas para o futuro, quanto ao curso de Licenciatura ofertado pelo Prolicen são as melhores, pois o conhecimento e o estudo nunca param no tempo e sempre estamos nos aperfeiçoando e o estágio tem me proporcionado a prática com os alunos. Só é possível planejar o ensino quando se conhece bem o desenvolvimento da criança a quem vai ensinar . Eu amo trabalhar na educação infantil.
Uma identidade profissional se constrói pelo significado que cada professor confere á atividade docente no seu cotidiano.
O professor de Educação Física precisa favorecer os alunos para que construam novos conhecimentos a partir das suas próprias experiências sócios corporais.
A Educação Física trabalha o movimento na perspectiva de várias culturas do movimento humano, por isso que ela é de grande valia para a Educação Infantil. As experiências de movimento corporal são para as crianças um ponto de partida para conhecerem a si mesmas, se socializando e interagindo com crianças de sua idade e com crianças de outras idades e até mesmo com os adultos para a construção de suas próprias identidades.

Atividades de recreação e lazer e proporcionam cumplicidade e companheirismo e eu como professora devo contribuir para o crescimento da aprendizagem de meus alunos, pois cada um possui característica diferente e maneiras de pensar, jogar, brincar de falar e escutar e de movimentar o corpo, possibilitando explorar o mundo estabelecendo relações com os outros e como o meio.
O contexto em que a criança está inserida é necessário para sua formação e se dá ao longo de interações com todo tipo de criança, aprendendo a agir em situações cada vez mais complexos e buscando identificar os significados dos objetos e situações e nesse sentido a Educação Física tem muito a contribuir em minha formação com uma melhor aprendizagem , e principalmente com uma auto reflexão e uma formação de uma cidadã crítica. 

Pretendo lecionar na área já que me realizo enquanto profissional .

mardi 21 août 2012

uma surpresa!

O seu progresso com as crianças  é visível, fico feliz.

Mas nesta sua última postagem senti falta das referências ... o mundo acadêmico é exigente quanto a estes pormenores, não esqueça , ok!

Por acaso, em uma viagem passei de carro em uma escola e fiquei feliz em observar a sua atuação!
sei que você ficou também feliz ao me ver!  veja como o mundo é pequeno!

Segue a foto, desculpe não foi das melhores! mas você está lá entre as crianças muito feliz e isso me alegra!
Agora , quase a findar o mês de Setembro, estou no aguardo de suas considerações sobre o futuro e um pequeno vídeo sobre a sua experiência aqui no blog!
Foi realmente uma semana com muita chuva, observei o patio, as crianças, a canção e os gestos....

A intervenção em Projetos sociais e na Pre-escola

Este PPT não é de minha autoria, mas quando o aluno tem dificuldades devemos solucionar problemas!

mardi 14 août 2012

o saber fazer

Finalmente encontro um tempo para enviar este feedback .
As suas experiencias apresentam-se mais consistentes, parabéns!
Seguem, apos o nosso encontro de ontem, duas dicas que devem ser observadas tanto nos futuros planejamentos como também nas atividades durante o estagio.

- Apesar de sonharmos com grandes atividades devemos estabelecer o inicio com atividades básicas e depois de acordo com esta faixa etária, seguirmos para algo mais complexo.
As primeiras atividades devem envolver as habilidades rudimentares e depois gradualmente devem ser anexadas ás atividades, as habilidades fundamentais, em busca de uma complexidade gradual. Isto sempre sera dependente da sua observação, principalmente das crianças que se mostram mais tímidas, mais receosas, mais inibidas em sua fase motora.
Desta inibição é que surgem no ensino fundamental os problemas de escrita, de analise e síntese, de classificação e de sequencia.

Estas atividades devem ser a base da Pre-escola.
Explico e exemplifico:
-dificuldades motoras em correr, rolar, saltar, equilibrar, que envolvem os grandes músculos!! o corpo presente tem muito a ensinar!!!!

-dificuldades com manuseamentos de objetos onde devemos facilitar os pequenos músculos dos dedinhos preparando-os para a escrita. Separar pequenos objetos e grandes objetos, por cores, por tamanho, por formas..Cantar e dançar expressando o que cantam em musicas....

Sei que são as atividades que você utiliza, a dificuldade sempre sera de colocar como objetivos nos termos adequados a uma boa professora.

Quanto ao que conclui sobre a influencia mediática, ao observar o comportamento de uma aluno questione, converse, a criança deve ser estimulada a dar a sua opinião. Que tal ouvir?

A mídia acelera a inteligencia da criança por meio de imagens que se encontram em casa a toda a hora, não se pode fugir deste confronto.
Observe o quanto você aprendeu com o curso EaD, com a tecnologia, com o uso das imagens!!











lundi 13 août 2012

Estagio II








       
A experiência  de construir e desenvolver conhecimentos baseados no currículo escolar e a realização de atividades no estágio II, com o auxilio do fascículo de Metodologia de Ginástica, nos leva a vivenciar as diversas modalidades da Ginástica e como professora devo me apropriar desses conhecimentos da nossa cultura do Movimento corporal e desenvolve-los no contexto escolar enriquecendo desta forma  a realidade cultural e social de nossos alunos. A  interação entre as crianças foi um fator importante pois no começo do estágio haviam dois alunos que não interagiam e em se tratando do papel pedagógico nesse processo de intervenção, devemos encaminhar uma avaliação pedagógica tentando abranger as várias possibilidades e variações nesta intervenção, pois cada caso é um caso e desta forma a interação com os outros alunos ocorre pelo meio em que o individuo está inserido. O simples contato com algo novo não significa que esse novo já esteja internalizado, ele passa por um processo no qual o aluno vai assimilando esse conhecimento se for do gosto dele ou do interesse de internalizar aquilo, daí sim algo pode vir a proporcionar o desenvolvimento do individuo.A criança se reconhece enquanto agente de seu espaço e do seu corpo, e as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora ampla, indicado para crianças de 04 á 05 anos. A aula possibilitou aos alunos  conhecer melhor seu corpo através dos jogos, dança e ginástica com as atividades lúdicas que, para a criança, além de prazerosa, tem um caráter exploratório possibilitando  exercícios corporais com o ritmo, harmonia e desenvoltura corporal. Mas de qualquer forma refletindo sobre a criança de ontem como também a criança de hoje considero que  ambas perderam um pouco, pois se ontem elas sofriam com a o auto-controle dos adultos que impunham castigos com caráter disciplinar, hoje elas sofrem com a imensa liberdade e não se impressionam mais e não praticam as mesmas brincadeiras, não freqüentam os mesmos ambientes que outrora nós freqüentávamos; as crianças  na verdade se tornaram alvo do mundo consumista e vem sofrendo com as influencias midiáticas, onde cada vez mais cedo adotam hábitos que não condizem com sua idade. 


          

mardi 7 août 2012

Raio X da EF Escolar publica - Ler com atenção!

Eis um ótimo e atualizado relatório sobre a Educação Física Escolar que encontrei e deixo para todos analisarem!  AQUI
Clicar sempre nas imagens para ampliar!

idade de professores versus Diretores

ESPAÇO destinado as aulas, como se utiliza por todos! 

APOIO que o professor recebe na escola

onde ocorrem as aulas.

NÍVEL DE ESCOLARIDADE DO PROFESSOR

Area de formacao daqueles que se ocupam das aulas de nossa área profissional

IMPORTANTE- DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO DE AULA

Atividades que ocorrem nas aulas!!!

Medidas tomadas pelo professor

Apoio recebido pela Secretaria de Educação, observem a infraestrutura ....

Conclusões ( parciais)





mercredi 1 août 2012

Professores criativos

Querida Rose, foi uma linda postagem a sua! Sei poderia ter sido maior, compreendo, mas depois explico os pequenos cortes via chat!,ok

Mas vamos falar sobre as suas vivencias criativas de infância!
A Escola sempre foi, para as crianças, um local de descobertas culturais e convívio social. As nossas crianças ainda necessitam deste local, deste encontro!
Um professor que não leve as suas crianças para descobrir o novo deve ficar frustrado, creio eu!

Mas muitas vezes a rotina e  outras causas levam um professor a se tornar desiludido ou desestimulado com esta árdua área profissional.
Mas deve-se ter o cuidado de não repetir o habitual, vivenciar somente o já conhecido, pois na verdade o mundo lá fora da velha escola tornou-se mais interessante, mais estimulante, mais motivador.
Efetue uma analise comigo, se uma criança ou adolescente assiste na televisão jogos esportivos ele terá a capacidade de conhecer o minimo de regras (que são estabelecidas institucionalmente)  para inicio, o final, as pontuações de um jogo. Mas ele sera somente um espectador! Quando uma criança vivencia o jogo esportivo ele desempenha papeis onde se vê no lugar de seus ídolos ...Muitos professores repetem, já que as crianças exigem OU só conhecem o que assistem na TV.
Mas a escola como você falou deve ser lugar de descobrimento, de saber criar, saber modificar o já posto, principalmente.
E nem os professores conhecem tudo, mas envolver os alunos na descoberta sera a grande tarefa deste educador.
Pensando em você escolhi algumas fotos:


Uma ludoteca envolve jogos de mesa, o saber pensar, o saber analisar situações, atitudes que serão necessárias na vida adulta. 
Veja abaixo como o globo deve ser considerado pelas crianças, como a descoberta do que envolve o esporte, em terras tao distantes!

Gosto muito da foto abaixo, poderemos utilizar no Handebol , Futebol, um painel vermelho de tecido pode ser deslocado com facilidade na escola e o custo deve ser muito baixo.
Esta atividade envolve coordenação viso-motora, como também poderemos dividir os alunos em grupos sem ter em conta quem sera o melhor pois todos devem ter a mesma oportunidade.



Decerto que um professor afetivo no processo de ensino de uma criança é fundamental, mas também este professor deve envolver seus alunos em conhecimentos visando o futuro destas crianças, pois um dia o sonho de sempre brincar termina e todos caem na realidade e não devemos deixar somente "boas recordações" mas sim algo que os ajude  a viver o futuro, com as exigências cada vez maiores que, do lado de fora da escola, estas crianças irão enfrentar.
Concorda comigo ? Você ficou ligada à sua escola, envolvida com boas recordações, mas ainda bem que esta mesma escola, quando já adulta lhe oportunizou a entrada no mundo acadêmico, um mundo muito mais amplo para aquela criança que você foi um dia! beijo.
(por isso somos sempre tao exigentes com você!)

mardi 31 juillet 2012

Minha Historia - aluna 8



Sou Rosicléia Pereira Bernardino, mas todos me chamam de Rose. Sou mãe do Davi e namorada do Rodrigo. Eu nasci em Santa Teresa mas sempre morei em Santa Leopoldina.Eu sempre sonhei que poderíamos ser criança para sempre, pois  fui uma criança sapeca que gostava de brincar, dançar, subir em árvores com minhas amigas, desta forma  o dia nos parecia curto demais para todas as brincadeiras que inventávamos.
 Na escola Alice Holzmeister vivenciei muitas das minhas histórias e conclui meus estudos, sendo que o que mais me marcou nesta época foram as aulas de Educação Física na 3°série onde a professora Jussara era muito criativa e lecionava esportes diversificados, dança, ginástica; também fazíamos piquenique e muito mais passeios, recordo que ficava ansiosa pela aula de Educação Física e a Jussara além de ser uma ótima professora era nossa amiga.
 Hoje quando recordo esta professora e reflito sobre sua prática em lecionar, relaciono-a com a citação de Freire (1996, p.94) “me movo como educador porque primeiro me movo como gente”. A sua metodologia em atuar dentro e fora da sala de aula sempre compreensiva e próxima da realidade de cada aluno marcou minha personalidade e a formação do meu caráter, neste sentido a qualidade de suas intervenções como professora em minha vida influenciou-me a desejar ser professora tambem.
Apropriei-me de uma visão humanista e afetiva para com meu próximo durante o ensino fundamental, que seria o meu caminho para vida adulta e que ao cursar Educação Física  proporcionaria a mim mesma momentos únicos com meus futuros alunos.
Em 2005 lecionava na escola Barra de Mangaraí hoje (EMEF Milton Corteletti)  quando ouvi falar do Prolicen através da diretora Luciana e que a Ufes ofertaria um curso a distancia para professores que ja lecionavam mas não tinham graduação. Em 2008 fiz minha inscrição para concorrer a uma vaga no Prolicen e em setembro ocorreu a prova. Eu estava muito ansiosa pois a prova foi difícil, porem no dia 28 de outubro  efetuei a minha matricula que seria o começo da minha trajetória acadêmica.